
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Sousa se enfrentam nesta quarta-feira, 1, às 19h30, no estádio Marizão, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil 2013. Pelo menos é esta a expectativa, porque depois da verdadeira "palhaçada" de duas semanas atrás, ninguém mais se atreve a cravar que a partida vai acontecer. Com o time reserva, o Verdão busca trazer um bom resultado para Curitiba e, quem sabe, até eliminar a partida de volta. Pela frente, terá um time que não atravessa boa fase, mas certamente estará altamente motivado para "aparecer" para o Brasil e alcançar um bom resultado
Mesmo sem seus principais jogadores, Coritiba tenta estrear com o pé direito
Parece que dessa vez, vai! Depois de uma longa espera e de um tour "desnecessário" pela Paraíba há duas semanas atrás, finalmente o Coritiba fará a sua estreia na Copa do Brasil 2013. Após praticamente ter escolhido o seu adversário na final do Paranaense, em uma partida em que, embora tenha levado um gol do Londrina logo no início, dominou as ações na maior parte do tempo, o Coritiba volta a Sousa para, efetivamente, entrar em campo e fazer os primeiros 90 minutos do confronto diante da equipe paraibana, a menos que uma nova ação judicial despropositada venha a atrapalhar os planos das duas equipes.
Após o bom jogo do último final de semana, em que venceu o Tubarão por 3x1 e eliminou a equipe do Norte do Estado, as atenções do Alviverde certamente estão voltadas para o primeiro AtleTiba decisivo do Campeonato Paranaense. Tanto é verdade que Marquinhos Santos optou por deixar os titulares se preparando em Curitiba para o clássico. De qualquer forma, a equipe que viajou ao Nordeste do país é bastante competitiva e pode trazer um bom resultado. Para isso, os jogadores precisarão demonstrar bastante luta, disposição e vontade para superar o desgaste da viagem e realizar uma boa partida.
Do time que vinha atuando nas últimas rodadas do Paranaense, apenas Escudero viajou e irá atuar como lateral-esquerdo. Vaná, Emerson Santos (que atuará improvisado na ala da direita), Pereira e Rafael Bonfim completam a defesa. No meio, o treinador Coxa-Branca optou por uma formação mais cautelosa e atuará com três volantes, a exemplo do esquema utilizado na vitória diante do Londrina. Júnior Urso, Sérgio Manoel e Djair serão os responsáveis pela contenção e terão a companhia de Zé Rafael, na criação das jogadas. Na frente, Arthur e Júlio César, que não atuam juntos há um bom tempo, serão os responsáveis por marcarem os gols podem, inclusive, eliminar a partida de volta.
Sousa tenta interromper a má fase e trazer a decisão para Curitiba
Quando dava a impressão que tudo estava resolvido e o Sousa finalmente tinha vencido a batalha nos tribunais por uma vaga na Copa do Brasil deste ano, uma liminar favorável ao CSP, concedida por um juiz de João Pessoa, tratou de esfriar os ânimos da torcida e dos próprios atletas da equipe paraibana. A partida de 15 dias atrás não ocorreu e atrapalhou a preparação dos jogadores do Dinossauro. Entretanto, mesmo com toda esta verdadeira novela judicial, a expectativa é que o estádio Marizão receba um ótimo público.
Entretanto, a fase do Sousa não é nada boa. Sem vencer há seis jogos, a equipe ainda tem chances de se classificar para a semifinal do Paraibano, mas precisa reagir logo caso ainda tenha esperança de alcançar este objetivo. Para isso, a equipe terá que superar, até mesmo, as dispensas no elenco. Alegando insuficiência técnica, o presidente do clube, Aldeone Abrantes demitiu o zagueiro Lima e o atacante Renan Potiguar, que foram titulares no empate diante do Treze, no último final de semana. A tendência é que Diego Padilha e Eduardo Rato assumam a vaga em aberto. Outro que deve retornar é o volante Ricardo Oliveira, que não participou da última rodada do Paraibano por estar suspenso.
Panoramas da partida
O cansaço pela longa viagem, a qualidade do gramado e a empolgação da torcida local devem ser os três principais desafios do Coritiba na cidade de Sousa. Aproveitando-se do desconhecimento Alviverde sobre as características da equipe, o Sousa deve utilizar os primeiros minutos de jogo para tentar surpreender o Coritiba e ensaiar uma pressão para, quem sabe, conseguir um gol, o que facilitaria a conquista do objetivo da equipe, que é trazer a decisão da vaga para o Couto Pereira.
Ofensivamente, mesmo com a equipe reserva, o Verdão terá boas armas para sair da Paraíba com um bom resultado. Para isso, deverá utilizar a velocidade de Zé Rafael e de Arthur para confundir a defensiva adversária e ameaçar constantemente o gol de Delmir. A boa presença de área de Júlio César, na frente, também será importante, visto quem pela qualidade do gramado, não devem ser criadas muitas oportunidades de gol. Com três zagueiros de boa estatura na equipe titular, a jogada de bola parada também será importante para que o Verdão consiga uma vantagem sobre o time paraibano.
Na parte defensiva, não é fácil fazer uma análise tática da equipe adversária, visto que o futebol paraibano não tem qualquer espaço no cenário nacional. Segundo relatos da imprensa local, Márcio Tarrafas é o grande destaque da equipe na temporada e, por conta disso, deverá ser bem matrcado. Além dele, outro que vem recebendo diversas menções por suas boas aparições nas últimas rodadas é o atacante Rony. Por fim, principalmente em um gramado de reduzidas dimensões, como é o caso do Marizão, as jogadas de bola parada deverão ser controladas.
Mesmo na distante Sousa, no interior da Paraíba, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas para empurrar os jogadores no primeiro compromisso da Copa do Brasil 2013. Um novo sonho começa nesta quarta-feira, e será preciso muita energia e determinação para que o Coritiba rompa a barreira da final e finalmente conquiste o título. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da vitória.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2013 - primeira fase - jogo de ida
Sousa x Coritiba
Local: Estádio Marizão, em Sousa (PB)
Data: 01/05/2013, quarta-feira
Horário: 19h30
Sousa:
Delmir; Toty, Diego Padilha, Alysson e Jaílton; Ricardo Oliveira (Israel), Misso, Adrianinho e Márcio Tarrafas; Rony e Eduardo Rato.
Técnico: José de Almeida Neto (Neto Maradona)
Coritiba:
Vaná; Émerson Santos, Pereira, Rafael Bonfim e Sergio Escudero; Júnior Urso, Djair, Sérgio Manoel e Zé Rafael; Arthur e Júlio César
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Cláudio Mercante Júnior/PE
Assistente 1: Elan Vieira de Souza/PE
Assistente 2: Marcelino Castro de Nazaré/PE
4º Árbitro: José R. Albuquerque Soares/PB
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)