
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira, 13, às 21h50, no Couto Pereira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013. Depois de fazer uma partida medrosa diante da Portuguesa, quando terminou o jogo com nada menos que quatro volantes, o Verdão agora precisa vencer os dois jogos em sequência no Alto da Glória para chegar aos 47 pontos e se livrar do perigo. Pela frente, terá um aparentemente desinteressado Corinthians, que, sem muitas ambições, se prepara para a próxima temporada e faz análises em seu elenco para definir os jogadores que serão aproveitados
Vontade e disposição pela vitória
No último final de semana, o Coritiba foi até o Canindé para jogar outro confronto direto na luta contra o rebaixamento e não saiu do 0x0 com a Portuguesa. Apesar do ponto conquistado ter sido importante na questão matemática, outra vez o time Alviverde ficou longe de apresentar um bom futebol quando atua longe do Couto Pereira e, com uma postura ultradefensiva, principalmente no segundo tempo, foi salvo pelas defesas de Vanderlei e pela boa atuação da zaga. Muito pouco para quem falava em conquistar três pontos. De positivo, além da dupla defensiva e das intervenções de Vanderlei, a boa atuação de Carlinhos que, mesmo improvisado foi, de longe, o mais lúcido em um meio-campo que vem criando muito pouco e atuando com uma velocidade extremamente baixa.
Mas ainda faltam cinco verdadeiras batalhas pela permanência na Série A e o Verdão precisa focar em 100% de aproveitamento nas próximas duas rodadas para chegar ao número mágico de 47 pontos e, enfim, respirar aliviado. Vencer o Corinthians e o Criciúma trará tranquilidade à torcida, que se fez presente no Canindé para apoiar os jogadores. É em busca deste objetivo que Péricles Chamusca e seus comandados devem pisar no gramado do Couto Pereira. Como já provado, apoio não irá faltar, entretanto, os jogadores devem corresponder dentro de campo, esbanjando raça, determinação e vontade para que o Coritiba volte a atuar em um nível parecido ao das vitórias conquistadas frente a Cruzeiro e Grêmio, dois dos grandes times do campeonato.
Em relação ao time, Péricles Chamusca deve fazer uma série de mudanças. Ainda sem poder contar com Robinho, lesionado, o treinador também não terá Júnior Urso, suspenso. Gil, que não atuou no Canindé pelo mesmo motivo, deve retornar à equipe, mas na lateral, mandando Victor Ferraz novamente ao banco de reservas. Assim, quem substitui o volante é Uelliton, que retorna ao time depois de um longo período no DM. Na esquerda, Diogo Goiano não agradou e novamente será sacado do time. Assim, Carlinhos retorna à sua posição de origem. A vaga no meio-campo deverá ser preenchida por Émerson Santos, que seria a grande surpresa na escalação. Lincoln também corre por fora. No ataque, por questões contratuais, Vítor Júnior está fora. Deivid, plenamente recuperado de sua lesão, deve reaparecer na equipe titular e formar dupla com Júlio César.
Planejando 2014, Corinthians quer terminar bem o ano
Atual campeão mundial, o Corinthians teve uma temporada muito aquém do planejado. Apesar do alto investimento, a equipe conseguir vencer apenas o Campeonato Paulista, parando nas oitavas de final da Libertadores e nas quartas da Copa do Brasil. Além disso, ocupa a modestíssima 12ª colocação no Campeonato Brasileiro. Muito pouco para quem planejou voos maiores e a manutenção da rotina de títulos. A turbulenta temporada traz, inclusive, rumores sobre uma possível saída de Tite. A imprensa paulista especula uma possível volta de Mano Menezes ao comando do Alvinegro. De concreto, apenas, é que Tite ainda não renovou o seu compromisso para a próxima temporada.
Em relação ao time, o técnico do Corinthians tem que conviver com problemas até o final do ano. O goleiro Cássio e o atacante Paolo Guerrero, com graves lesões, estão fora da temporada. Além deles, os meias Renato Augusto e Douglas saíram reclamando de dores musculares da vitória por 1x0 diante do Fluminense no último domingo e serão poupados. Danilo e Alexandre Pato assumem as vagas na equipe titular. Na contenção, Guilherme era dúvida, mas treinou normalmente no último coletivo antes da viagem à capital paranaense e vai normalmente para a partida. No restante, a equipe será a mesma que bateu o Tricolor carioca em Araraquara, no último minuto.
Panoramas da partida
Assim como nas partidas diante de Cruzeiro e Grêmio, o Coritiba entrará em campo nesta quarta-feira pressionado pela necessidade da vitória. A torcida só espera que a vontade no gramado seja bem parecida com aquela demonstrada contra dois dos líderes do campeonato, afastando o marasmo que tomou conta da equipe nas partidas contra Vasco e Portuguesa, longe de casa. A luta ainda está longe de acabar e é preciso demonstrar muita raça, determinação e luta para conquistar estes fundamentais seis pontos no Couto Pereira. Para isso, a equipe precisa estar comprometida dentro de campo, correr ainda mais e disputar, com vigor, todas as bolas.
Ofensivamente, o Coritiba deverá concentrar as suas jogadas em um meio-campo mais cadenciado, com Alex sendo praticamente o único foco criativo da equipe. Muito embora esteja limitado por um problema físico, o craque Alviverde precisa ser mais participativo e chamar a responsabilidade. A velocidade e a ousadia de Carlinhos, no lado esquerdo, também devem ser importantes soluções para que sejam criadas de gol para a conclusão de Júlio César e Deivid, na frente. As chegadas de Gil, pelo lado direito, também serão fundamentais para descongestionar o meio. Por fim, as jogadas de bola parada precisam ser bem aproveitadas.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar bastante cuidado com o trio ofensivo do Timão. A velocidade de Romarinho, a técnica de Emerson e o oportunismo de Alexandre Pato (mesmo não estando em uma boa fase) devem ser contidos. Os três são atacantes de grande valor e podem resolver a partida em apenas um lance. Danilo, que atuará como substituto de Renato Augusto, também merece atenção especial, visto que será o grande responsável pela criação de jogadas. Por fim, o Coritiba deve ter muito cuidado com o jogo aéreo corinthiano. O zagueiro Paulo André e o volante Ralf são especialistas neste tipo de lance e costumam incomodar as defensivas adversárias. Atenção durante os 90 minutos é o mínimo que o Verdão deverá ter para não ser surpreendido.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do péssimo horário, a torcida Coxa-Branca comparecerá em peso ao Alto da Glória para ajudar o Coritiba em busca de mais três importantíssimos pontos na luta contra o rebaixamento. O apoio estará garantido durante os 90 minutos e os Guerreiros Alviverdes não pouparão esforços para vencer mais esta batalha. Por isso, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao estádio, o Coritiba, mais do que nunca, precisa de sua energia e vibração.
Eu vou cantar o jogo inteiro para você vencer!
Campeonato Brasileiro 2013 - 34ª rodada
Coritiba x Corinthians
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 13/11/2013, quarta-feira
Horário: 21h50
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Willian, Uelliton, Émerson Santos (Lincoln) e Alex; Júlio César e Deivid
Técnico: Péricles Chamusca
Corinthians:
Walter; Edenílson, Paulo André, Gil e Alessandro; Ralf, Guilherme e Danilo; Romarinho, Alexandre Pato e Émerson.
Técnico: Tite
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden/RS (FIFA)
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Rafael da Silva Alves/RS
4º árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)