
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paysandu se enfrentam nesta quinta-feira, 31, às 21h, no Couto Pereira, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2014. Envolvido por uma certa polêmica devido ao esdrúxulo regulamento da CBF, que premia derrotados com a classificação para a Copa Sulamericana, o Verdão poupa titulares, mas quer a classificação para as oitavas-de-final da competição em que mais tem obtido sucesso recentemente. Pela frente, terá o velho conhecido Paysandu, que atravessa certa turbulência na temporada e espera se reerguer nesta partida diante do Coritiba
Totalmente indefinido, Verdão tenta abrir vantagem
No último final de semana, finalmente o Verdão se recuperou e mostrou que pode dar certa esperança à torcida. Com uma bela atuação, o time Coxa-Branca encarou o Grêmio de igual para igual na Arena adversária durante os 90 minutos e, embora pudesse ter resolvido a partida já no primeiro tempo, quando acertou duas bolas na trave de Marcelo Grohe, a segunda etapa mostrou um time bastante diferente: guerreiro e comprometido com a vitória. O prêmio veio aos 49 minutos, quando, com muita categoria, Alex fez o gol da virada e garantiu a primeira vitória Alviverde em território adversário no Campeonato Brasileiro.
Embora a equipe ainda permaneça na zona do rebaixamento, a vitória serviu para resgatar a confiança dos jogadores, em especial Zé Eduardo que, com dois gols, ajudou demais o Coritiba a conquistar o resultado positivo. A torcida espera que a boa partida do centroavante Alviverde sirva como motivação para que mais gols venham. Uma boa oportunidade é o jogo diante do Paysandu, em que a equipe pode utilizar a partida para ganhar ainda mais confiança visando os difíceis desafios que o Brasileirão reserva nas próximas rodadas.
O time que entra em campo na noite desta quinta-feira é uma verdadeira incógnita. Celso Roth não confirmou a escalação e, da equipe que venceu o Grêmio na Arena, apenas Welinton e Germano não foram relacionados. A tendência é que boa parte dos jogadores titulares seja escalada, mas não está descartada a possibilidade de Robinho e Alex, por exemplo, serem poupados e atuarem durante apenas um tempo da partida. Certo mesmo é que Leandro Almeida e Hélder comporão o onze titular em substituição aos jogadores preservados pelo técnico Alviverde.
Mal na Série C, Paysandu tenta se recuperar na Copa do Brasil
Os últimos dias do Paysandu foram bastante intensos. Na última quinta-feira, 24, a equipe foi até a Ilha do Retiro e eliminou o Sport da Copa do Brasil mesmo após perder a partida por 3x2. Três dias depois, o Papão foi até João Pessoa, na Paraíba, e tomou 3x0 do Treze. O resultado derrubou o time paraense para a oitava colocação do Grupo A da Série C do Brasileirão, apenas uma acima da zona do rebaixamento. Por fim, em uma dessas coisas que só acontecem no Brasil, o Paysandu foi declarado campeão da Copa Verde pelo STJD, que condenou o Brasília por escalar jogadores supostamente irregulares na final daquela competição.
Sem muito tempo para treinar, o técnico Vica confirmou a equipe que enfrenta o Coritiba antes mesmo de sair de Belém. O time que pisará no gramado do Couto Pereira será exatamente o mesmo que foi derrotado pelo Treze, no último final de semana. Com apenas Ruan no ataque, a tendência é que a equipe jogue bastante fechada, tentando explorar os contra-ataques para sair em velocidade e surpreender o Coritiba.
Panoramas da partida
Embora ainda haja certa discussão sobre o que seria mais "vantajoso" para o Coritiba (se continuar na Copa do Brasil ou abdicar da competição nacional para jogar a Sulamericana), a equipe Alviverde tem que entrar no gramado do Couto Pereira para vencer a partida. Uma nova boa vitória trará ainda mais confiança ao grupo, tudo o que o Verdão mais precisa no momento. Portanto, determinação, raça e vontade serão ingredientes fundamentais para a equipe colher um bom resultado e encaminhar a classificação.
Ofensivamente, sem a escalação definida, fica difícil até mesmo fazer um prognóstico de como a equipe atuará. Caso Alex jogue, deverá receber marcação individual e aí crescem as responsabilidades de Robinho (ou Élber) e Dudu, que necessitam se movimentar muito para dar velocidade à equipe. Como o Paysandu deve congestionar o meio, os laterais também serão fundamentais, e precisarão apoiar o ataque constantemente. Por fim, as jogadas de bola parada podem ser importantes alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar bastante cuidado com Yago Pikachu. Agora no meio-campo, o lateral-direito de origem é um dos principais focos criativos da equipe ao lado de Rafael Tavares, que se destacou na partida diante do Sport e também deverá ser bem marcado. Por fim, o Coritiba deve prestar atenção no centroavante Ruan, que possui boa presença de área e razoável poder de conclusão, e nas jogadas de bola parada, uma das principais deficiências da equipe Coxa-Branca.
Apoio nas arquibancadas
Finalmente feliz após um bom resultado, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba na primeira partida diante do Paysandu. Um bom resultado será fundamental para encaminhar a classificação à próxima fase e, para isso, time e torcida precisarão jogar juntos durante os 90 minutos.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2014 - 3ª fase - jogo de ida
Coritiba x Paysandu
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 31/07/2014, quinta-feira
Horário: 21h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Baraka, Hélder, Robinho (Élber), Alex e Dudu; Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Paysandu:
Douglas; Éverton Silva, Reniê, Charles e Aírton; Augusto Recife, Zé Antônio, Yago Pikachu, Marcos Paraná e Rafael Tavares; Ruan.
Técnico: Vica
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Júnior/PE
Assistente 1: Clóvis Amaral da Silva/PE (Asp. FIFA)
Assistente 2: Albino Andrade Albert Júnior/PE
4º Árbitro: Rafael Traci/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)