
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam neste domingo, 23, às 16h, no estádio do Morumbi, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de um jogo horrível diante do Bahia dentro do Couto Pereira, o que praticamente eliminou as chances do Verdão disputar a próxima Copa Libertadores, o Coritiba tenta resgatar a sua força atuando longe de casa e terá um duro desafio pela frente. Em um momento conturbado, o São Paulo joga suas últimas fichas para continuar na disputa pelo título e aposta na vivência de Milton Cruz no comando do clube para retomar o seu caminho
Elenco quer voltar a vencer para mostrar força e subir na tabela
No último final de semana, o Verdão recebeu o Bahia no Couto Pereira e fez, sem dúvida, um de seus piores jogos no Alto da Glória neste Campeonato Brasileiro. Sem muita criatividade no setor ofensivo e correndo riscos de perder a partida nos rápidos contra-ataques da equipe baiana, o Verdão não conseguiu mexer no placar e amargou um 0x0 diante de um adversário que claramente veio a Curitiba para levar um ponto. Embora prejudicado pelos desfalques no meio-campo, o time sofreu com a falta de organização no gramado, fruto de mais uma jornada infeliz do técnico Marcelo Oliveira, que mexeu na estrutura da equipe por várias vezes, sem objetividade, durante 90 minutos.
Vale constatar, também, que alguns jogadores do elenco Coxa-Branca parecem estar em ritmo de férias e pouco têm contribuído para o desempenho do time. A inoperância do setor ofensivo, praticamente dependente das jogadas individuais de Rafinha, vem irritando os torcedores, que cobram mais determinação nesta final do Brasileiro. Com o resultado diante do Bahia, o sonho da Libertadores ficou muito distante e, como o Verdão parece tranquilo na luta contra o rebaixamento, a tendência é um relaxamento natural, que deve ser evitado. Isso dá ainda mais responsabilidade ao trabalho de Marcelo Oliveira com os seus comandados.
Em relação ao time, o treinador Alviverde terá o importante retorno de Léo Gago à meia cancha. Após cumprir suspensão diante do Bahia, o volante volta a formar o setor com Willian, que segue substituindo o lesionado Leandro Donizete. Na direita, Jonas sentiu dores no púbis durante a semana e foi poupado de algumas atividades, mas não preocupa e vai para o jogo normalmente. De volta ao meio, após sinalizar com a manutenção de Gil, Marcelo Oliveira optou por dar uma nova chance a Everton Costa na equipe titular e o meia dividirá com Rafinha a responsabilidade na criação de jogadas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que empatou na última rodada.
Pressionado e em ebulição, São Paulo joga uma de suas últimas fichas
Após aparecer, apontado por muitos, como o principal candidato ao título no início do segundo turno, o São Paulo é o time da ponta da tabela do Brasileirão que mais apresenta sinais de declínio. Há seis jogos sem vencer, o Tricolor paulista acabou se distanciando do líder Corinthians e, pior que isso, já aparece fora da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. A pressão da torcida e da diretoria, principalmente na figura do presidente Juvenal Juvêncio, acabou por ser forte demais para o técnico Adílson Batista, e o treinador deixou a equipe após a derrota por 3x0 para o Atlético/GO. Milton Cruz assumiu em seu lugar e dirigiu a equipe na vitória por 1x0 sobre o Libertad, no meio de semana, quando Luís Fabiano fez seu primeiro gol após o retorno ao clube paulista.
Milton Cruz alterou a estrutura do time e, no jogo pela Copa Sulamericana, buscou eliminar as improvisações. Com isso, o paraguaio Iván Piris, que pouco atuou na gestão do antigo treinador, ganhou força na lateral direita. Por outro lado, quem parece ter perdido espaço é Carlinhos Paraíba, que deixou a equipe titular. Em relação à equipe que enfrenta o Verdão, a novidade é a volta de Juan, que cumpriu suspensão no último compromisso da equipe pelo Brasileiro. Quem fica de fora dessa vez é o volante Denílson, que abre espaço para o retorno de Casemiro. Luís Fabiano, que sentiu dores nas costelas após a partida diante do Libertad, está recuperado e atua normalmente no comando de ataque, ao lado de Dagoberto.
Panoramas da partida
Após fazer uma partida realmente muito ruim diante do Bahia, no último final de semana, o Verdão tem o compromisso de voltar a se apresentar de maneira melhor no Campeonato Brasileiro. O jogo diante do São Paulo tem tudo para ser bastante difícil, mas, por outro lado, o Coritiba pode explorar a pressão por uma vitória existente sobre o adversário. Para isso, o técnico Marcelo Oliveira precisará fugir de suas características e ser mais corajoso e ousado, tanto na montagem da equipe como na composição das peças dentro do gramado, aproveitando-se dos espaços que serão deixados pelo Tricolor paulista para explorar os contra-ataques.
Ofensivamente, o Coritiba mais uma vez terá em Rafinha a sua principal arma, visto que o meia poderá ser fundamental para conferir velocidade na transição do campo de defesa ao ataque. Além dele, Marcos Aurélio e Everton Costa serão muito importantes no ataque Alviverde e precisam se movimentar muito mais do que se têm visto nos últimos jogos para darem opções ao restante do time Coxa-Branca. As jogadas de bola parada também serão boas armas nesta partida diante do São Paulo, visto que o time paulista vem tomando muitos gols neste tipo de lance. No banco, boas opções, como Davi, Maranhão e Anderson Aquino.
Na parte defensiva, será fundamental controlar o perigosíssimo trio ofensivo do São Paulo, formado pelos rápidos Lucas e Dagoberto, além do sempre presente Luís Fabiano, que ainda busca a sua melhor forma física, mas é sempre muito perigoso na área adversária. Além deles, será preciso controlar as aparições surpresa de Wellington, no campo de ataque, e marcar bem as descidas do lateral Juan, pela esquerda, que vem sendo uma das importantes válvulas de escape do São Paulo nos últimos jogos. Por fim, é fundamental controlar as jogadas aéreas, principalmente com o meia Cícero e com o zagueiro Rhodolfo, fortes neste tipo de lance.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Morumbi para empurrar o Verdão rumo a mais uma vitória neste Campeonato Brasileiro e ajudar o Coritiba a retomar o seu caminho na competição. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Alviverde consiga superar mais este difícil desafio e volte de São Paulo com três pontos na bagagem.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2011 - 31ª rodada
São Paulo x Coritiba
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Data: 23/10/2011, domingo
Horário: 16h
São Paulo:
Rogério Ceni; Iván Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro, Cícero e Lucas; Dagoberto e Luís Fabiano.
Técnico: Milton Cruz
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Everton Costa e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas/BA
Assistente 1: Belmiro da Silva/BA
Assistente 2: Raimundo Carneiro de Oliveira/BA
4º Árbitro: Flávio Henrique C. Teixeira/MG
5º Árbitro: Anderson J. Moraes Coelho/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)