
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam neste sábado, 6, às 18h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de uma longa parada para as disputas da Copa das Confederações, o Verdão busca retomar a caminhada com o pé direito e quer uma vitória diante do clube carioca para permanecer na liderança e embalar para o AtleTiba da próxima semana. Pela frente, terá o Flamengo, que estreia o técnico Mano Menezes e busca marcar os seus primeiros pontos como mandante para deixar a incômoda 14ª colocação na tabela
Coxa tenta se rearranjar sem Rafinha para seguir com a boa campanha e permanecer na frente
Depois de praticamente um mês sem futebol, a torcida Coxa-Branca finalmente poderá voltar a acompanhar as partidas do Verdão. E nada melhor do que retornar às disputas do Campeonato Brasileiro na ponta da tabela, defendendo a condição de líder. Nos cinco primeiros jogos da competição, o time Alviverde demonstrou bastante vontade e comprometimento com as vitórias, especialmente no Couto Pereira, onde conquistou 100% de aproveitamento até aqui. Mas é justamente a partir de agora que o Coritiba provará para a sua torcida se realmente tem chances de brigar por algo maior no campeonato e disputar, de igual para igual, as primeiras colocações da tabela.
Embora a bola não tenha rolado, o Verdão teve uma intertemporada bastante agitada, principalmente depois que a equipe voltou de Foz do Iguaçu. Primeiro, as boas notícias, com as voltas de Emerson e Keirrison aos trabalhos com bola, o que permite projetar uma equipe titular mais forte com a presença deste dois atletas. Depois, finalmente o início das obras na Mauá para a construção do novo setor do Couto Pereira e as notícias relacionadas a problemas financeiros, como a queixa do procurador de Deivid e os boatos de atraso no pagamento dos direitos de imagem. Por fim, a notícia da venda de Rafinha, que desanimou alguns torcedores, visto que a perda técnica será bastante grande.
Mas é preciso continuar e, sabendo disso, o técnico Marquinhos Santos já projeta o seu time sem a presença do habilidoso meia. A base da equipe que enfrenta o Flamengo é a mesma que jogou nas primeiras partidas. Bottinelli, que vinha começando no banco de reservas, deverá ser o escolhido para substituir Rafinha e ganha uma chance na equipe titular. Na zaga, ainda sem plenas condições físicas, Emerson fica como opção e Chico segue formando dupla com Leandro Almeida. Na frente, recuperado de uma inflamação no pé, Deivid comanda o ataque e deve receber a ajuda de Alex na construção das jogadas.
Flamengo busca primeiros pontos "em casa" na estreia de Mano Menezes
O Flamengo começou muito mal o Campeonato Brasileiro. Sem conseguir fazer um ponto sequer como mandante, o rubro-negro carioca só atingiu sua primeira vitória na competição na última partida antes da parada da Copa das Confederações, quando derrotou o Criciúma, em Santa Catarina, por 3x0. Antes disso, a diretoria demitiu o técnico Jorginho, que deixou o clube após a derrota para o Náutico, uma rodada antes. Todas estas situações deixaram o Flamengo apenas na 14ª colocação e, embora o time esteja fora da zona do rebaixamento, a campanha frustra as expectativas da diretoria e da torcida até o momento.
Tentando reverter esta situação, o clube trouxe o ex-técnico da seleção Brasileira, Mano Menezes, que faz a sua estreia justamente diante do Coritiba. A chegada do treinador coincidiu com a dispensa de Renato Abreu, que vinha atuando como titular. Entretanto, tirando a conturbada saída do meia, que era um dos ídolos da torcida, pouca coisa mudou. Mano Menezes apenas resgatou Carlos Eduardo à condição de titular e reintegrou o paraguaio Cáceres, que teve certo destaque no ano passado. A expectativa é que a equipe encontre o bom futebol e deixe as últimas colocações na tabela em busca de objetivos maiores na competição.
Panoramas da partida
Na volta do Campeonato Brasileiro, o Verdão terá que enfrentar um estádio lotado e um gramado que está longe das condições ideais para tentar uma vitória e se manter na ponta da competição. O povo de Brasília, bastante ligado aos clubes do Rio de Janeiro, comparecerá em massa ao estádio, mas também tende a cobrar mais atitude da equipe flamenguista. O time Alviverde, então, deverá ter inteligência para aproveitar esta situação e sair em velocidade nos contra-ataques para incomodar o gol de Felipe e sair na frente do marcador, enervando os jogadores do clube carioca.
Ofensivamente, o Verdão perde muito com a ausência de Rafinha. Entretanto, Bottinelli tem capacidade suficiente para minimizar os efeitos negativos da saída do meia. Certamente, o argentino não apresentará o mesmo dinamismo e movimentação, mas pode ser um diferencial no passe e, principalmente, nas jogadas de bola parada. Alex seguirá como referência criativa e precisará das aproximações de Robinho e Gil para ter mais opções de concatenar as jogadas. Na frente, Deivid é a grande esperança de gols da Nação Coxa-Branca e pode aproveitar as jogadas de linha de fundo dos laterais coritibanos. Por fim, Marquinhos Santos possui algumas opções no banco, como Arthur, Éverton Costa e Lincoln.
Na parte defensiva, o Verdão deverá tomar cuidado, principalmente, com o bom atacante boliviano Marcelo Moreno, muito oportunista na área adversária. Além dele, a defensiva Coxa-Branca deverá prestar atenção em Carlos Eduardo, que não atravessa boa fase mas teve bastante tempo para se recondicionar e aprimorar sua forma técnica, e com o bom meia Gabriel. As chegadas de trás do volante Elias, que possui bom arremate a gol, e o apoio dos laterais, especialmente Leonardo Moura, também devem ser contidos. Por fim, a zaga Coxa-Branca deve prestar muita atenção nas jogadas de bola parada para evitar tomar gols bobos que podem dificultar a partida.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do Mané Garrincha para apoiar o Verdão neste recomeço de Brasileirão rumo à vitória que manterá o Coritiba na condição de líder do campeonato. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão transmitidas em busca de mais três importantíssimos pontos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2013 - 6ª rodada
Flamengo x Coritiba
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 06/07/2013, sábado
Horário: 18h30
Flamengo:
Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Victor Cáceres, Elias, Gabriel e Paulinho; Carlos Eduardo e Marcelo Moreno.
Técnico: Mano Menezes
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo Goiano; Júnior Urso, Gil, Robinho, Alex e Darío Bottinelli; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Paulo César Oliveira/SP
Assistente 1: Rogério Pablos Zanardo/SP
Assistente 2: Anderson José de Moraes Coelho/SP
4º Árbitro: Vanderlei Soares de Macedo/DF
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)