
Comandante Alviverde
Por: Ricardo Honório
Ainda sem vencer no Brasileirão, o Coritiba enfrenta o Bahia em busca de quebrar a sequência negativa, que já dura mais de dois meses. A última vez que o time alviverde saiu de campo vitorioso foi em 23/02, quando venceu o Humaitá por 3x0, em jogo pela primeira fase da Copa do Brasil.
De lá para cá, foram nove jogos, com quatro empates e cinco derrotas, em jogos válidos pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Brasileirão.
Neste jogos, o Coritiba levou 19 gols e marcou apenas 6, o que mostra um grande desequilíbrio da equipe, não conseguindo ser efetiva no ataque, muito menos no setor defensivo.
Em cinco dos nove jogos, o Coritiba sofreu três gols, para Operário, FC Cascavel, Sport, Flamengo e Fortaleza. E em apenas um jogo a defesa não foi vazada, no confronto de volta contra o FC Cascavel pelas quartas de final do Paranaense.
Por outro lado, o ataque não conseguiu marcar gols também em cinco dos nove jogos, tendo marcado mais de um gol apenas no empate em 3x3 contra o Sport.
Os números até aqui mostram o trabalho ruim que vinha sendo executado por António Oliveira, que comandou o Coritiba em 17 jogos, sendo eliminado precocemente no Campeonato Paranaense e passou sufoco para se classificar contra o Criciúma em jogo pela Copa do Brasil.
O trabalho mal executado pelo seu antecessor é um desafio para Antônio Carlos Zago no comando do Coritiba. Zago terá muito trabalho para encontrar o equilíbrio da equipe e terá que fazer isso em meio a disputa do Brasileirão, quando poderia ter assumido a equipe no período de 30 dias que o Coritiba ficou sem entrar em campo, caso a demissão do técnico português tivesse sido feita quando o time foi eliminado no paranaense.
Mais uma vez o Coritiba tem que se reinventar no meio da temporada, algo que vem se tornando muito comum nos últimos anos, o que explica as fracas temporadas que a equipe vem apresentando ao seu torcedor.
A situação só não é desesperadora pelo fato do Brasileirão ainda estar no começo, mas ocupando atualmente a penúltima colocação, o Coritiba precisa urgente de uma vitória, para, além de quebrar o jejum, não ficar distante dos times que estão fora da zona de rebaixamento e ver a sua situação muito complicada já no início da competição.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)