
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sousa se enfrentam nesta quinta-feira, 18, às 19h30, no estádio Marizão, pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil 2013. Depois de golear o Rio Branco no último final de semana e se manter vivo na disputa pelo título do segundo turno do Paranaense, o Verdão agora dá a largada na Copa do Brasil na distante Paraíba e tenta alcançar as fases finais da competição novamente. Pela frente, terá o desconhecido Sousa, que luta por uma vaga na próxima fase do Paraibano, mas que encara a partida contra o Coritiba como uma verdadeira vitrine para o futebol nacional
Sem o capitão, Verdão busca bom resultado na Paraíba
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Rio Branco, no Couto Pereira, e outra vez atropelou o Leão da Estradinha. Os 6x0 diante do fraco time de Paranaguá vieram ao natural, com uma boa atuação coletiva e destaques individuais, como Alex, Rafinha e Robinho, que voltou bem à equipe, dando mais movimentação ao meio-campo Alviverde. Apesar da larga margem, o Verdão ainda desperdiçou vários gols, o que poderia deixar a situação do Rio Branco ainda mais complicada. De qualquer forma, o time vem apresentando evolução nas últimas rodadas, o que anima torcedores, jogadores e a comissão técnica Alviverde.
Mas apesar de ter um AtleTiba pela frente no próximo final de semana, as atenções do Coritiba se voltam para a Copa do Brasil. Depois de uma longa indefinição sobre o adversário, finalmente chegou a hora de estrear, e a ideia de todos no clube é dar o passo final para a conquista do título, algo que faltou nos dois últimos anos. Sabendo disso, e respeitando todos os adversários, o Coritiba desembarcou no interior da Paraíba, onde encara o seu primeiro desafio.
Em relação ao time, embora tenha um clássico na próxima rodada do Paranaense, o técnico Marquinhos Santos decidiu não poupar a maioria de seus titulares e manda a campo o que tem de melhor. A única exceção é Alex, que ficou em Curitiba para aprimorar a forma física visando o compromisso do próximo domingo. Gil, que não atuou diante do Rio Branco por estar suspenso, entra em seu lugar, o que fará com que Robinho jogue um pouco mais avançado. A outra mudança é a volta de Leandro Almeida à zaga, o que faz com que Pereira volte ao banco de reservas. Nas demais posições, a equipe será a mesma que goleou no último final de semana.
Sousa tenta aparecer para o Brasil e conseguir trazer a decisão para Curitiba
Com apenas 21 anos de existência e dois títulos paraibanos, o Sousa teve que lutar na Copa do Brasil antes mesmo da competição se iniciar. Depois de uma intensa briga com o CSP nos tribunais, o Dinossauro conseguiu provar que o torneio seletivo da Paraíba por uma vaga na competição nacional não tinha valor algum e "roubou" a vaga do rival, ganhando o direito de enfrentar o Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil. Imediatamente após a confirmação, a procura por ingressos foi grande, e o estádio Marizão deverá receber um bom público para o jogo.
Na quarta colocação do returno do Campeonato Paraibano, o Sousa ainda luta por uma vaga nas semifinais, mas precisa ficar entre os dois primeiros para conquistar este objetivo. A equipe do técnico Neto Maradona reclamou muito da arbitragem no empate do último final de semana diante do Auto Esporte mas, ainda assim, arrancou um ponto do líder, atuando fora de casa. A escalação é completamente desconhecida dos torcedores paranaenses, entretanto, segundo relatos da imprensa da Paraíba, o grande destaque do time é o meia Márcio Tarrafas.
Panoramas da partida
O cansaço pela longa viagem, a qualidade do gramado e a empolgação da torcida local devem ser os três principais desafios do Coritiba na cidade de Sousa. Aproveitando-se do desconhecimento Alviverde sobre as características da equipe, o Sousa deve utilizar os primeiros minutos de jogo para tentar surpreender o Coritiba e ensaiar uma pressão para, quem sabe, conseguir um gol, o que facilitaria a conquista do objetivo da equipe, que é trazer a decisão da vaga para o Couto Pereira.
Ofensivamente, embora certamente sinta a falta do capitão Alex, o Verdão precisará manter a boa movimentação demonstrada na partida diante do Rio Branco para tentar envolver a equipe adversária e chegar constantemente ao gol, criando diversas oportunidades. Nesse sentido, a atuação dos meias Zé Rafael, Rafinha e Robinho será importante para que Deivid tenha condições de incomodar a defesa adversária e concluir em gol. Além disso, as jogadas de bola parada serão importantes armas, principalmente em virtude das dimensões do gramado.
Na parte defensiva, fica realmente complicado fazer uma análise tática da equipe adversária. Segundo relatos da imprensa paraibana, Márcio Tarrafas é o grande destaque da equipe na temporada e, por conta disso, deverá ser bem marcado. Além dele, outro que recebeu diversas menções por sua boa atuação diante do Auto Esporte foi o atacante Rony. Por fim, as jogadas de bola aérea deverão ser controladas.
Mesmo na distante Sousa, no interior da Paraíba, a torcida Coxa-Branca estará presente para empurrar os jogadores no primeiro compromisso da Copa do Brasil 2013. Um novo sonho começa nesta quinta-feira, e será preciso muita energia e determinação para que o Coritiba rompa a barreira da final e finalmente conquiste o título. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2013 - primeira fase - jogo de ida
Sousa x Coritiba
Local: Estádio Marizão, em Sousa (PB)
Data: 18/04/2013, quinta-feira
Horário: 19h30
Sousa:
Danilo; Toty, Lima, Alisson e Camilo; Rafael Paraná, Jaílton, Misso (Israel) e Márcio Tarrafas; Rony e Cléber (Luciano Fonseca).
Técnico: José de Almeida Neto (Neto Maradona)
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Sergio Escudero e Patric; Willian, Gil, Robinho, Zé Rafael e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Cláudio Mercante Júnior/PE
Assistente 1: Wilton José Lins da Silva/PE
Assistente 2: Marcelino Castro de Nazaré/PE
4º Árbitro: José R. Albuquerque Soares/PB
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)