
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Botafogo se enfrentam neste domingo, 27, às 16h, no Couto Pereira, pela 2ª rodada do turno do Campeonato Brasileiro 2012. Depois de conquistar a vaga na semifinal da Copa do Brasil de maneira tranquila ao golear o Vitória, no Alto da Glória, por 4x1, o Alviverde volta as suas atenções para a competição nacional mais importante do ano para conquistar os seus três primeiros pontos. Do outro lado, um Botafogo que teve grandes decepções neste primeiro semestre, mas que estreou com o pé direito no Brasileirão ao golear o São Paulo por 4x2 e quer manter o embalo para manter-se sempre próximo aos líderes da competição
Com retornos na equipe, Marcelo Oliveira ganha opções e quer a vitória contra o Botafogo
Na última quarta-feira, 23, o Coritiba recebeu o Vitória no Couto Pereira para carimbar o seu passaporte nas semifinais da Copa do Brasil e, de certa forma, controlava a partida até levar o gol de Marquinhos, aos 25 minutos de jogo. O revés momentâneo poderia ter desanimado ou aumentado o nervosismo da equipe Coxa-Branca, entretanto, Éverton Costa tratou de deixar o marcador igual poucos minutos depois e tranquilizou a torcida Coxa-Branca. Melhor no jogo, o Coritiba ainda encontrou a virada no primeiro tempo, com Éverton Ribeiro, de pênalti, e encaminhou ainda mais a classificação. Na segunda etapa, domínio total e completo do Verdão, que matou a partida nos contra-ataques, despachou o Vitória e agora desafia o São Paulo em busca da segunda final consecutiva da Copa do Brasil.
Mas até o primeiro jogo, que deve ocorrer no dia 13 ou 14 de junho, ainda há um longo caminho a percorrer. Por conta disso, as atenções se voltam totalmente ao Campeonato Brasileiro, competição em que o Verdão não se pode dar ao luxo de abandonar, visto que cada partida é importantíssima na busca por objetivos maiores no final da competição. Marcelo Oliveira e seus jogadores sabem que precisarão encarar com muita seriedade este jogo diante do Alvinegro carioca para iniciar a contagem de pontos na classificação e manter-se próximo aos líderes da competição.
Em relação ao time, o técnico Coxa-Branca finalmente poderá comemorar alguns retornos. Na lateral-direita, Jonas voltou a treinar durante a semana e recupera a sua condição de titular embora Ayrton tenha ido bem no jogo diante do Vitória. Outro que voltou aos trabalhos com bola foi Rafinha. Entretanto, o meia ainda não reúne totais condições de jogo e deve ficar apenas como opção no banco de reservas. A novidade no meio-campo deve ser Lincoln, que substituiu Renan Oliveira contra a equipe baiana e agora tende a começar a partida como titular. Nas demais posições, a equipe será a mesma que derrotou o Vitória e classificou-se para as semifinais.
Com desfalques na defesa, Botafogo tenta segunda vitória
Após viver dias conturbados, em que, em menos de um semana, viu o título carioca escapar com uma acachapante derrota por 4x1 para o Fluminense e o sonho da Copa do Brasil ir pelos ares com uma derrota por 2x1 para o Vitória em pleno Engenhão, o Botafogo estreou no Campeonato Brasileiro disposto a apagar a má impressão e mesmo após estar duas vezes atrás do marcador, virou para 4x2 a partida diante do São Paulo. A diferença e a quantidade de gols foram suficientes para deixar o Alvinegro carioca como o primeiro líder do Brasileirão o que, de certa forma, serviu para animar a torcida, cabisbaixa com os últimos acontecimentos.
Para a montagem do time, o técnico Oswaldo de Oliveira terá problemas, principalmente na defesa. O goleiro Jefferson está com a seleção Brasileira na Europa. Já o zagueiro Antônio Carlos está vetado pelo Departamento Médico assim como o seu companheiro Fábio Ferreira, com um incômodo na coxa esquerda. Nesse caso, o técnico botafoguense lançará o garoto Dória, de apenas 17 anos. Marcelo Mattos e Andrezinho também estão impossibilitados de atuar, enquanto que Sebastian Abreu foi outro que não se recuperou de dores musculares e foi vetado. Sendo assim, Herrera, autor de três gols na rodada inicial do campeonato, comandará o ataque botafoguense em Curitiba.
Panoramas da partida
Embora o Botafogo tenha importantes desfalques na defesa, a partida deste domingo não deverá ser nada fácil para o Verdão. Preocupando-se apenas com o Campeonato Brasileiro e com uma dívida a pagar com os seus torcedores, o Botafogo iniciou a competição em alto nível e certamente irá querer manter a boa fase em Curitiba, conquistando um bom resultado. Em virtude disso, os jogadores Coritibanos deverão demonstrar muita raça e determinação dentro das quatro linhas para conseguirem superar o Botafogo e marcar os primeiros pontos do Coritiba no Campeonato Brasileiro.
Ofensivamente, o Verdão ganhou uma bela opção na saída de bola com Sérgio Manoel que, caso mantenha o mesmo nível da atuação do meio de semana, deve ser uma importante válvula de escape Alviverde neste setor do gramado. Éverton Ribeiro e Lincoln, no setor de criação, serão os responsáveis por conduzir o Coritiba à frente e também terão função preponderante no gramado. No ataque, Éverton Costa e Roberto precisam estar atentos para aproveitarem as chances e converterem os gols. Por fim, a bola aérea é outra boa opção e precisa ser utilizada pelos jogadores Alviverdes.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa controlar a atuação do criativo meio-campo da equipe botafoguense. Maicosuel, Fellype Gabriel e Vítor Júnior estrearam muito bem na partida diante do São Paulo e tendem a conduzir o Botafogo ao campo de ataque, criando as principais jogadas. No comando de ataque estará Herrera, que certamente pisará no gramado do Alto da Glória bastante empolgado com os três gols feitos diante do São Paulo e tentará manter a sua boa fase. Por fim, o Coritiba deve estar atento ao apoio dos laterais do Alvinegro, Lucas e Márcio Azevedo.
Apoio nas arquibancadas
Depois de atuar decisivamente no jogo da última quarta-feira, a torcida Coxa-Branca novamente estará em excelente número nas arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba para cima de mais um adversário e abrir a contagem de pontos na tabela de classificação do Brasileiro. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. O Coritiba necessita de sua energia em mais esta batalha.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2012 - 2ª rodada
Coritiba x Botafogo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 27/05/2012, domingo
Horário: 16h
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Sérgio Manoel, Lincoln e Éverton Ribeiro; Roberto e Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Botafogo:
Renan; Lucas, Brinner, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Fellype Gabriel e Vitor Júnior; Herrera.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/SP (FIFA)
Assistente 1: Marcelo Carvalho van Gasse/SP (FIFA)
Assistente 2: João B. Nobre Chaves/SP
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)