
IMPRENSA
O site Pelé.Net publicou no último dia 20 uma matéria especial assinada pelo jornalista Arnaldo Gonçalves, que contou um pouco da trajetória da nova geração de jogadores formados no Alto da Glória que agora brilha no time do Verdão.
Os Piás do Couto, como são carinhosamente chamados pelos torcedores coritibanos, receberam um destaque especial do site Pelé.Net , que entrevistou o ex-treinador do Coxa Jrs., Édison Borges, atual auxiliar técnico do Cori, que comentou sobre a carreira dos jogadores formados em casa e que agora brilham no time principal do Coxa. Quem também foi entrevistado foi o coordenador de futebol do Alviverde, João Carlos Vialle.
A matéria teve a colaboração dos Helênicos, pesquisadores da história Verde e Branca.
Confira a matéria na íntegra:
Garotos são aposta do Coritiba para renascer
Depois de fracassar na tentativa de retornar à elite do futebol nacional, time paranaense confia em jogadores formados em suas categorias de base para recuperar os tempos de glória.
Arnaldo Gonçalves, especial para o Pelé.Net
São Paulo - A esperança de um futuro que apague a tristeza do passado recente está nos pés dos garotos. Depois de dois anos que os torcedores sonham esquecer, com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e o fracasso na tentativa de retornar à elite, o Coritiba aposta nos pratas da casa para reverter o quadro desfavorável e retomar o histórico de 32 títulos estaduais e um nacional (em 1985).
Em um elenco profissional composto por 35 atletas, quase metade - 15 - são revelações do próprio Coritiba. Em sua maioria, os atletas estão no clube há vários anos e vêm tendo agora oportunidades no time principal com um treinador acostumado com jovens. Guilherme Macuglia, que chegou ao Couto Pereira para substituir Gilberto Pereira, de passagem meteórica, já foi treinador das categorias de base de Grêmio e Internacional.
Segundo João Carlos Vialle, diretor de futebol do Coritiba, a promoção de tantos garotos ao time principal não foi circunstancial. "É um trabalho que vem sendo feito já há algum tempo nas categorias de base e agora há um projeto de integração entre os setores de futebol para haver maior contato entre os times de base e o profissional, para que haja uma verificação diária do que está acontecendo", declarou o dirigente.
O técnico Macuglia aprova o desempenho das revelações do time alviverde até o momento. E os números do Coritiba no ano mostram que o treinador tem razão. Embora a equipe coxa-branca venha oscilando nas competições que disputa, está conseguindo seus objetivos. Está classificada à segunda fase da Copa do Brasil e do Campeonato Paranaense. Na competição estadual, o clube encerrou o primeiro turno na quarta colocação e deixou boa impressão ao aplicar uma goleada sobre o Roma-PR por 7 a 2.
A participação dos garotos formados pelo clube na campanha deste início de ano vem sendo intensa. Além de algumas vezes integrarem quase a metade do time que entra em campo, os pratas da casa já fizeram 17 dos 39 gols marcados pela equipe na temporada. Alguns muito importantes, como o de Pedro Ken, que garantiu a vitória sobre o rival Paraná por 3 a 2 no Estadual.
Um dos destaques do time no começo de temporada, Pedro Ken tem uma história no Coritiba bastante parecida com a de seus companheiros. O jogador chegou ao clube em 1997, com menos de dez anos de idade, teve algumas oportunidades após a Copa São Paulo de 2006, mas apenas agora vem comandando o meio-campo da equipe ao lado do habilidoso Marlos, também revelado no Couto Pereira.
Ken afirma que existe uma certa pressão por atuar em um time como o Coritiba, que disputa a Série B em 2007. Mas o jogador lembra que o fato de atuar ao lado de jovens que já conhecia de longa data contribuiu para o desempenho da equipe. "O Coritiba é um clube grande, tem uma certa pressão. Mas como subiram muitos garotos na mesma época, a gente leva numa boa. Toda essa 'piazada' se ajuda e quer ver o companheiro bem", contou o jogador.
Além de Pedro Ken e Marlos, responsáveis pela criação da equipe, vêm se destacando os zagueiros Henrique e Douglão, o volante Rodrigo Mancha, o goleiro Café, que perdeu recentemente a posição de titular, e os atacantes Anderson Gomes e Keirrison.
Este último também impressiona por sua história no futebol. O rápido Keirrison foi artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2006 e vinha atuando bem e marcando gols pelo grupo principal do Coritiba naquele ano, quando sofreu uma lesão que o afastou dos gramados por mais de oito meses. No início de 2007, o atacante voltou a jogar e agora é o maior goleador da equipe no ano com sete gols, apesar de ficar na reserva em boa parte das partidas.
Uma preocupação que pode ter o torcedor do Coritiba nesta temporada é: esse time jovem vai suportar a pressão de atuar na equipe em uma Série B e conseguir o acesso à primeira divisão? Para o dirigente João Carlos Vialle, lançar garotos neste momento requer cuidado para não prejudicar o clube e nem a carreira dos atletas.
"Você tem que pensar com calma antes de promover os jogadores em competições importantes. Isso porque são atletas em treinamento e a experiência vem com o tempo. Esse é um ônus, um risco que você tem que correr. Mas se não colocar para jogar, você nunca saberá se o jovem está preparado. Ele tem de jogar", disse Vialle ao Pelé.Net.
Segundo Guilherme Macuglia, o primeiro semestre serve também para analisar o desempenho dos atletas antes da disputa da segunda divisão: "É uma situação na qual o clube tem de avaliar os jogadores para, quando entrar na Série B, ver se eles podem atuar. No momento, confiamos neles e estamos contentes com a maioria".
Já pensando em auxiliar as novas revelações, o Coritiba, ao mesmo tempo em que vem investindo em um time jovem, contratou e mantém na equipe uma série de jogadores experientes e rodados pelo futebol brasileiro.
"A idéia é mesmo ter jogadores que possam dar uma sustentação aos garotos do time. Para isso, temos o Artur ", lembrou o treinador Macuglia. "É preciso ter um nível de equilíbrio entre os garotos e os mais experientes", completou o diretor Vialle.
REVELAÇÃO NO BANCO
Os 15 pratas da casa que defendem o Coritiba atualmente não foram os únicos que ganharam recentemente a oportunidade de sair das categorias de base para integrar o elenco principal do time alviverde. Édson Borges também teve uma chance no grupo principal coxa-branca e, embora, não saia do banco de reservas, tem total confiança do treinador Guilherme Macuglia.
Isso porque Borges foi efetivado em dezembro de 2006 como auxiliar-técnico do clube alviverde. Ele foi treinador das categorias de base do Coritiba por quatro anos e meio e revelou grande parte dos jogadores que hoje são as apostas da diretoria para conseguir o acesso à Série A do Brasileiro.
Édson Borges acredita que os atletas estão preparados, apesar da pouca idade, para integrar o elenco do Coritiba em um ano decisivo da história do clube: "Acho que eles subiram em uma boa hora, porque eles já provaram a qualidade que têm. Estão dando certo por causa disso, se prepararam muito. Muitos não esperavam que já subiriam para o time de cima, mas estão bem e estamos felizes por causa disso. Hoje eles são quase unanimidade na cidade".
TITULARES
Dos 35 atletas que compõem o elenco atual do Coritiba, 15 foram formados nas categorias de base do clube. Entre os destaques estão os atacantes Anderson Gomes e Keirrison, o zagueiro Douglão, o goleiro Rodrigo Café e o volante Rodrigo Mancha.
Esses vêm ganhando oportunidades de Guilherme Macuglia no time titular, mas três, especialmente, já têm lugares cativos entre os 11 que entram em campo pela equipe alviverde. Veja a ficha desses jogadores e como eles são caracterizados pelo treinador Macuglia.
Henrique
Idade: 20 anos
Posição: zagueiro
Fez um gol na temporada.
Fala professor: "Atleta de marcação forte e de muita velocidade".
Pedro Ken
Idade: 19 anos
Posição: meia
Fez quatro gols na temporada
Fala professor: "Jogador inteligente e de visão de jogo. Muito aplicado taticamente também".
Marlos
Idade: 18 anos
Posição: meia
Fez um gol na temporada.
Fala professor: "É um jogador diferenciado, atleta de drible e que levanta o torcedor por ser acima da média".
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)