
AVALIAÇÃO
Por Luiz Carlos Betenheuser Júnior - COXAnautas
O Coritiba enfrentou o time reserva do Fluminense esta noite de sábado, no Couto Pereira, e venceu por 2x1, com gols de Hugo e Marlos (de pênalti). Com o resultado, o Coxa subiu na tabela de classificação, com 9 pontos, ocupando a 8ª posição na tabela (a rodada se encerra no domingo). Na próxima semana o Alviverde joga o AtleTiba na Baixada.
Primeiro tempo
O Coritiba entrou em campo no 3-5-2, com dois volantes e liberando os alas para avançar ao ataque, especialmente com Ricardinho, pela esquerda, que voltou a ter um bom desempenho. O time do Fluminense mostrou-se bastante defensivo, pouco aparecendo no ataque, com eventuais avanços pela esquerda, mas sem muito perigo para a meta de Édson Bastos que voltou ao gol Coxa.
Nos primeiros quinze minutos, o time Coxa-Branca deixava seus volantes muito distantes do meia Carlinhos Paraíba e dos alas Alex Silva e Ricardinho. Com o avanço e aproximação de Rodrigo Mancha e Leandro Donizete, o Verdão começou a dominar as ações da partida e levar mais perigo à meta tricolor.
Num bom lance individual de Ricardinho, o camisa 6 cruzou na medida e Hugo foi mais esperto que a defensiva carioca e fez o gol, para a alegria da fiel torcida alviverde, que mostrou participação em toda a partida. Na comemoração, o atacante infantilmente tirou a camisa e levou o cartão amarelo - o terceiro da série, que tira Hugo do AtleTiba.
Com o gol, o time do Cori ganhou mais força e passou a dominar o jogo, tendo mais posse de bola. Algumas tentativas de furar o sistema defensivo do Flu pelo centro do campo não tiveram sucesso, obrigando o Coritiba a atacar mais pelo lado esquerdo, com Mancha e Leandro Donizete se aproximando mais de Ricardinho.
Este avanço tático, o que permitia mais espaço para Michael, Hugo e Carlinhos Paraíba buscarem espaço em frente da defesa fluminense, a partida ficou mais fácil para o Verdão.
Melhor posicionado em campo - e demonstrando mais vontade de vencer -, o time Verde e Branco obrigou o time tricolor a se fechar na defesa, deixando o atacante Dodô isolado na frente.
Pecou o Coritiba no arremate ao gol, com poucos chutes ao gol, o que facilitava a marcação do Flu, que se fechava atrás.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, Dorival manteve o mesmo time. O Cori passava a trocar mais passes pelo lado direito, com Alex Silva aparecendo mais em campo. No outro lado, Ricardinho também buscava as jogadas de linha de fundo.
Para evitar a pressão coritibana, o time das Laranjeiras avançou mais o seu meio de campo, procurando mais espaços na intermediária.
Sem qualidade ofensiva no seu atleta mais reconhecido no cenário nacional - Dodô, desinteressado na partida, praticamente não tocou na bola -, os avanços do Flu não levavam perigo ao trio Jeci, Maurício - o melhor entre os zagueiros, avançando pela direita também - e Nenê.
O Coxa levou mais perigo no tempo final, buscando alguns arremates de média distância - numa cobrança de falta, Carlinhos Paraíba levou muito perigo ao gol do Flu, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O ala Alex Silva teve uma apresentação mais destacada e mostrou muita raça num lance ocorrido logo após sua contusão. Ele fintou o marcador e cruzou na medida, à meia altura, mas Hugo vacilou na conclusão e não finalizou ao gol, perdendo uma ótima oportunidade para o Coritiba ampliar.
Dorival mexeu no time, colocando Marcos Tamandaré - Alex Silva deixou o campo contundido -, Marlos - no lugar de Michael, que teve alguns lampejos no tempo final, mas teve uma situação apagada na maior parte do tempo - e Henrique Dias - no lugar do artilheiro Hugo -, para buscar mais avanços pela direita.
Num erro de marcação do Alviverde - os dois volantes não deram o combate o o trio de zagueiros recuou -, o Fluminense empatou com Alan, numa triangulação rápida que iniciou pela esquerda, com uma roubada de bola e terminou nos pés de Alan, que bateu no alto, cruzado, indefensável para Édson Bastos. Foi a única aparição de maior perigo do time carioca e que levou ao gol de empate.
O empate fez o Coxa avançar e o Flu recuar. Foi quando Marlos e Carlinhos Paraíba começaram a buscar o jogo na individualidade, levando perigo nos chutes de fora da área.
Na base da raça e da individualidade aconteceria o gol da vitória do Coritiba. Marlos se livra dos marcadores e é derrubado na área. Na cobrança, o meia bate com estilo e faz o gol da vitória, Coxa 2x1, para a felicidade da galera que levou 13.326 pagantes ao Couto Pereira (o público total foi de 15.323).
Na comemoração, os jogadores do Cori voltam a simular o jogo de truco, que ficou famoso na disputa do Paranaense 2008.
Num sinal - aparente - de desinteresse com o Campeonato Brasileiro, a vantagem Coxa-Branca no placar fez os torcedores do time visitante tirarem a faixa de sua principal torcida organizada, a Young Flu, antes do fim de jogo. A situação virou motivo de provocação dos coritibanos que estavam nas proximidades e os tricolores recuaram da iniciativa, mantendo parte da faixa estendida, enquanto a torcida coritibana fazia sua festa.
Após o apito de fim de jogo, os atletas do Verdão foram saudar a fiel torcida Coxa na curva de fundos - destaque para Império, MUC, Povão e Mancha que cantaram durante toda a partida - e receberam em retribuição aplausos dos torcedores coritibanos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)