
Conhecendo o Adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Internacional vem de uma sequência de seis jogos invictos, com quatro vitórias e dois empates, isso após a traumática eliminação na Copa do Brasil pelo América de Minas Gerais. O time quer seguir na retomada e subir na tabela, onde atualmente ocupa a 10ª colocação com 14 pontos ganhos (quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates). A equipe gaúcha ainda tem em seu calendário a disputa da Copa Libertadores, onde tem chances de classificação no grupo B, faltando apenas um jogo e ocupando a segunda colocação no grupo.
Para a janela de contratações que se inicia em julho, o técnico Mano Menezes já tem confirmados os jogadores Charles Aranguiz, chileno que está retornando após oito temporadas no Bayer Leverkusen da Alemanha, e o atacante equatoriano Ener Valência, artilheiro da seleção equatoriana, contratado junto ao Fenerbaçe da Turquia.
Por outro lado, se o técnico ganhou novos jogadores, provavelmente deverá perder um ou dois para que o clube possa tentar equilibrar a situação financeira, segundo informações vindas da diretoria. O técnico Mano Menesez já está ciente dessa situação. Os jogadores mais valorizados no momento no Internacional são Maurício e Johnny, que podem ser negociados.
Para o jogo desta quinta-feira com o Coritiba o Inter poderá contar com o meia Johnny, que atuou pela seleção dos Estados Unidos nesta data Fifa, pela Nations League da Concacaf, mas retornou ao Beira Rio na terça, podendo ficar à disposição do treinador. A ausência certa será do zagueiro Rodrigo Moledo que cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos, porém Gabriel Mercado, recuperado de desgaste físico e Igor Gomes estarão à disposição.
O provável time do Internacional para encarar o Coritiba deve ter a seguinte formação: John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo, Johnny, Campanharo e Alan Patrick; Wanderson e Luiz Adriano.
Em relação ao histórico deste confronto em Curitiba, temos que em 31 jogos realizados o Coritiba venceu doze e perdeu oito e foram onze empates, portanto uma vantagem da equipe Coxa-Branca no número de vitórias conseguidas no Couto Pereira. Entretanto, a última vitória do Coritiba sobre o Internacional jogando em Curitiba foi em 2012, quando venceu por 1 x 0, portanto há dez anos que o Coxa não consegue uma vitória contra os gaúchos. De lá para cá foram seis jogos com quatro empates e duas derrotas. No último confronto, pela série A de 2022, deu empate em 1 x 1, com o gol do Coritiba sendo marcado por Luciano Castan.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)