
AVALIAÇÃO
Na estréia de Estevam Soares no comando técnico do Coritiba, o time venceu o Icasa (CE) por 3x1 e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil 2006. Na próxima fase, o Verdão enfrentará o Náutico (PE).
Nesta noite de quarta-feira, quase 8 mil torcedores do Coritiba empurraram o time para a vitória, num comportamento exemplar vindo das arquibancadas. Em campo, o novo treinador do Cori montou um esquema tático muito mais encorpado do que vinha sendo apresentado nos tempos de Márcio Araújo.
Defensivamente, o Coxa variou jogadas com três (Índio, Anderson e Batatais) ou dois zagueiros, quando Índio ou Anderson avançavam mais, tanto para o combate na intermediária, como no ataque, como elemento surpresa. Prova disto que o capitão Anderson acabou fazendo o terceiro gol coritibano.
O goleiro Artur novamente foi muito bem na partida, sendo destaque sempre que acionado pelo time do Icasa, uma equipe de bom toque de bola.
Defensivamente, Índio teve um desempenho destacado, principalmente na roubada de bola e no jogo aéreo. James e Ricardinho tiveram um desempenho regular, procurando a movimentação ofensiva.
Peruíbe foi bem na marcação. Jackson, apagado em campo. Eanes e Guaru, alternando boas e más jogadas. Na etapa inicial Eanes foi bem, mas caiu de produção no tempo final, aparentemente cansado.
Na frente, Jefferson foi o destaque do Verdão. O atacante mostrou disposição e marcou dois gols, um deles um golaço, de letra (o primeiro gol da partida). Com mais três companheiros (um atacante de velocidade e dois meias), Jefferson tende a subir ainda mais de produção. Jefferson tem se mostrado como um atacante de muita utilidade tática.
O técnico Estevam Soares mostrou uma característica interessante para as disputas da competitiva Série B: Estevam é um treinador exigente, que cobra dedicação o tempo todo de seus comandados. Estevam Soares montou uma equipe alviverde com uma colocação bem definida dentro do gramado, facilitando a troca de passes.
Do Icasa, o destaque é o estilo de jogo de bom toque de bola. O Verdão da Cariri marcou seu gol na previsível jogada de triangulação entre Alcimar e Marciano, que aproveitou um vacilo da zaga coritibana e fez o único gol dos cearenses.
O gol sofrido pelo time Coxa-Branca deixa à mostra a necessidade de aperfeiçoar o sistema defensivo do time, que pecou numa jogada de troca de passes em frente a grande área.
A vitória do Coritiba foi bastante importante, tranqüilizando tanto os jogadores, como a torcida e os dirigentes. Entretanto, para a Série B, o Cori precisa de reforços que permitam mudar o estilo de jogo, seja individualmente, seja pelo coletivo.
Nesta quinta-feira, confira a cobertura completa da partida Coritiba 3x1 pelo site Coxan@utas.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)