
TREINO
Um bom público compareceu nesta tarde de sábado ao CT Bayard Osna para conferir o jogo entre os Juniores de Coritiba e São José e puderam acompanhar também o treino que o time profissional realizou no gramado 1 do CT Coxa-Branca.
A movimentação teve dois tempos de 45 minutos e contou com Kleber; Andrezinho, Índio, Henrique e Ricardinho; Egídio, Rodrigo Mancha, Jackson e Fábio Pinto; Eanes e William formando o time tido como titular no início da movimentação.
Estevam Soares exigiu bastante do time titular, parando lances e repetindo jogadas, além de algumas broncas quando os jogadores erravam os lances. O treinador Coxa pediu aos titulares que cadenciassem o jogo, tocando a bola, quando estivessem em vantagem, valorizando a posse de bola.
Caio e Fábio Pinto estavam nitidamente fora de ritmo de jogo e acabaram saindo do treino antes do final. Andrezinho foi um dos destaques, indo muito ao ataque, cruzando bem (foi dele o cruzamento que originou um dos gols de William) e até marcando um gol. Demonstrando personalidade, o jogador atuou bastante ofensivamente, tabelando com Jackson, Fábio Pinto, Caio e William.
Outro destaque do treino foi o volante Egídio, que dominou o setor de marcação em frente a zaga. Índio e Henrique mantiveram o bom nível técnico, demonstrando segurança. Em alguns momentos, a dupla de zaga trocava de posição, com Henrique indo jogar na direita.
Caio e Jackson tiveram dificuldades para fugir da marcação de Peruíbe e Iverton. Fábio Pinto atuou mais pela direita do campo, deixando William fixo na grande área. O centroavante marcou dois gols (um de cabeça e outro aproveitando o rebote dentro da área). O atacante mostrou serviço, podendo ser útil em jogos da Série B caso tenha bons companheiros no meio de campo.
No time reserva, Batatais, Vagner, Iverton (depois Mancha) e Peruíbe procuraram marcar sob pressão, dificultando a troca de passes do Cori. Anderson Gomes, um dos destaques do time reserva, fez um gol no treino. Outro bom destaque foi o meia-esquerda Marlos, saído do Coxa Jrs., que mostrou muita personalidade, criando várias jogadas onfensivas.
Na segunda parte da movimentação, Estevam Soares mexeu no time tido como titular, sacando Fábio Pinto e Caio antes do fim do treino. Entrando no lugar de Fábio Pinto, Jefferson jogou buscando mais o jogo, na intermediária, deixando William fixo entre os zagueiros.
Ricardinho treinou no time de cima, buscou as jogadas de linha de fundo várias vezes, mas pecou nos cruzamentos.
Iverton acabou pegando a vaga de Mancha, que foi para o time reserva para elevar a jogada aérea defensiva. Sinal de que Estevam Soares espera um Remo (primeiro adversário do Coxa no Brasileirão, dia 15, em Belém) marcando o jogo aéreo do Verdão.
Com a entrada de Iverton entre os titulares, o time ficou mais compacto ofensivamente. Iverton foi um dos responsáveis pelas cobranças de falta e pela saída de jogo com maior velocidade.
Outra movimentação tática idealizada por Soares foi a de jogar com Anderson Gomes em profundidade, aproveitando os avanços de Ricardinho.
No final do treino, alguns atletas dos Juniores entraram no time reserva: o lateral esquerdo Carlão e o zagueiro Thiago.
Avaliação
O treino desta tarde mostrou um Coritiba mais compacto ofensivamente, mas ainda carente de reforços, especialmente no meio de campo. Caíco e Luciano Santos pode trazer mais força no setor. Mesmo assim, o elenco ainda carece de um meia-ofensivo ou um atacante de velocidade.
Diretoria presente
O Presidente Giovani Gionédis, o Vice André Ribeiro, Luiz Henrique Barbosa Jorge, o Espeto, Paulo Renato Heyn, integrantes da Diretoria Executiva estiveram presentes no treino.
Keirrison no CT
Quem também estava no CT Bayard Osna era o atacante Keirrison, que fez trabalhos de musculação.
James voltando
O lateral-direito James fez trabalhos de fortalecimento muscular na academia do CT, enquanto o treino acontecia.
Foguetinho volta ao Cori
Outra presença no CT do Coritiba foi o novo setorista da Rádio Globo AM, Foguetinho, que voltou ao futebol. Foguete será o setorista que acompanhará o Verdão durante o Brasileiro da Série B.
Imprensa presente
Kako Mazanek, da Rádio Transamérica FM, estava no CT coritibano acompanhando a movimentação comandada por Estevam Soares.
Cláudio Marques, o auxiliar técnico
Cláudio Marques formou dupla com Estevam Soares durente o treino alviverde. Cláudio é auxiliar técnico do Clube.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)