
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizado às 23h
Coritiba e Internacional se enfrentam neste domingo, 20, às 16h, no estádio Beira-Rio, pela partida de estreia das duas equipes do Campeonato Brasileiro 2012. Com a atenção dividida com a Copa do Brasil, o Verdão tenta não cometer os mesmos erros da temporada passada, quando fez poucos pontos no início, e vai ao Rio Grande do Sul com o que tem de melhor no elenco neste momento. Pela frente, o Internacional que, apesar do título gaúcho, ainda lamenta uma fraca campanha na Libertadores, quando não passou das oitavas-de-final, e quer começar com o pé direito para permanecer sempre na briga pelo título nacional
Sabendo da dificuldade, mas também de suas qualidades, Coxa quer jogar de igual para igual no Beira-Rio
Após conquistar o tricampeonato estadual no último final de semana, o Coritiba foi até Salvador e desafiou o Vitória no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil. Depois de um começo lento, em que aceitou passivamente a pressão do time da casa, o Verdão equilibrou as ações ainda no primeiro tempo criando (e desperdiçando) algumas preciosas chances de abrir o placar. A situação se repetiu no segundo tempo e, com a defesa do Vitória escancarada, o Coritiba teve inúmeros contra-ataques ao seu dispor. Entretanto, da mesma maneira que na primeira etapa, os jogadores Alviverdes perderam chances incríveis (especialmente Roberto e Éverton Costa) e o 0x0 teimou em permanecer no placar. No final do jogo, Vanderlei ainda realizou um par de defesas espetaculares para garantir o empate e deixar a decisão para o Couto Pereira.
Mas antes de pensar na partida de volta da Copa do Brasil diante do rubro-negro baiano, o Verdão volta as suas atenções para a estreia no Brasileirão, certamente um dos campeonatos nacionais mais difíceis do mundo. Marcelo Oliveira e seus comandados sabem disso e precisam encarar cada partida como uma final, visto que um ou dois pontos perdidos no começo da temporada podem fazer falta nas rodadas finais, como aconteceu no ano passado, quando o Verdão ficou muito próximo da conquista da vaga para a Libertadores. Por tudo isso, o foco é total na partida diante do Inter.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira terá mais problemas dos que os enfrentados no meio de semana para montar a sua equipe. Jonas, Rafinha e Tcheco, ainda machucados, seguem de fora e, caso se recuperem plenamente, devem ficar como opção apenas para o jogo de meio de semana, diante do Vitória. Ayrton, que ocuparia o lugar na direita, nem viajou e será outra ausência, assim como Roberto, poupado. Com isso, Gil retorna à lateral-direita. No meio, a grande novidade deve ser o retorno de Willian, que viajou com a delegação e deve atuar ao lado de Júnior Urso no setor de contenção. Lincoln e Sérgio Manoel disputam a última vaga no meio, enquanto que Anderson Aquino deve reaparecer no ataque, ao lado de Everton Costa.
Um dos favoritos, Inter quer começar bem para tentar o título
O primeiro semestre do Internacional pode ser comparado àquela teoria do como meio cheio ou meio vazio. Campeão gaúcho ao eliminar o rival Grêmio na final da Taça Farroupilha e conquistar o título diante do Caxias, a torcida lamenta uma campanha muito aquém das expectativas na Taça Libertadores da América. Eliminado pelo Fluminense logo nas oitavas-de-final, o Inter ficou longe de seu objetivo de chegar, pelo menos, às semifinais da competição, o que trouxe certas contestações ao trabalho do técnico Dorival Júnior. Entretanto, a ordem agora é esquecer o primeiro semestre e focar 100% no Brasileirão, que passou a ser a grande ambição do Colorado na temporada.
Em relação ao time, o principal problema que Dorival Júnior terá que administrar é a ausência do argentino D'Alessandro. Afastado dos gramados há um bom tempo, o argentino teria chances de aparecer na estreia, mas não se recuperou a tempo. Dátolo e Oscar, que parece ter resolvido as suas pendências judiciais, formam o setor de criação. Outro que está fora é o volante Sandro Silva. Neste caso, Dorival Júnior muda o esquema, lança mão de mais um atacante e Dagoberto volta a figurar entre os titulares, formando dupla com Leandro Damião.
Panoramas da partida
Nem é preciso estudar muito a partida para definir o confronto diante do Internacional como bastante complicado para o Coritiba. Forte e sem nenhuma competição para dividir as suas atenções, o Internacional tende a partir para cima do Coritiba logo nos primeiros minutos de jogo, visando abrir uma vantagem no marcador para administrar a partida ao seu modo. Resta ao Coritiba, então, manter-se concentrado na marcação, especialmente nos 15 minutos iniciais para, aos poucos, criar jogadas de contra-ataque e aproveitar as suas chances.
Ofensivamente, as jogadas de ataque devem passar sempre por Éverton Ribeiro, que vive boa fase e deve ser o principal responsável por conduzir o Verdão à frente. Caso Lincoln atue, dividirá as tarefas de criação e será outra opção para a criação de jogadas. Se o experiente meia ficar como opção de banco, Gil precisará aparecer na frente, como elemento surpresa. Além deles, Anderson Aquino e Éverton Costa precisam estar ligados para aproveitarem as suas chances, pois o Inter, diferentemente do Vitória, possui jogadores de renome na frente, que raramente costumam desperdiçar as suas chances. Por fim, o Coritiba precisa voltar a aproveitar as jogadas de bola aérea, especialmente com Emerson.
Na parte defensiva, o Verdão deverá tomar muito cuidado com o quarteto ofensivo do Inter, formado por Dátolo, Oscar, Dagoberto e Leandro Damião. Os quatro são excelentes jogadores, que podem decidir a partida em apenas um lance. Portanto, a defensiva Alviverde precisa estar ligada e não permitir que estes atletas do Inter tenham espaço para atuar e desequilibrar o jogo. Além deles, o Coritiba deve se precaver das jogadas de bola parada do lateral Nei e da qualidade dos zagueiros do Inter nos lances de bola parada.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Beira-Rio para apoiar os jogadores neste difícil desafio e iniciar o Campeonato Brasileiro com o pé direito. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, milhares de Guerreiros Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas para que os jogadores consigam cumprir as expectativas e retornar do Rio Grande do Sul com um bom resultado na bagagem.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 1ª rodada
Internacional x Coritiba
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 20/05/2012, domingo
Horário: 16h
Internacional:
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Guiñazu, Oscar e Jesús Dátolo; Dagoberto e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Willian, Sérgio Manoel (Lincoln) e Éverton Ribeiro; Anderson Aquino e Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES (Asp. FIFA)
Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires/ES (Asp. FIFA)
Assistente 2: José R. Maciel Linhares/ES
4º Árbitro: Marcio C. Brum Coruja/RS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)