
PRÉ-JOGO
Atualizado às 18h30
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e A. Paranaense se enfrentam neste domingo, 25, às 16h, no estádio Willie Davids, em Maringá, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014. Depois de voltar a mostrar toda sua incompetência ofensiva na partida diante do Inter e passar mais uma rodada sem conseguir uma vitória, o Verdão vai para o clássico com a obrigação de conseguir os três pontos para não afundar em crise. Pela frente, terá um rival que vive situação parecida e, apesar de já ter vencido na competição, está sem técnico e ainda procurando um rumo no Brasileirão
Jogar, aproveitar as chances e ganhar
Na última quarta-feira, 21, o Coritiba recebeu o Internacional com pouquíssimos titulares no Couto Pereira e, mais uma vez, foi incapaz de vencer. No começo da partida, o Alviverde dominou seu adversário até Zé Eduardo perder (outra vez) um gol absolutamente inacreditável e acabar com o pouco da paciência da torcida. Pouco tempo depois deste lance, em uma jogada fortuita, o Inter chegou ao seu gol e poderia ter resolvido o jogo no primeiro tempo, tamanha a facilidade que seus reservas tinham em criar as jogadas. Na segunda etapa, mais na base da luta que na técnica, Alex converteu um pênalti duvidoso marcado sobre Keirrison para empatar a partida. Entretanto, outra vez, o time não conseguiu chegar à virada.
Dizer que o time está jogando bem e dominando seus adversários virou uma muleta para as desculpas da inaceitável incompetência ofensiva da equipe e, até certo ponto, é uma inverdade. De nada adianta ter posse de bola e apresentar um domínio estéril da partida se o time não transforma em gols. Ou seja, o discurso se esvaziou. Se preciso, é hora de jogar mal e ganhar por 1x0, visto que a tabela já está pressionando e a necessidade de vencer é flagrante. Em linhas gerais, passou da hora deste time mostrar, finalmente, do que é capaz.
Provavelmente pressionado pela má fase, o técnico Celso Roth fechou os treinos da semana, escondeu os trabalhos e não confirmou a equipe. A única certeza é que, de volta após cumprir suspensão automática, Luccas Claro reassume a condição de titular na zaga. No meio e na frente são muitas as dúvidas. Jajá, Geraldo e Roni brigam pela condição de titular. Também existe a possibilidade de dois destes três jogadores aparecerem no time titular. Neste caso, Norberto deixaria a equipe. Na frente, a briga é entre Zé Eduardo e Keirrison, com Júlio César correndo por fora. A confirmação da escalação ficará para minutos antes da bola rolar. Entretanto, a torcida espera que os problemas ofensivos sejam finalmente resolvidos.
Rival também usa o mistério para tentar surpreender
Assim como o Coritiba, o A. Paranaense também atravessa uma crise técnica. A equipe rubro-negra venceu apenas seu primeiro jogo na competição e, de lá para cá, colecionou fracassos. O empate por 1x1 com a Chapecoense no último final de semana derrubou o técnico Miguel Ángel Portugal e satisfez uma vontade antiga da torcida. Ainda sem definir um substituto, Mario Celso Petraglia determinou que Leandro Ávila assumisse a equipe e o técnico interino conquistou um bom empate diante do Corinthians, fora de casa, na última quarta-feira.
Apesar da torcida esperar grandes alterações, o interino treinador manteve a estrutura da equipe do ex-técnico, mas mexeu um pouco na frente. Marcelo, que não jogou diante do Corinthians, permanece de fora. Bady foi o substituto na última partida, mas Douglas Coutinho entrou muito bem contra o Corinthians e pode ganhar a condição de titular. Outros atletas que podem aparecer na equipe são Nathan ou Bruno Mendes. Neste caso, a retirada de um dos volantes (provavelmente Paulinho Dias) será a mais provável. Assim como Roth, Leandro Ávila confirmará a equipe apenas minutos antes da bola rolar.
Panoramas da partida
Esvaziado, o maior clássico do Estado terá componentes diferentes. Sem muita torcida, a partida será praticamente em um campo neutro, o que, teoricamente, será melhor para as duas equipes, visto que a pressão de ambas as torcidas poderia tornar o clássico ainda mais nervoso. De qualquer forma, os jogadores Alviverdes terão que demonstrar muito mais vontade que os do rival e, sobretudo, aproveitar as chances que aparecerem. Raça, determinação e comprometimento serão ingredientes básicos para uma vitória no AtleTiba.
Ofensivamente, mesmo sem a confirmação da equipe, é certo que a maioria das jogadas passará pelos pés de Alex. No jogo diante do Internacional, o meia criou várias chances, principalmente na bola parada, mas ninguém foi capaz de converter. Com Jajá e Geraldo, a equipe se tornaria mais técnica, principalmente se Keirrison também foi o escolhido na frente. Entretanto, o time perderia um pouco de força física, uma das principais deficiências do rival, que apresenta muitos jogadores de baixa estatura. Cabe a Celso Roth definir a melhor tática e apostar em um caminho.
Na parte defensiva, a tendência é que Leandro Ávila coloque Douglas Coutinho na equipe e monte seu time com dois atacantes. Neste caso, o Verdão necessita prestar muita atenção na dupla que o jovem centroavante formará com Éderson. Além deles, outro jogador que merece muitos cuidados é Marcos Guilherme. Rápido, o meia abusa da sua velocidade para furar bloqueios e criar jogadas. Por fim, o Verdão também precisa conter as subidas dos laterais Sueliton e Natanael e prevenir as chegadas surpresa ao campo de ataque do volante Otávio.
Com o impasse promovido pelo Ministério Público, que vetou o AtleTiba de torcida única, o que seria muito mais sensato pelas condições da partida, é provável que tenhamos alguns torcedores Alviverdes em Maringá. Entretanto, aqui vai um apelo: paz e prudência. A história do futebol brasileiro já está muito manchada para que seja criado mais um capítulo tenebroso. De qualquer forma, daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da primeira vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Brasileiro 2014 - 7ª rodada
A. Paranaense x Coritiba
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá (PR)
Data: 25/05/2014, domingo
Horário: 16h
A. Paranaense:
Wéverton; Sueliton, Cléberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Paulinho Dias (Bady), Otávio e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Éderson.
Técnico: Leandro Ávila
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Norberto (Jajá) e Alex; Geraldo (Roni) e Keirrison (Zé Eduardo).
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Bruno Boschilia/PR (FIFA)
Assistente 2: Rafael Trombeta/PR
4º Árbitro: Antonio Denival de Morais/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)