
AVALIAÇÃO
O Coritiba penou, mas venceu o Fortaleza por 2x1 (11x10 nas penalidades) e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil 2015.
Confira, abaixo, a avaliação do colunista Ricardo Honório sobre o desempenho de cada atleta:
Bruno - 6,0 - Não comprometeu na partida de ontem, apesar de ter ficado estático no gol do Fortaleza. Fez uma grande defesa em uma cabeçada. Nas cobranças de pênaltis não foi bem defendendo, porém bateu com precisão quando teve a responsabilidade. Ainda não passa segurança ao torcedor.
Ivan - 4,0 - Teve a oportunidade de substituir Norberto mas não fez um bom jogo. Ofensivamente não apareceu e defensivamente deixou muitos espaços.
Leandro Almeida - 5,5 - Partida razoável, mas não vem mostrando o mesmo futebol de antigamente. Parece estar desmotivado, mesmo sendo o capitão da equipe. De positivo, o fato de abrir bem as cobranças de pênaltis da equipe.
Welinton - 4,0 - Outro que não passa por uma boa fase. Defensivamente tem falhado e vem sendo queimado pelo treinador quando é escalado como lateral-esquerdo, pois não tem cacoete nenhum para a função.
Carlinhos - 4,5 - Após renovar o seu contrato, deixou o seu futebol bem longe do Alto da Glória. Tem sido um jogador burocrático, bem distante daquele lateral incisivo que a torcida estava acostumada a ver. Saiu contundido.
Helder - 5,0 - Outro que não vem em boa fase. Vem formando uma dupla lenta de volantes com João Paulo e isso tem dificultado o sistema de marcação do time. Ontem, só apareceu nas cobranças de pênaltis.
João Paulo - 5,0 - A avaliação dada a Helder cabe perfeitamente a João Paulo. A falta de mobilidade aparece no baixo número de desarmes do Coritiba na partida. As suas bolas paradas, ponto forte do time no início da temporada, não estão fazendo mais diferença em favor do time Alviverde.
Ruy - 9,0 - Grande nome da equipe. Jogou com personalidade e muita qualidade técnica. Comandou a meia-cancha, armou a equipe e concluiu em gol, resultando em um golaço de fora da área. Cansou no final, mas contribuiu muito para a classificação.
Thiago Galhardo - 5,5 - Teve bons lampejos, mas ainda distante da expectativa que a torcida tem em seu futebol. Tentou tabelas em toques curtos, jogando sempre em direção ao gol. Deverá evoluir e ser uma boa opção para o treinador.
Negueba - 4,0 - Seu único bom lance no jogo de ontem foi puxar o contra-ataque que resultou no gol de Ruy. Caiu assustadoramente de produção. Parece sem confiança e assustado com as cobranças. Ontem discutiu com a torcida que fica atrás do banco de reservas. É hora de sair do time e passar por um trabalho com o novo psicólogo Alviverde para recuperar o bom futebol que apresentou no começo da temporada.
Rafhael Lucas - 6,5 - Muito oportunista. Se a bola chega, o jovem atacante sempre está lá para incomodar o adversário. Com um melhor parceiro de ataque e se entrosando com os novos meias, o seu futebol tende a crescer ainda mais.
Leandro Silva - 6,0 - Entrou em uma fogueira e mostrou qualidades. Boa opção para a sequência da temporada.
Wallyson - 3,0 - Mais uma vez se mostrou sonolento e só contribuiu com a cobrança de pênalti. Se reforços chegarem, perderá espaço dentro da equipe.
Rosinei - sem nota - Entrou no final no lugar de Ruy e jogou pouco tempo.
Marquinhos Santos - O seu maior desafio é fazer a equipe mostrar mais futebol, pois é inadmissível tomar sufoco dentro de casa para uma equipe da Série C. Seu time não apresenta nenhuma jogada ensaiada, o que mostra que o trabalho do treinador durante os treinamentos vem sendo mal feito. Precisa mexer na dupla de volantes, pois a marcação em frente a área vem sendo falha. Em cinco meses não deu padrão tático a equipe.
O destaque
A estreia do meia Ruy. Deu esperança de dias melhores no setor de meia-cancha da equipe.
O bonde
Os dois goleiros nas cobranças de pênaltis. Está certo que os goleiros não têm obrigação de defenderem pênaltis, mas não conseguirem pegar um em onze chutados é sinal de que falta treinamento e qualidade. E o fato de alguns terem sido mal batidos, reforça a qualificação de bondes para Bruno e Deola.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)