
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paysandu se enfrentam nesta quinta-feira, 3, às 19h30, no estádio Mangueirão, pela partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil 2012. Depois de encerrar a sua participação na fase classificatória do Campeonato Paranaense com uma vitória diante do rebaixado Roma, quando alguns jovens jogadores tiveram a oportunidade de atuar pela primeira vez no time principal, o Verdão volta as suas atenções para a competição nacional. Do outro lado, um Paysandu que joga todas as suas fichas nesta partida para não encerrar as suas atividades no primeiro semestre e confia no apoio da torcida para tentar reverter a difícil situação
Com seriedade, Coxa joga para manter vantagem e seguir caminhando
Aproveitando-se da sua condição de finalista com antecedência do Campeonato Paranaense, o Coritiba foi até Apucarana no último final de semana e aproveitou a rodada de encerramento da fase classificatória do Campeonato Paranaense para fazer testes. Com muitos jogadores que não são costumeiramente aproveitados por Marcelo Oliveira no time titular e mais alguns jovens atletas que acabaram de subir das categorias de base, o Coritiba sofreu o primeiro gol logo aos 10 minutos de jogo mas, aos poucos, foi impondo a sua melhor qualidade técnica e, ao natural, chegou à virada diante do rebaixado adversário, que terminou o segundo turno do Estadual sem qualquer vitória.
Se a partida no norte do Estado serviu para mostrar que o treinador Alviverde tem algumas interessantes opções dentro do elenco, a hora agora é dos jogadores considerados titulares voltarem a atuar e ajudarem o Verdão a conquistar os seus objetivos. Embora a vantagem de 4x1, conquistada no Couto Pereira, seja considerada confortável, o Alviverde precisa encarar a partida no Pará com muita seriedade para não sofrer uma pressão demasiada durante o jogo e não correr riscos, visto que um gol logo cedo do Paysandu tende a inflamar a torcida no Mangueirão. Em virtude disso, Marcelo Oliveira e seus comandados precisam ter muita atenção e determinação durante os 90 minutos.
Em relação à montagem do time, o técnico Coxa-Branca precisará conviver com novas baixas. Fora por três semanas devido a um problema muscular, Jonas desfalca novamente a equipe e, como Jackson está afastado dos gramados por tempo indeterminado, a solução é improvisar o volante Gil no setor. Além do problema na direita, Marcelo Oliveira também não poderá contar com Rafinha e Lincoln, no meio. O primeiro se recupera de uma forte torção no tornozelo e o segundo será preservado para o AtleTiba do final de semana. Com isso, a tendência é que Djair ou Sérgio Manoel apareçam no setor. Renan Oliveira também não está descartado. Nas demais posições, a equipe deverá ser a mesma que goleou o Paysandu na semana passada.
Com apoio da torcida, Paysandu tenta reverter desvantagem e manter as suas atividades
Eliminado das finais do Campeonato Paraense, o Paysandu apostou todas suas fichas na Copa do Brasil mas, com a goleada sofrida em Curitiba no primeiro jogo das oitavas-de-final, complicou e muito a sua situação na competição nacional. Caso a equipe Bicolor não consiga reverter a difícil situação, volta aos campos apenas no segundo semestre, nas disputas do Campeonato Brasileiro da série C. Em virtude disso, os jogadores paraenses pretendem aproveitar o apoio da torcida e prometem se empenhar ao máximo no gramado do Mangueirão.
Em relação ao time que desafia o Verdão nesta quinta-feira, o técnico Lecheva não poderá contar com o goleiro Paulo Rafael, expulso já nos acréscimos da partida de ida. Com isso, Ronaldo assumirá a condição de titular. Além da modificação forçada, Lecheva deve promover alterações de ordem tática na equipe. Jairinho tende a assumir a lateral-esquerda em substituição a Pablo. No meio, Kariri e Heliton devem deixar a equipe para as entradas de Harrison e Djalma, com isso, Thiago Potiguar deve ser deslocado para o ataque e atuar ao lado de Rafael Oliveira. Por fim, a última dúvida é na posição de volante. Vanderson, ainda sem total ritmo de jogo, pode ceder lugar a Neto.
Panoramas da partida
Apesar da boa vantagem, o Coritiba deve encarar a partida em Belém com muita seriedade para não ser surpreendido e ver a sua classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil ameaçada. Impulsionado pela torcida, o Papão da Curuzu tende a ensaiar uma pressão nos primeiros minutos de partida para buscar um gol cedo, o que deixaria os jogadores paraenses empolgados, complicando as coisas para o Verdão. Sabendo de todo este cenário, o Coritiba precisa jogar com inteligência, explorar com eficiência os contra-ataques e chegar aos gols que garantirão o Alviverde entre os oito melhores.
Ofensivamente, o Coritiba deve explorar a velocidade e o bom entrosamento do trio Éverton Ribeiro, Roberto e Anderson Aquino. Estes atletas devem ser os principais responsáveis por levar o Verdão ao ataque e ameaçar o gol de Ronaldo. O apoio de Gil pelo lado direito do campo e as chegadas de Tcheco, pelo meio, também serão importantes. Aliás, o experiente jogador também será muito útil nas bolas levantadas para a área, especialmente visando o aproveitamento do zagueiro Emerson, a grande arma Alviverde neste tipo de jogada.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar cuidado com o meia-atacante Thiago Potiguar, que fez o gol do Papão no Couto Pereira e se destacou com boas jogadas. Seu companheiro de ataque, Rafael Oliveira, é outro que exigirá atenção por parte dos zagueiros Alviverdes. O apoio dos laterais, especialmente Yago Picachu, que vem se destacando na temporada, também deve ser contido. Por fim, o Coritiba deve ter máxima atenção nas jogadas de bola parada, outra opção de ataque do Paysandu para tentar encurralar o Alviverde em seu campo de defesa.
Certamente a torcida Coxa-Branca estará presente em bom número nas arquibancadas do Mangueirão para empurrar o Coritiba para cima do Paysandu e garantir a vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Daqui de Curitiba e em diversas outras localidades do mundo, a galera Alviverde enviará energias e vibrações positivas para que o time retorne de Belém com a classificação garantida e com ainda mais vontade para a disputa da final do Campeonato Paranaense diante do maior rival.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - oitavas-de-final - jogo de volta
Paysandu/PA x Coritiba
Local: Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença - Mangueirão, em Belém (PA)
Data: 03/05/2012, quinta-feira
Horário: 19h30
Paysandu:
Ronaldo; Yago Picachu, Tiago Costa, Douglas e Jairinho; Vanderson (Neto), Billy, Djalma (Heliton), Harrison e Tiago Potiguar; Rafael Oliveira.
Técnico: Lecheva
Coritiba:
Vanderlei; Gil, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Djair (Renan Oliveira), Tcheco e Éverton Ribeiro; Roberto e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento/AL (FIFA)
Assistente 1: Thiago Gomes Brigido/CE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Gean Carlos Menezes de Oliveira/RR
4º Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva/PA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)