
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Nacional se enfrentam nesta quarta-feira, 15, às 21h30, no estádio do Sesi, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil 2013. Depois da conquista do tetracampeonato Estadual, o Verdão volta as suas atenções para a competição nacional para seguir firme a sua caminhada por mais uma boa campanha. Para isso, conta com a maioria de seus titulares para, quem sabe, eliminar o time manauara já no primeiro confronto. Do outro lado, um empolgado Nacional que, no ano do seu centenário, conquistou uma vaga na final do Campeonato Amazonense e tenta surpreender o Coritiba
Alex ganha descanso depois do show, mas Verdão vai forte para Manaus
O último final de semana foi mais um daqueles que já viraram rotina em meados de maio. Outra final de Campeonato Paranaense diante do maior rival e outro título Alviverde, o quarto consecutivo, igualando uma marca conseguida apenas uma vez em nossa rica história. E a vitória veio pelos pés do maestro Alex, que mostrou porque tem um lugar reservado no coração de todos os torcedores Alviverdes. Depois da falha clamorosa de Vanderlei, que resultou no gol do A. Paranaense, o meia chamou o jogo e, com calma, conduziu o time à virada, fazendo dois gols decisivos ainda no primeiro tempo e contendo a empolgação da equipe rival. Na segunda etapa, após um amplo domínio Coxa-Branca, Geraldo (sempre ele em AtleTibas) fez mais um e abriu as comemorações de mais um título.
A festa se iniciou nas arquibancadas do Alto da Glória e se estendeu pelas ruas de Curitiba. O 37º título Alviverde deve ser comemorado com a mesma ou até mesmo mais intensidade do que as conquistas anteriores. Certamente, ainda falta muita coisa para que o Coritiba entre de igual para igual na briga contra os maiores times do país, mas é momento de celebrar a supremacia Estadual até o início da partida diante do Nacional, pela Copa do Brasil, visto que, neste tipo de competição, não se pode entrar em campo desfocado, já que um descuido pode ser fatal para pretensões futuras.
Pensando nisso, o técnico Marquinhos Santos poupará o menor número de titulares possível e vai, à exceção de Alex, com o que tem de melhor para Manaus. O meia Alviverde será poupado da desgastante viagem e fica em Curitiba para já se preparar para as disputas do Brasileirão. Lincoln é o mais cotado para assumir a sua posição, o que não alteraria a forma de atuar da equipe. Na esquerda, Escudero sentiu uma lesão e também não viajou. Patric, seu substituto imediato, também sentiu dores e abriu uma vaga para o retorno de Dênis. Outro que está lesionado é Willian, que já não atuou na final e segue de fora. Júnior Urso permanece em seu lugar. Outro que pode ganhar uma chance é Sérgio Manoel, que disputa uma vaga com Gil. Nas demais posições, a equipe será a mesma da vitória por 3x1 diante do A. Paranaense.
Empolgado com a conquista da vaga na final, Nacional tenta trazer a decisão para Curitiba
Assim como o Coritiba, o Nacional vive um bom momento. O Leão da Vila Municipal evitou o título antecipado do Princesa do Solimões, no último final de semana, e conquistou a sua vaga para a final do Campeonato Amazonense, diante do mesmo adversário. A torcida azulina já está na expectativa dos confrontos decisivos, visto que a comemoração seria ainda maior por se tratar do ano do centenário do clube. Entretanto, o experiente técnico Aderbal Lana faz questão de reforçar a importância a partida desta quarta-feira e até provoca o Alviverde ao dizer que vai "meter ferro" caso o Verdão jogue "fraco" em Manaus.
Apesar do foco ser as finais do Amazonense, o treinador do Naça não deve poupar os seus jogadores para o confronto diante do Alviverde. Após surpreender o Águia de Marabá, na primeira fase, a intenção do Nacional é, no mínimo, levar a decisão para Curitiba, assim como fez no ano passado. Sendo assim, sem maiores problemas com contusões ou suspensões, a tendência é que Aderbal Lana repita a escalação que conquistou o empate sem gols que deu o título do 2º turno. A única dúvida parece ser no ataque, onde Miltinho e Charles disputam a condição de titular ao lado de Leonardo.
Panoramas da partida
Ainda de "ressaca" com a conquista do tetracampeonato, o Verdão deverá ter dificuldades em Manaus, até porque os jogadores mal tiveram tempo de desligar da decisão da Estadual e já pegaram o avião rumo ao Amazonas. Além disso, o gramado pequeno, já conhecido dos jogadores desde o jogo do ano passado, e o tempo quente e úmido da capital amazonense devem ser outros dois fatores que podem comprometer a equipe Coxa-Branca. Entretanto, o time precisará superar tudo isso e entrar focado na partida. Raça, determinação e vontade não poderão faltar.
Na questão ofensiva, certamente a equipe sentirá falta do maestro Alex, que vem subindo de produção a cada jogo e conduzindo as ações Alviverdes dentro das quatro linhas. Lincoln, seu provável substituto, deverá tentar manter as mesmas características do craque e se aproximar de Deivid, na frente. Além disso, o Verdão também precisará contar com a velocidade de Rafinha e com os passes precisos de Robinho, de modo a criar jogadas para a conclusão de Deivid, no comando. O apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também serão importantes armas.
No aspecto defensivo, assim como na partida diante do Sousa, pouco se conhece da equipe do Nacional. Entretanto, da mesma forma que o time da Paraíba, o time de Manaus deve se aproveitar do elemento surpresa para tentar surpreender o Coritiba nos momentos iniciais da partida, de modo a tentar um gol no começo, o que ajudaria no objetivo de tentar trazer o confronto à capital paranaense. Os principais destaques da equipe de Aderbal Lana, apontados pela imprensa local, são Dinamite e o artilheiro Leonardo.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do estádio do Sesi para empurrar os jogadores rumo a mais uma vitória e, quem sabe, para a classificação direta à terceira fase da Copa do Brasil. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Coritiba alcance mais um bom resultado e siga firme a sua caminhada na Copa do Brasil.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2013 - segunda fase - jogo de ida
Nacional x Coritiba
Local: Estádio Roberto Simonsen (do Sesi), em Manaus (AM)
Data: 15/05/2013, quarta-feira
Horário: 21h30
Nacional:
Jairo; Amaral, Eliézio, Rafael Morisco e Bigu; Denis Santos, Dinamite, Danilo Rios e Felipe; Miltinho (Charles) e Leonardo.
Técnico: Aderbal Lana
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Dênis; Júnior Urso, Gil (Sérgio Manoel), Robinho, Lincoln e Rafinha; Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Antonio Neuricláudio do Rego Costa/AC
Assistente 1: Mário Jorge Ferreira Lima/AC
Assistente 2: Rener Santos de Carvalho/AC
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)