
AVALIAÇÃO
No confronto diante do Náutico, no jogo de volta válido pela segunda fase da Copa do Brasil, o Coritiba necessitará de uma combinação de eficiência entre os setores ofensivo e defensivo, caso pretenda avançar à próxima fase, em que enfrentaria o vencedor do confronto entre Botafogo-RJ e Ipatinga-MG.
A vitória do Timbu por 2x0, no jogo de ida, dificultou sobremaneira as coisas para o Verdão. No jogo de hoje, será necessária uma vitória por 3 ou mais gols de diferença para que o Coxa se classifique. Uma vitória Coxa por 2x0 levará a decisão para a cobrança de penalidades máximas, enquanto qualquer outro resultado classifica o time pernambucano.
O ataque
Na atual temporada, em 19 partidas (16 jogos pelo Campeonato Paranaense, e 3 pela Copa do Brasil), o ataque do Coritiba marcou 27 gols, resultando numa média de 1,42 gol por jogo. Nesse período, marcou 2 ou mais gols em 8 oportunidades (confira relação abaixo).
O detalhe é que somente em sua última apresentação pelo Campeonato Paranaense, domingo, diante do J. Malucelli, o Verdão venceu por uma diferença superior a dois gols.
Foram ainda 2 vitórias por 2x0, uma delas diante do próximo adversário do Cori pelo Campeonato Paranaense, a ADAP.
Desde o ano passado, o ataque é um dos setores mais carentes e criticados da equipe. Na temporada passada, nenhum jogador chegou a firmar-se na posição. Neste ano, Jefferson e Eanes recentemente firmaram-se como titulares e começam a apresentar certo entrosamento, e o rendimento de ambos vem num crescente. Os artilheiros do Cori na temporada, até agora, são Eanes (foto), com 5 gols, e Jefferson, com 3*. Além destes, dos prováveis titulares de hoje à noite, também balançaram as redes adversárias Guaru (3), Henrique (2) e Jackson (1).
19/01 - Paranavaí 1x2 Coritiba
02/02 - Coritiba 2x0 ADAP
05/02 - Toledo 0x2 Coritiba
09/02 - Coritiba 3x1 União Bandeirante
12/02 - Coritiba 2x1 Paranavaí
26/02 - Coritiba 2x1 Londrina
05/03 - ADAP 1x2 Coritiba
19/03 - Coritiba 4x1 J. Malucelli
A defesa
A defesa Coxa-Branca sofreu 20 gols, nos 19 jogos realizados até agora, média de 1,05 gol por jogo.
Apenas em três oportunidades, a zaga alviverde saiu de campo invicta (as duas vitórias por 2x0 citadas na relação acima, além do empate em 0x0 contra o Icasa, no Ceará).
A zaga é considerado o setor mais equilibrado da equipe, graças às boas atuações do goleiro Artur, indiscutivelmente a melhor contratação do clube este ano, bem como do zagueiro Índio, outra boa contratação, e do garoto Henrique, mais uma grata revelação oriunda das Categorias de Base do Coritiba.
* O gol marcado por Jefferson contra o Roma, no Couto Pereira, foi anotado na súmula pelo árbitro Heber Roberto Lopes como sendo gol contra do zagueiro Carlos
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)