
AMADOR
Mania de vencer
Vinícius Coelho
www.parana-online.com.br
Faz quarenta anos, mais ou menos, que o Miro Bueno, hoje já auxiliado por seu filho Aramis, percorre os quatro cantos da cidade, em busca de novas e futurosas promessas para o seu Coritiba. No seu currículo há pelo menos uns cinqüenta que deram certo, tendo como carro-chefe o maior de todos que é o Alex (foto).
E se o número não é mais alto, se deve ao fato de que o clube nunca teve uma política mais séria, mais estruturada como a que tem hoje pra que os jovens valores ganhem o incentivo e as condições para progredir e enfrentar o profissionalismo.
Futebol de salão, a horta
Pois agora o Miro foi como carga pesada para o futebol de salão, que ele diz ser a sua horta sementeira, onde os meninos aparecem e depois são repassados às divisões de base do Coritiba. E para mostrar eficiência, o Miro supervisionou o ano inteiro o trabalho dos dois técnicos Sandro Mendes e Marco Antonio Cruz.
Sabem quantos campeonatos e torneios o futebol de salão coritibano ganhou este ano? Vinte quatro. Sub-7, sub-9, sub-11, Sul-Brasileiro Mirim, Pré-mirim e Fraldinha, os campeonatos paranaenses Mamadeira, Fraldinha e Pré-mirim. A Copa Penalty, nas suas três categorias, promovida pelo Clube Curitibano, o Pré-Mirim Metropolitano, Fraldinha e Mamadeira.
Os mais destacados foram Fábio Neves, artilheiro do Brasileirinho, taça Paraná e Metropolitano; Guilherme Morassi, artilheiro fraldinha do Metropolitano; Lucas Piazon, Pré-mirim, artilheiro da Taça Paraná e do Metropolitano; Denis Skrzypiec, Mirim, artilheiro da Copa Penalty, juntamente com o Lucas Gabriel.
Também no feminino as conquistas aconteceram. Ganhou a Curitiba International Cup, com as jogadoras Patrícia Silva e Camila Cancian convocadas para a seleção paranaense adulta e sub-15. Só sucesso.
No campo
E nos gramados também aconteceram conquistas. Aí no trabalho direto da dupla Miro-Aramis. No 1.º semestre, Copa Boluca, pré-mirim e infantil, que teve como destaques o Daniel Bessa, artilheiro com 33 gols, Carlinhos, goleiro menos vazado; (pré-mirim) André Pinto, artilheiro com 23 gols e Hérico Pimentel, goleiro menos vazado (infantil).
No torneio Jorge Sobrinho, Jair Bruno foi o artilheiro com 17 gols e Hérico o goleiro menos vazado (infantil) e Daniel (26 gols) e Carlinhos no pré-mirim repetiram a dose.
Dever cumprido
E é essa mania de vencer que espalha para o clube a chance do êxito. Hoje, quem não fabricar jogadores, garimpar e não lhes der condições, fatalmente não resistirá as novas estruturas que gradativamente são ampliadas no futebol brasileiro e tornam as contratações do craque feito, praticamente impossíveis. A horta do Miro vai continuar a dar seus frutos.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)