
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Nacional se enfrentam nesta quarta-feira, 14, às 20h30 (no horário de Brasília), em Manaus, pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil 2012. Querendo reviver a brilhante campanha da temporada anterior, quando perdeu o título por um gol, o Verdão cruza o país na expectativa de reencontrar o seu melhor futebol para, novamente, impressionar o Brasil com novas façanhas. Pela frente, terá um Nacional que vive a empolgação pela proximidade da conquista do primeiro turno do Campeonato Amazonense e que promete vir para cima do Coritiba sem medo
Coxa desliga a chave do Estadual para fazer bonito na Copa do Brasil
No último final de semana, o Coritiba fez uma partida de dois tempos claramente distintos. No primeiro, as dificuldades na troca de passes e a pouca movimentação dos homens de frente deram a impressão de que o jogo contra o lanterna Iraty seria complicado. Entretanto, na segunda metade da partida, especialmente após a saída de Marcel, o Coritiba se encontrou em campo, teve lampejos daquele time que empolgou a torcida no ano passado e goleou a fraca equipe do Azulão, por 5x1. Se ainda está longe de se mostrar "na ponta dos cascos", como na gíria do futebol, a goleada deve servir para motivar o grupo para os difíceis desafios que estão por vir.
Sonhando em dar o passo final, que não foi possível por uma série de fatores em 2011, o Verdão volta o seu foco, inteiramente, para a disputa da segunda mais importante competição nacional. Agora, a torcida poderá ter a real noção sobre qual o estágio do Alviverde em comparação com os mais importantes clubes do país e verá, diante de seus olhos, a necessidade ou não de reforçar o elenco para ajudar na conquista dos objetivos. A campanha se inicia na longínqua Manaus, que ultimamente vem sofrendo com fortes chuvas, o que pode ser mais um fator para complicar o Coritiba na partida desta quarta.
Em relação ao time que desafia o Nacional, a grande novidade fica por conta do retorno de Rafinha, recuperado das dores musculares que o tiraram da partida diante do Iraty. A dúvida fica por conta de quem cederá o seu lugar ao meia. Como Marcelo Oliveira fechou o último treino da equipe, já em Manaus, as pistas sobre a escalação são poucas. De qualquer forma, Gil e Renan Oliveira são os principais candidatos a deixar a equipe. Djair, que foi bem no último final de semana, deve seguir no time, até porque Tcheco segue de fora. Outra possível mudança é na frente, onde Roberto pode fazer a sua estreia e já roubar a titularidade de Marcel. De qualquer maneira, a definição ficará para minutos antes da bola rolar.
Nacional sonha em transferir o sucesso no Amazonense para a Copa do Brasil
O Nacional faz boa campanha em seu campeonato Estadual. Após fechar a fase de classificação com apenas uma derrota em nove jogos, o "Naça" passou pelo Fast e está na final do primeiro turno. No primeiro jogo, o time azul de Manaus venceu o Princesa do Solimões por 2x1, fora de casa, e está muito próximo do título, o que garantiria, antecipadamente, uma vaga na final. Justamente em virtude disso, a torcida está bastante empolgada e deve comparecer em ótimo número ao estádio so Sesi para empurrar seus jogadores.
A má notícia para o técnico Léo Goiano é a impossibilidade de contar com Leonardo, artilheiro isolado do campeonato Amazonense. O atacante ainda não se recuperou de sua lesão e desfalca a equipe. Garanha, que foi o responsável direto pela vitória do Nacional no último final de semana é outro que sofre com dores e deve ficar apenas no banco. Sendo assim, Altair deve permanecer no meio, com liberdade para chegar ao ataque. Na zaga, Santiago reaparece após cumprir suspensão pelo campeonato Estadual e deve formar o trio defensivo com Martony e Cristóvam.
Panoramas da partida
O Verdão não pode cair na armadilha de pensar que a partida diante do Nacional possa ser fácil, muito pelo contrário. O time Amazonense certamente estará bastante empolgado pela sua ótima campanha no campeonato Estadual e contará com um bom apoio de seus torcedores para tentar encurralar o Coritiba nos minutos iniciais da partida e surpreender o Alviverde, que pouco conhece a respeito do adversário. Por isso, o Coritiba deve entrar em campo com inteligência, planejando e executando suas ações no gramado de modo a conter a empolgação do rival principalmente nos minutos iniciais de jogo.
Na parte ofensiva, a volta de Rafinha certamente incrementará o poderio de frente do Coritiba. Com ele, a equipe Coxa-Branca terá mais facilidade na transição ao campo de ataque e tende a chegar mais constantemente ao gol de Jairo. Outro que terá importante papel será Lincoln, que apresentou boa evolução no jogo contra o Iraty e precisa manter ou aminda melhorar o seu nível. Na frente, a possível entrada de Roberto traria mais movimentação na frente e ajudaria os homens de meio na procura de espaços. Entretanto, essa é uma decisão que ficará para minutos antes do jogo. No banco, Anderson Aquino pode ser uma boa opção.
Na parte defensiva, certamente a ausência de Leonardo, responsável por quase metade dos gols do Nacional no ano, facilitará as coisas para a retaguarda Alviverde. Entretanto, é preciso ter bastante atenção com as movimentações dos homens de meio-campo, que auxiliarão Charles nos arremates ao gol de Vanderlei. As jogadas de bola parada também precisam ser contidas. Entretanto, o desconhecido será uma das principais ameaças ao Coritiba no jogo desta quarta-feira.
Como sempre, a torcida Alviverde marcará presença no estádio do Sesi, em Manaus, para empurrar o Verdão na partida. Os Guerreiros Coritibanos residentes naquela região não pensarão duas vezes em comparecer ao estádio, demonstrando o seu amor pelas cores do Glorioso. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, colados no radinho, os torcedores Alviverdes enviarão energias e vibrações positivas para que os jogadores façam um bom jogo, pensando sempre na vitória e na classificação antecipada para a segunda fase.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - primeira fase - jogo de ida
Nacional/AM x Coritiba
Local: Estádio Roberto Simonsen (SESI), em Manaus (AM)
Data: 14/03/2012, quarta-feira
Horário: 20h30
Nacional:
Jairo; Martony, Cristóvam e Santiago; Amaral, Álvaro, Edvan, Hugo, Altair e Alexandre; Charles.
Técnico: Léo Goiano
Coritiba:
Vanderlei; Jackson, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Djair, Gil (Renan Oliveira), Rafinha e Lincoln; Marcel (Roberto).
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA
Assistente 1: Marcio G. Correia Dias/PA
Assistente 2: Luis Diego Nascimento Lopes/PA
4º Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)