
AVALIAÇÃO
Foto de arquivo
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
O técnico Dorival Júnior demorou 45 minutos para perceber o que todos os torcedores Alviverdes que foram ao estádio Couto Pereira já sabiam. Após um sonolento primeiro tempo, o Coritiba voltou do intervalo com Ariel Nahuelpán no ataque e virou a partida sobre o limitado time do Atlético Mineiro, vencendo o jogo por 2x1. Na próxima rodada, o Verdão viaja até o interior de Minas Gerais para encarar o Ipatinga, lanterna da competição.
Primeiro tempo
Mais uma vez o técnico Dorival Júnior apostou em João Henrique, e mais uma vez o time se perdeu durante o primeiro tempo. Com Keirrison isolado no ataque, o time pouco produziu e irritou os quase 10 mil Guerreiros Alviverdes que foram até o Couto Pereira para apoiar o Coritiba.
Os dez primeiros minutos de jogo causaram sono aos espectadores. Desconfortáveis com o encharcado gramado, os jogadores das duas equipes mal conseguiam parar em pé, e não criaram nada de produtivo. O Verdão "batia cabeça" na criação de jogadas e o Galo se limitava a marcar o time Alviverde.
O primeiro lance de perigo aconteceu apenas aos 17 minutos. Marcos Tamandaré disparou pela ponta direita e cruzou. Isolado entre dois zagueiros Keirrison chegou atrasado e não conseguiu completar para as redes. Cinco minutos mais tarde, nova jogada do centroavante Alviverde, que dominou, se livrou de Leandro Almeida e tocou para Marlos. Entretanto, o passe foi muito forte e o meia não conseguiu chutar em gol.
O Galo só chegou à meta de Vanderlei aos 27 minutos. Márcio Araújo roubou a bola do apático João Henrique na ponta direita e cruzou para Castillo. O boliviano cabeceou com perigo à direita do goleiro do Coritiba.
O jovem time do Atlético Mineiro só chegaria ao ataque novamente oito minutos mais tarde. Em uma falta na ponta esquerda, Renan Oliveira levantou na área e Welton Felipe apareceu, livre, sem marcação, cabeceando à direita de Vanderlei. O Galo começava a gostar do jogo e já dominava as ações da partida.
Em uma repetição do segundo tempo do Maracanã, o Coritiba apenas olhava o Atlético Mineiro jogar e sofreu o castigo aos 41 minutos. Marlos errou passe no meio, Márcio Araújo roubou a bola e tocou para Renan Oliveira. O meia do Galo recebeu de costas para a marcação, girou e bateu forte de direita no ângulo esquerdo de Vanderlei, que nada pôde fazer. O Alvinegro de Minas Gerais chegava ao seu gol e a paciência da torcida Coxa-Branca chegou ao limite.
Aos gritos de "Fora Dorival", o descompromissado e sonolento time do Coritiba foi para o vestiário perdendo por 1x0, debaixo de muitas vaias. A torcida exigia a entrada do argentino Ariel Nahuelpán, mas, sobretudo, clamava por raça dos jogadores Alviverdes.
Segundo tempo
Deixando a teimosia um pouco de lado e atendendo os pedidos do torcedor, Dorival Júnior realizou duas substituições no intervalo. Tiago Bernardi saiu para a estréia de Bilú, enquanto João Henrique cedeu lugar a Ariel Nahuelpán. Logo no começo do segundo tempo, poderia se ver uma radical mudança de postura dos jogadores Alviverdes, buscando o gol a todo instante.
A pressão não demorou muito para surtir o efeito desejado, e o empate veio logo aos 9 minutos. Ricardinho recebeu um pouco depois da linha que divide o gramado, pelo lado esquerdo e foi avançando, com muita qualidade. Ao chegar na intermediária, o lateral-esquerdo Alviverde se livrou de seu marcador e soltou uma bomba de pé direito. A bola foi morrer no ângulo esquerdo de Juninho. Golaço no Alto da Glória, 1x1.
Três minutos depois, Keirrison, que fez partida apagada, recebeu de costas na meia-lua. Em um giro rápido, o K9 se livrou de Welton Felipe e chutou com força, a bola explodiu na trave esquerda de Juninho e saiu para a linha de fundo. O Coritiba voltava a ser Coritiba e, empurrado pela torcida, pressionava o Galo em busca da virada.
Em uma das poucas chegadas do Galo ao ataque no segundo tempo, aos 20 minutos, Beto, que acabara de entrar no lugar de Pedro Paulo, recebeu e chutou em cima da zaga Coxa-Branca, que demorou a afastar. Felipe chegou e limpou o lance. No contra-ataque, Marcos Tamandaré desceu pela direita e cruzou, Ariel Nahuelpán desviou com pouca força e não conseguiu concluir em gol.
O gol da virada ficava cada vez mais maduro e veio aos 28 minutos. Marlos cobrou uma falta, que seria em dois lances, direto para o gol. O goleiro Juninho se atrapalhou no lance e, ao invés de não tocar na bola, espalmou no pé do zagueiro Maurício que, quase embaixo da trave, não teve nenhum trabalho para empurrar a bola para as redes, decretando a virada. Na base da força, com grande presença de área do argentino Ariel Nahuelpán, e muito mais organizado, o Coritiba fez, em 28 minutos, o que não conseguiu fazer nos 45 iniciais.
Sete minutos depois do gol, uma linda jogada de Ariel. O argentino disputou uma bola aérea na área do Galo, levou a melhor e, fazendo embaixadinhas, foi ganhando terreno. Ao chegar na entrada da pequena área, o centroavante chutou e Juninho fez boa defesa.
Hugo ainda entrou no lugar de Keirrison, que fez partida apagada, mas também não teve grande atuação, até pelo pouco tempo em campo.
O Galo não tinha forças para atacar, e, quando chegava na frente, aparecia de forma desorganizada. Aos 39 minutos, Petkovic entrou na área e chutou rasteiro. Vanderlei espalmou mal e Welton Felipe não conseguiu completar para o gol. Quatro minutos mais tarde Renan Oliveira fez boa jogada pela direita e tocou para o meio. Castillo concluiu de primeira e Vanderlei fez a última defesa da partida.
Fim de jogo no Couto Pereira. O Coritiba conseguiu superar um início muito lento e, melhor escalado para a segunda etapa, contou com a boa partida de Ariel Nahuelpán para virar a partida e conseguir a vitória. O próximo compromisso é já no próximo sábado, contra o Ipatinga, no Ipatingão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)