
AMADOR
Do site oficial do Coritiba
Entrevista: Édison Borges fala sobre os Juniores
Em entrevista exclusiva para o site oficial, o técnico dos juniores, Édison Borges, de 40 anos, comenta sobre o trabalho que ele vem desenvolvendo juntamente com seus auxiliares Rafael Santa Cruz (treinador de goleiros) e Wanderlei de Carvalho (preparador físico), na equipe de Juniores do Coritiba.
Segundo o técnico, a prioridade é revelar novos jogadores, “o título é conseqüência”, afirma o treinador, que acredita em uma boa campanha do time alviverde.
Confira os principais trechos da entrevista sobre a categoria de Juniores e o Campeonato Estadual de 2005.
Site Oficial: Há quanto tempo você trabalha com categorias de base e, em especial, com a do Coritiba?
Édison Borges: Eu trabalho com as categorias de base há seis anos, mas na categoria de Juniores do Coritiba estou há três anos e três meses.
Site Oficial: Como você vem desenvolvendo o trabalho no Juniores?
Edison Borges: Está sendo muito produtivo, estamos acompanhando o trabalho das categorias menores para somarmos ao nosso elenco, bem como mantendo o contato com a equipe profissional, para revelarmos novos jogadores. O objetivo da nossa categoria é de aprimorar o jogador.
Site Oficial: Qual é sua expectativa e da comissão técnica para esse campeonato Estadual de juniores?
Édison Borges: Estamos com uma equipe nova, praticamente reformulada com jogadores que vieram do Juvenil e estão no primeiro ano de Juniores.
Apesar de ser uma equipe que carece de um pouco de experiência, estou muito satisfeito com o futebol que eles vêm apresentando. E se continuarmos assim, até o final do ano poderemos ter bons jogadores integrando a equipe profissional.
Site Oficial: Quais são os jogadores que recentemente subiram das categorias menores para integrar a equipe de Juniores?
Édison Borges: Hoje nós temos quatro atletas que subiram do Juvenil para os Juniores devido às condições que estavam, pois foram bem preparados pelo técnico Pachequinho. Por ser um trabalho integrado, quando nós perdemos um jogador para o profissional, nós preferimos trazer um jogador do Juvenil que se aventurar à procura de outros jogadores por aí. Os atletas que subiram aos Juniores eram titulares do Juvenil são: Jean, Dirceu, Keirrison e Marlus.
Site Oficial: Quais são as revelações que do de Juniores que estão prestes a passar à equipe profissional?
Édison Borges: No caso, existem alguns jogadores que estão no último ano dos Juniores e estão precisando de uma oportunidade no profissional.
Então fazemos o contato diretamente com o treinador para verificar as carências do profissional, e de acordo com as necessidades, encaminhamos o jogador à equipe.
Os que estão mais próximos do profissional são: Henrique (jogador de Seleção Brasileira), Fábio Lopes (que já integrou o elenco alviverde na partida contra o Palmeiras), e Renan (há tempos defende o Coritiba).
Site Oficial: Para você, como será a próxima partida contra o Rio Branco de Paranaguá?
Édison Borges: Vai ser um jogo onde vou fazer algumas experiências, visto que já estamos praticamente classificados e o jogo é no CT da Graciosa. Tenho que aproveitar esse momento para testar alguns jogadores que não ainda tiveram a oportunidade de estrear na competição.
Site Oficial Quais são os objetivos do Coritiba para o Campeonato Estadual de Juniores 2005?
Édison Borges: O trabalho na categoria de base é mais para formar o atleta até a equipe profissional. A diretoria do Coritiba, além de visar o título, se preocupa também com a formação profissional. Enfim, nos preocupamos com a evolução do trabalho, e o objetivo principal é a revelação do atleta.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)