Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Empolgado pela conquista do campeonato goiano, afinal havia 20 anos que o Vila Nova não era campeão estadual, o Tigrão vem para Curitiba confiante em uma boa arrancada na série B de 2025, mas sabe que terá pela frente o Coritiba, jogando no Couto Pereira e com o apoio de sua torcida que promete ir em bom número para alentar o time.
O Vila Nova pretende fazer uma campanha consistente nesta série B, assim como foi o ano passado onde o acesso escapou por pouco em virtude de que o time deixou pontos preciosos nas últimas rodadas. A ideia da diretoria e jogadores é evitar que isso aconteça nesse ano e que, enfim, o time tenha o seu tão pretendido acesso.
Apesar do título do Goianão, a diretoria está indo atrás de jogadores para reforçar o elenco, para que lá no final de novembro de 2025 a equipe goiana esteja pelo menos entre os quatro primeiros colocados da série B. Já chegaram o zagueiro Weverton vindo do Cruzeiro, o atacante Ruan Ribeiro que veio do Palmeiras e o goleiro Guilherme Nogueira que estava no Capivariano (SP).
Alguns jogadores que fazem parte do plantel do Vila Nova são conhecidos da torcida Coxa-Branca por já terem jogado no Coritiba, como o volante Arilson, o lateral Igor Inocêncio, o zagueiro Walisson Maia e o atacante Guilherme Parede, esse que só poderá jogar em junho pois se recupera de uma cirurgia no joelho.
O técnico Rafael Lacerda deverá mandar a campo uma equipe diferente daquela que jogou a final do goiano, a princípio para preservar alguns jogadores que vinham reclamando de dores musculares em virtude do excesso de jogos. O provável time que deverá entrar em campo para enfrentar o Coxa no Couto Pereira deverá formar com: Halls, Igor Inocêncio, Bernardo Schapoo (Walisson Maia), Thiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira (Arilson ou Ralf), Igor Henrique Jean Mota e Dodô; Júnior Todinho e Gabriel Poveda.
Coritiba e Vila Nova já se enfrentaram em 14 oportunidades no geral, com vantagem Alviverde no confronto, foram nove vitórias do Coxa, três vitórias do Vila e dois empates. Jogando no Couto Pereira o Vila ainda não venceu o time do Coritiba, foram sete jogos com cinco vitórias do Coxa e dois empates. No último confronto em Curitiba deu empate em 1 x 1, em jogo valendo pela série B de 2024, Robson marcou para o Coritiba e Henrique Almeida para o time de Goiânia.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)