
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizada às 19h10
Coritiba e Criciúma se enfrentam neste sábado, 16, às 21h, no Couto Pereira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Não há outro resultado. Não existe outra chance. Não dá mais para adiar. O Coritiba precisa vencer o Tigre e respirar na luta contra o rebaixamento. Mas, para isso, é preciso coragem. É necessário assumir a responsabilidade e fazer por merecer os três pontos. Pela frente, um empolgado Criciúma, que saiu da ZR na última rodada e já vê a porta da permanência na elite um pouco mais aberta. É jogo de seis pontos
Atenção, comprometimento e responsabilidade
Na última quarta-feira, o Coritiba recebeu o Corinthians, no Couto Pereira e, quando todos pensavam que este poderia ser o jogo que daria muito mais tranquilidade ao Alviverde, aconteceu exatamente o contrário. Jogando mal dentro das invencionices de seu treinador, o Coritiba praticamente não ameaçou a coesa defesa corinthiana, que sofreu pouquíssimos sustos diante de uma latente inoperância ofensiva. O gol de Guilherme, um pouco antes da metade do segundo tempo, dificultou as coisas, que ficaram ainda piores com a "visão seletiva" do árbitro Leandro Pedro Vuaden, que ignorou um pênalti escandaloso de Alessandro e, mais uma vez, prejudicou o Verdão.
Entretanto, a realidade é que em nenhum momento o Coritiba teve organização tática suficiente para vencer a partida. As invenções de Péricles Chamusca com Uelliton, Émerson Santos e depois, novamente, com Diogo na lateral e Carlinhos no meio, impediram qualquer chance de sucesso. A impressão que passa é que Chamusca não se deu conta que treina uma equipe grande e, pior, parece desconhecer a situação da tabela. Empates não servem mais. É preciso VENCER, Chamusca! A partida deste sábado é, talvez, a última chance que o Verdão tem de não ver a água subir a níveis perigosíssimos. Portanto, os jogadores precisam fazer o que for necessário para que o time some mais três pontos.
Em relação à montagem da equipe, Péricles Chamusca ganha mais opções, o que deve permiti-lo a fazer o feijão com arroz, sem invencionices ou improvisações. Recuperado de lesão, Robinho reaparece na equipe. Entretanto, Émerson Santos deverá ser mantido. Outro que retorna, mas após cumprir suspensão, é Júnior Urso. Uelliton, que o substituiu no último jogo, volta a ficar como opção. Na frente, Vítor Júnior volta a ficar à disposição, mas não jogará como titular. Isso porque Deivid permanecerá na frente. Com isso, Alex vai atuar um pouco mais avançado.
Empolgado, Tigre quer encaixar outra vitória e respirar
O Criciúma, sem dúvida, é um dos exemplos de superação deste campeonato. Na zona do rebaixamento durante grande parte da competição, tudo parecia perdido quando a equipe empatou com a Ponte Preta, há três rodadas atrás, no Heriberto Hülse, em um confronto direto. Porém, não só a equipe não se abateu, mas emendou vitórias diante do Náutico e A. Paranaense para sair da ZR e ocupar a 15ª colocação. Com isso, faltando quatro rodadas para o fim do campeonato, o Criciúma, que já era apontado por muito como virtual rebaixado, sobrevive, e fará a partida da vida diante do Coritiba. Uma vitória fará com que a equipe se aproxime muito do sonho de permanecer na elite.
O técnico Argel Fucks, um dos grandes responsáveis pelo renascimento do Criciúma, terá alguns problemas para montar a sua equipe. O goleiro Galatto e o zagueiro Matheus Ferraz receberam o terceiro cartão amarelo na vitória por 2x1 sobre o A. Paranaense na última quarta-feira e estão suspensos. Bruno, que foi o titular da meta do Tigre até a 9ª rodada, volta ao gol. Na zaga, a opção é Éwerton Páscoa, visto que Leonardo ainda não se recuperou de uma lesão na panturrilha e está impossibilitado de atuar. No restante, Argel, contente com o rendimento da equipe, repete a escalação vitoriosa do último jogo.
Panoramas da partida
É decisão, não há mais o que dizer. O Coritiba se colocou nesta situação e é preciso sair. Para isso, será necessário que o time apresente muita determinação, garra, força de vontade e, sobretudo, comprometimento com a vitória. Precisamos dos três pontos a qualquer custo. Nas arquibancadas, apoio certamente não irá faltar, até porque os maiores interessados pela permanência do clube na elite do futebol brasileiro não pararão de cantar um minuto sequer. É preciso suar sangue neste jogo, atuar como se fosse a partida da vida de cada um. Que a essência do Coritiba volte a aparecer e nos leve ao triunfo.
Ofensivamente, o retorno de Robinho será muito importante, até porque Alex não tem sido nem sombra daquele jogador brilhante que conduziu o Coritiba à sequência de 10 partidas de invencibilidade ainda no primeiro turno. Com isso, o meio-campo Alviverde tende a ganhar mais qualidade e dinamismo. Além dele, o apoio dos laterais Gil e, principalmente, Carlinhos, que voltará a jogar em sua posição, será fundamental. Na frente, Deivid precisa aproveitar as chances que surgirem, visto que o jogo tende a ser complicado e com uma marcação bastante cerrada por parte do adversário.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará ficar muito atento com a dupla de ataque do Criciúma. Lins e Wellington Paulista, que vêm atravessando grande fase, são dois dos responsáveis pela recuperação do Criciúma e, com gols e assistências, levam o Tigre à frente. No meio, outro que atravessa grande fase é João Vítor. Volante de origem, o jogador se descobriu como meia em Santa Catarina e é o foco criativo do time Tricolor. Por fim, a defensiva Coxa-Branca deve prestar muita atenção em Sueliton, que possui grande força no apoio e uma forte jogada de linha de fundo.
Apoio nas arquibancadas
Apesar da partida ser no meio do último feriado antes do Natal, a torcida Coxa-Branca estará presente para empurrar o Verdão neste fundamental desafio. Os três pontos precisam vir de qualquer maneira e o Coritiba precisa utilizar a força de sua torcida para pressionar o time adversário durante os 90 minutos. Torcedor Coxa-Branca, grite sem parar e empurre os jogadores para a vitória. Os três pontos são fundamentais.
Vai pra cima deles, Verdão!
Campeonato Brasileiro 2013 - 35ª rodada
Coritiba x Criciúma
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 16/11/2013, sábado
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian, Júnior Urso, Robinho, Emerson Santos e Alex; Deivid.
Técnico: Péricles Chamusca
Criciúma:
Bruno; Sueliton, Éwerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Henik, Serginho, João Vítor e Ricardinho; Lins e Wellington Paulista.
Técnico: Argel Fucks
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira/MG
Assistente 1: Frederico Soares Vilarinho/MG
Assistente 2: Marconi Helbert Vieira/MG
4º árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)