
COPA DO BRASIL
O Coritiba cruzou metade do Brasil para disputar a primeira partida pela Copa do Brasil 2005 contra o time do CFZ DF. Num estádio com muitas deficiências, desde a falta de um vestiário compatível com uma partida de um time Campeão Brasileiro, passando por um gramado com muitos buracos, o time do Alviverde paranaense usou mais da raça do que da técnica para vencer o time do Zico por 2x0, gols de Negreiros e Egídio. Com o resultado, o Coxa passa para a segunda fase sem precisar fazer o jogo de volta. Na próxima rodada o Cori enfrentará o Palmas (TO) ou o Náutico.
O Coritiba começou a partida com Fernando, James, Miranda, Flávio e Ricardinho; Nascimento, Vital, Capixaba e Marquinhos; Negreiros e Marciano. Lopes optou por deixar Vital na titularidade, sacando Egídio. A mudança objetivava trazer maior força ofensiva para o Verdão. No ataque, Luiz Carlos ficou no banco. Ele pediu à Comissão Técnica do Coxa para não iniciar jogando, pois ainda não tem as condições físicas ideais.
O início da partida foi caracterizado por muitas faltas por parte do Coxa, o que acabou por ser uma constante durante todo o jogo. O reflexo disto foi o grande número de cartões amarelos para o Cori: Miranda, Marquinhos, Nascimento, Vital e Luiz Carlos.
O primeiro momento do Coxa no ataque ocorreu com o meia Marquinhos, que chuta de longe e a bola passou perto da trave do CFZ. No minuto seguinte, o Cori voltou ao ataque, desta vez com Negreiros, que perdeu grande chance dentro da grande área.
Aos 8 minutos, o Coxa volta a ter mais uma chance, com Marquinhos cruzando para Negreiros, que chega chega atrasado e perde nova chance.
Até os 13 minutos, só o Coritiba atacava, com Negreiros, Marquinhos, Capixaba e Marciano procurando trocar bem os passes ofensivos.
Aos 13, o jogador Coelho simula falta e leva o amarelo. Esta foi a primeira oportunidade ofensiva do CFZ depois da blitz Coxa no início da partida.
Quatro minutos depois, o goleiro Fernando faz um verdadeiro milagre em boa jogada do lateral Andrezinho, evitando aquele que seria o primeiro gol do CFZ.
Dois minutos depois, aos 19, seria a vez do Coxa atacar, só que desta vez sem desperdiçar a oportunidade: em linda jogada de Marquinhos, Negreiros, de carrinho, só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes do time de Brasília, fazendo Coxa 1x0.
Aos 25, Miranda comete falta perigosa e leva cartão amarelo. Na cobrança, Coelho cobra a falta e a bola desvia na barreira e vai pela linha de fundo.
Durante os 15 minutos seguintes, o jogo ficou mais equilibrado. O Cori procurava o ataque, mas sem sucesso; por seu lado, o CFZ procurava equilibrar a partida, buscando o ataque com o jogador Coelho, que procurar fazer jogadas em velocidade.
Aos 40 minutos, o meia Marquinhos faz linda jogada e passa para Ricardinho, que perde grande chance de ampliar o placar.
No contra-ataque, o time da casa perde uma chance incrível para empatar, frente a frente com Fernando.
Na primeira etapa o Coritiba cometeu 19 faltas, contra apenas 3 do CFZ. No ataque, o Verdão teve seis escanteios a seu favor contra apenas 1 do CFZ, o que comprovou a maior presença ofensiva do Cori, apesar do jogo forte na defesa, que originou muitas faltas e cartões amarelos para o Alviverde.
O segundo tempo começou com o time Coxa marcando muito forte e fazendo faltas. Logo aos dois minutos da etapa final, Marquinhos faz falta dura por trás e recebe cartão amarelo.
Aos 9, nova falta dura cometida pelo Coritiba. Desta vez foi o capitão Nascimento quem recebeu o cartão amarelo.
Aos 12 minutos, numa boa jogada individual, Andrezinho chuta forte e a bola explode na trave do Cori. Dois minutos depois, foi a vez do meio campista Vital fazer falta e receber mais um cartão amarelo.
Aos 14, o lateral esquerdo Ricardinho faz linda jogada individual, mas a zaga do CFZ corta o perigo de gol.
Aos 18, em um bom ataque pela direita, o Coritiba ganha escanteio. Na cobrança, o zagueiro Flávio conclui com bastante perigo contra a meta do time do Distrito Federal.
Aos vinte minutos, Lopes mexe no time Coxa: sai Marciano, que até então pouco tinha aparecido na partida para a entrada de Laércio, visando reforçar mais o ataque do Coritiba.
Com dificuldades em tocar a bola, o Coxa procurou reforçar sua defesa, para impedir os avanços do time local, que buscava o gol de empata. O treinador do Verdão troca Nascimento por Márcio Egídio.
Muito marcado em campo, o meio campista Marquinhos não tinha espaço para mostrar seu futebol. Sem poder contar com Marquinhos, o Coritiba não conseguia desempenhar um bom papel ofensivo.
Aos 26, mais uma mudança: Lopes troca Negreiros por Luiz Carlos. Nem bem entrou em campo, Luiz Carlos levou o amarelo, pois não esperou o seu companheiro deixar o campo de jogo para entrar no gramado. Mesmo amarelado, Luiz Carlos procurava as investidas contra a zaga do time do CFZ, procurando as jogadas pelo lado esquerdo da defesa local.
Aos 33 minutos, o goleiro Fernando volta a aparecer na partida, fazendo mais uma grande defesa.
Nos últimos minutos da partida, o Cori procurou equilibrar suas ações, marcando forte na defesa e tentando os contra-ataques em velocidade, apesar do estado do gramado não ser o adequado para o toque de bola.
Aos 44 minutos, Marquinhos perde a dividida para o zagueiro, num bom lance ofensivo para o Coritiba. No minuto seguinte, Vital fez um belo lance individual, fintando os zagueiros e chutando para uma espetacular defesa do goleiro Robson, que evitou o gol do Cori, tirando a bola para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Marquinhos acerta um belo cruzamento para o gol de cabeça do volante Márcio Egídio (foto). O gol, aos 46 minutos do segundo tempo, decretou o placar final e a classificação do Coritiba para a segunda fase da competição.
Mesmo não apresentando um futebol técnico e com um padrão de jogo dentro das expectativas dos torcedores do Verdão, o time Coxa venceu e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil, quando então enfrentará o time do Palmas, de Tocantins, ou o Náutico.
No sábado o Coxa volta a campo, desta vez em Maringá, contra o União Bandeirante, pela 5ª rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense de futebol. A partida será realizada a partir das 19h, no Estádio Willie Davids, com transmissão pela TVE para todo o estado do Paraná.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)