
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Villa Nova se enfrentam nesta quarta-feira, 4, pela partida de estreia da Copa do Brasil 2015. Após um empate preocupante diante do então lanterna do Paranaense, o Verdão tenta apagar a má impressão e iniciar com o pé direito a sua caminhada na competição nacional. Pela frente, terá um empolgado adversário, que ainda não perdeu na temporada, e sonha com a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Para isso, conta com o apoio de sua torcida.
O time
No último domingo, o Verdão foi até Prudentópolis e, quando todos esperavam que o time fosse vencer o fraco adversário do interior e encaixar a segunda vitória consecutiva, a equipe simplesmente "não entrou em campo". Com uma apresentação muito abaixo da média, o que se viu foi um time sem alma e, acima de tudo, sem qualquer inspiração para criar jogadas ofensivas. O 0x0 refletiu exatamente o que foi a partida e, caso tivesse que haver um vencedor, este seria o Prudentópolis, que lutou muito contra suas limitações e colocou duas bolas na trave de Vaná. Fica o alerta para a diretoria Alviverde de que devem ser feitas inúmeras melhorias no elenco para que o Coritiba possa ter, pelo menos, uma temporada tranquila.
Mas agora o foco é na Copa do Brasil, competição na qual o Coritiba se acostumou com vitórias em um passado recente. A partida de estreia será em Minas Gerais, contra um adversário teoricamente mais complicado que os dos anos anteriores. Portanto, é necessário foco total na partida. Sabendo disso, o técnico Marquinhos Santos promoverá a volta dos jogadores que poupou no último final de semana e espera trazer um bom resultado de Nova Lima. Leandro Almeida, Norberto, Carlinhos, João Paulo e Negueba voltam a atuar como titulares. O mesmo acontece com Hélder, que jogou no segundo tempo da partida contra o Prudentópolis, melhorou o rendimento da equipe e garantiu seu lugar entre os titulares. Quem sai da equipe é o zagueiro Welinton, o que faz a equipe voltar a atuar no 4-3-3.
O adversário
Terceiro colocado no Campeonato Mineiro e ainda invicto na competição, o Villa Nova está muito motivado para a partida diante do Verdão e deve ver sua torcida lotar o estádio Castor Cifuentes. O centenário time de Nova Lima, que já foi cinco vezes campeão mineiro e campeão Brasileiro da Série B em 1971, busca retomar seu caminho e vê, na partida diante do Coritiba, uma ótima oportunidade para voltar a chamar atenção no cenário nacional. Assim, a expectativa do elenco comandado por Wellington Fajardo não só é levar a decisão para o Couto Pereira, como também desclassificar o Alviverde logo na primeira fase.
O jogo
A partida diante do Villa Nova não será nada fácil. A equipe mineira deve ser o compromisso mais complicado da temporada até aqui e o Verdão precisa levar a sério o jogo diante do Alvirrubro mineiro. A empolgação da torcida e o estádio com dimensões reduzidas devem formar um verdadeiro alçapão para o Coritiba, que precisa neutralizar as ações ofensivas da equipe adversária em naturalmente, impor o seu jogo. Entretanto, o time Coxa-Branca deve ter o mínimo de criatividade para criar suas jogadas e incomodar o goleiro adversário.
Ofensivamente, a volta de Carlinhos e Negueba devem trazer um pouco mais de inspiração ao time Alviverde, que deve concentrar suas ações ofensivas pelo lado esquerdo. A equipe do Coritiba deve utilizar da velocidade para criar opções pelos lados do campo, proporcionando condições de finalização para Wellington Paulista e Rafhael Lucas, no comando de ataque. Além disso, o time Coxa-Branca deve utilizar o expediente da bola parada para criar chances e, quem sabe, voltar de Minas Gerais com a classificação garantida na bagagem.
Na parte defensiva, o Villa Nova deve utilizar a empolgação da torcida para formar uma "blitz" e tentar surpreender o Coritiba logo nos primeiros minutos de jogo. O Leão de Nova Lima também deve insistir na velocidade para aproveitar os lados do campo, principalmente com os meias Humberto e Gabriel Davis. Entretanto, no aspecto individual, o principal jogador da equipe é Diego Clementino, que já teve passagens por Cruzeiro e Grêmio. Assim, a defesa Alviverde deve ficar bastante atenta na atuação deste atleta.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do estádio Castor Cifuentes para empurrar o Coritiba na estreia da Copa do Brasil. Os torcedores Alviverdes residentes em Belo Horizonte irão apoiar os atletas rumo a uma vitória diante do Villa Nova, quem sabe por dois gols de diferença, para eliminar o jogo de volta. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um grande triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Copa do Brasil 2015 - Primeira Fase - Jogo de ida
Villa Nova/MG x Coritiba
Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
Data: 04/03/2015, quarta-feira
Horário: 22h
Villa Nova:
Thiago Braga; Edvan, Danilo, Clayton e Raphael Toledo; João Paulo, Michael Elói, Humberto e Gabriel Davis; Diego Clementino e Michel Douglas.
Técnico: Wellington Fajardo
Coritiba:
Vaná; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Alan Santos e João Paulo; Negueba, Rafhael Lucas e Wellington Paulista.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Devarly Lira do Rosário/ES
Assistente 1: Fabiano da Silva Ramires/ES (Especial)
Assistente 2: Katiuscia M. Berger Mendonça/ES (Especial)
4º Árbitro: Renato Cardoso da Conceição/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)