
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam nesta quinta-feira, 14, às 21h, no Morumbi, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil 2012. Depois da derrota diante do Flamengo, no Brasileirão, o Alviverde agora volta todas as suas atenções para os jogos decisivos da Copa do Brasil e luta para manter vivo o sonho da conquista de mais um título nacional. Pela frente, terá o forte São Paulo, que também tenta vencer esta competição pela primeira vez e coloca o triunfo desta competição como prioridade máxima desta temporada, visando retornar o mais rápido possível às disputas da Taça Libertadores
Marcelo Oliveira faz mistério para encarar o São Paulo e trazer um bom resultado para casa
No último final de semana, o Coritiba foi até o Rio de Janeiro e desafiou um Flamengo em frangalhos no Engenhão. Entretanto, completamente sem atenção em campo, o time foi dominado no início do jogo e com menos de 15 minutos já perdia para o rubro-negro carioca por 2x0. Passado o susto, o Coritiba até melhorou na partida, descontou com Emerson ainda na primeira etapa e pressionou o Flamengo durante praticamente o segundo tempo inteiro, perdendo gols incríveis. Mas uma nova desatenção da zaga, já ao final da partida, permitiu o terceiro gol da equipe carioca e decretou números finais no placar.
Mas agora é hora de deixar todos os erros para trás e focar exclusivamente nas duas partidas diante do São Paulo. Todos sabem do enorme desafio que se apresenta e é preciso manter a atenção e o comprometimento durante os 180 minutos do confronto. As lições de 2011 precisam ficar bem vivas na memória da comissão técnica e dos atletas Alviverdes que, novamente, têm em suas mãos a oportunidade de escrever uma nova história, dessa vez com um final feliz. Apoio não irá faltar, tanto no Morumbi como no Couto Pereira, mas é preciso garra, determinação e, acima de tudo, coragem para enfrentar o adversário de cabeça erguida, sem qualquer tipo de receio.
Em relação ao time, o mistério impera desde o momento em que o Coritiba desembarcou em Atibaia para iniciar a preparação para o confronto desta quinta-feira. Diversos treinos secretos foram realizados e poucas imagens foram liberadas à imprensa. Com isso, várias dúvidas surgiram na montagem do time, a começar pela defesa. Jonas e Pereira poderiam reaparecer na equipe mas, devido à falta de ritmo de jogo dos ex-titulares, essas hipóteses são bem remotas. Assim, Demerson e Ayrton devem permanecer no time. No meio, a tendência deve ser a entrada de três volantes, com Willian, Sérgio Manoel e Tcheco fazendo a contenção. Lincoln e Éverton Ribeiro tendem a ser os responsáveis pela ligação, mas Roberto pode aparecer no lugar de um deles, provavelmente Lincoln. Éverton Costa jogará como referência entre os zagueiros. De qualquer maneira, a decisão fica para apenas minutos antes da bola rolar.
São Paulo aposta em título inédito da Copa do Brasil para garantir retorno à Libertadores
Assim como o Coritiba, o São Paulo busca o seu primeiro título na Copa do Brasil. O Tricolor paulista esteve muito próximo de ser eliminado ainda nas oitavas-de-final, mas conseguiu reverter uma situação complicada diante da Ponte Preta e manteve vivo o seu sonho de retornar à Copa Libertadores da América. A conquista da competição nacional é a prioridade máxima no clube, que atravessa um jejum de títulos incomum em sua história recente. Para ilustrar esse desejo, o técnico Émerson Leão chegou a falar que o título da Copa do Brasil serviria para "salvar a temporada". Portanto, é de se esperar um São Paulo valente e brigador nestas semifinais.
Para a montagem da equipe, o técnico são-paulino não terá qualquer problema. Lucas e Casemiro retornaram da excursão com a seleção brasileira e estão garantidos no time, assim como Luís Fabiano, que não atuou na vitória por 1x0 diante do Santos, no final de semana, por estar suspenso. O zagueiro Rhodolfo, que reclamou de dores musculares no início da semana, fez exames e está liberado para atuar normalmente. O ex-jogador do A. Paranaense formará dupla com Paulo Miranda, que recentemente foi muito contestado por membros da própria diretoria do São Paulo. Por fim, o goleiro Rogério Ceni está em fase final de recuperação e, embora tenha dito que estará preparado para a final, segue sendo substituído por Denis.
Panoramas da partida
Certamente o jogo desta quinta-feira será dificílimo e, ao mesmo tempo, determinante para a postura de como o Coritiba irá encarar a segunda partida, no Couto Pereira. Evidentemente, o Alviverde não poderá atacar o São Paulo desde o primeiro minuto, mas também não deverá ficar estagnado em seu campo de defesa, aceitando passivamente a pressão do Tricolor paulista que tomará a iniciativa do jogo e tentará encurralar o Coritiba. Para escapar deste cenário, o time precisará estar forte na marcação e aproveitar todas as chances de sair em velocidade nos contra-ataques.
Ofensivamente, o Coritiba não poderá errar tantos passes no meio, como fez na partida contra o Flamengo. Além disso, os volantes Alviverdes serão obrigados a se aproximar constantemente do ataque. Caso contrário, Éverton Costa ficará isolado na frente, sem produzir chance alguma de gol. Individualmente, as atuações de Sérgio Manoel e Tcheco serão determinantes, pois eles serão os principais responsáveis por carregar a bola ao campo de ataque. Os dribles de Éverton Ribeiro e as subidas de Ayrton também serão importantes. Por fim, as jogadas de bola aérea, com Emerson, podem ser um diferencial, visto que a zaga do São Paulo apresenta dificuldades neste tipo de lance.
Na parte defensiva, o Verdão precisará controlar especialmente os dois grandes jogadores do setor de criação do São Paulo. Jadson e Lucas atravessam grande fase e são os principais responsáveis por alimentar o perigosíssimo artilheiro Luís Fabiano na frente. Demerson e Emerson não podem dar qualquer espaço ao centroavante, que pode resolver a partida em poucos metros do campo. Além deles, o Verdão deve controlar as chegadas-surpresa de Cícero ao ataque e evitar o apoio dos laterais, principalmente com Bruno Cortês, pela esquerda. Por fim, é preciso atenção máxima nas jogadas de bola parada, especialmente na marcação de Rhodolfo.
Certamente a torcida Coxa-Branca estará nas arquibacadas do Morumbi em excelente número para apoiar o Verdão no desafio de calar um estádio lotado e sair na frente na decisão por uma vaga na final da Copa do Brasil. A torcida espera coragem e determinação dos comandados de Marcelo Oliveira para que o Coritiba mostre a sua grandeza e retorne de São Paulo com um bom resultado. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias positivas serão enviadas em busca de mais um grande triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - semifinais - jogo de ida
São Paulo/SP x Coritiba
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Data: 14/06/2012, quinta-feira
Horário: 21h
São Paulo:
Denis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Bruno Cortês; Denílson, Casemiro, Cícero, Jadson e Lucas; Luís Fabiano.
Técnico: Émerson Leão
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Tcheco, Lincoln (Roberto) e Éverton Ribeiro; Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro/MG (FIFA)
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Márcio Eustáquio S. Santiago/MG (FIFA)
4º Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES (Asp. FIFA)
5º Árbitro: Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)