
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Caldense se enfrentam nesta quarta-feira, 30, às 19h30, no estádio Dr. Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil 2014. Depois de dois jogos de invencibilidade no Brasileiro, mas também sem balançar as redes, o Verdão tenta dar um fim a este jejum e quer vencer o adversário mineiro para, quem sabe, evitar a partida de volta. Pela frente, um adversário que pode fazer a sua última partida em 2014 e justamente por isso deve dar tudo para se manter na competição para surpreender o Coritiba e conquistar um bom resultado
Ainda sem Alex, Coritiba tenta dar um jeito no setor ofensivo
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Santos, no Couto Pereira, para fazer a sua estreia em casa no Campeonato Brasileiro 2014 e fez um bom jogo. Diferentemente da partida diante da Chapecoense, o Verdão criou diversas chances de abrir o marcador, chegou a sufocar o Santos em seu próprio campo de defesa, mas desperdiçou muitas oportunidades e não chegou ao caminho do gol. Jajá e Zé Eduardo (este em uma pintura de lance) chegaram a acertar a trave, mas não conseguiram fazer com que o Alviverde saísse do zero. O injusto empate por 0x0 garantiu a invencibilidade ao Cori, mas deixou o time no meio da tabela, com apenas dois pontos ganhos.
Apesar do resultado não ter sido aquele que todos esperavam, é flagrante a evolução da equipe sob o comando de Celso Roth. Muito mais organizado, o Coritiba agora cria jogadas como um time e ameaça seus adversários. Além disso, tem se mostrado muito forte em seu setor defensivo. Desde que o técnico gaúcho chegou ao Coritiba, a equipe não sofreu gols e está muito menos vulnerável aos ataques adversários. Resta ainda um melhor aproveitamento nas finalizações, até porque o time voltou a criar chances. Por isso, é preciso que os atacantes Alviverdes estejam ligados e aproveitem as oportunidades que surgirem.
Em relação à equipe, mais uma vez o treinador Alviverde não poderá contar com Alex. Ainda se recuperando de uma lesão na panturrilha, o menino de ouro deverá ficar pronto para encarar o São Paulo, no final de semana. Sem ele, Celso Roth segue com seus três volantes e Robinho completando o setor de meio-campo. Na frente, Júlio César, que saiu de campo logo no começo da partida diante do Santos, não se recuperou e desfalca o time. Jajá, que entrou muito bem em seu lugar, será mantido. Na direita, com problemas no tornozelo, Victor Ferraz foi vetado. Moacir é o mais cotado para assumir seu lugar, mas não seria surpresa se Roth promovesse a estreia de Reginaldo. No restante, a equipe será exatamente a mesma que vem atuando junta nas duas últimas partidas.
Caldense tenta surpreender para evitar que o ano acabe
Oitava colocada no Campeonato Mineiro 2014, a Caldense teve um Estadual bastante irregular. Até a oitava rodada, o time de Poços de Caldas havia sofrido apenas uma derrota e estava bem cotada, inclusive, para avançar às semifinais. Entretanto, a Veterana sofreu três derrotas consecutivas nas últimas rodadas e não só ficou de fora da segunda fase da competição, como também esteve ameaçada do rebaixamento. Na Copa do Brasil, a equipe avançou após vencer o Duque de Caxias, no Ronaldão, por 2x0, e empatar a partida de volta, no Rio de Janeiro.
A falta de um calendário maior fez com que a equipe perdesse alguns de seus principais jogadores. O volante Michel e o atacante Luiz Eduardo deixaram o time. Para seus lugares, a diretoria da Veterana contratou Erick e Evandro, que devem ficar no banco, visto que Léo Salino e Tardelli devem ser confirmados no time titular. O técnico Felipe Surian espera que seus jogadores se empenhem ao máximo para, pelo menos, fazer o jogo da volta, no próximo dia 7 de maio, em Curitiba.
Panoramas da partida
O jogo diante da Caldense é uma excelente oportunidade para o ataque do Coritiba deslanchar. Os jogadores de frente precisam ganhar confiança e mostrar que sabem fazer gols, sendo úteis ao time. Entretanto, a equipe Coxa-Branca não pode achar que a partida será fácil. Afinal de contas, pode ser o último jogo da Caldense em 2014 e os jogadores devem dar tudo de si para, pelo menos, fazer mais uma partida nesta temporada. Portanto, os jogadores do Coritiba devem encarar o jogo com raça, determinação, seriedade e, acima de tudo, atenção durante os 90 minutos.
Ofensivamente, as presenças de Jajá no meio de campo e de Zé Eduardo no comando de ataque fazem do Coritiba um time mais leve. Com isso, a tendência é que a equipe toque a bola e crie jogadas mais bem construídas para chegar ao gol adversário com mais perigo. Robinho, que foi um pouco melhor no jogo contra o Santos, precisará chamar a responsabilidade e conduzir o Verdão à frente. Nas laterais, o apoio de Carlinhos e Moacir (ou Reginaldo) será bastante importante, assim como as jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, é verdade que jogadores e até o técnico Celso Roth devem conhecer muito pouco sobre a equipe da Caldense, que deve se utilizar justamente da surpresa para tentar encurralar o Verdão em seu próprio campo de defesa no início da partida. O meia Éwerton Maradona é o atleta mais habilidoso do time e quem terá a responsabilidade de levar a Veterana ao campo de ataque. Além dele, a defensiva Alviverde deve controlar as descidas dos laterais e as jogadas de bola parada, sempre perigosas.
Embora longe da capital, a torcida Coxa-Branca comparecerá às arquibancadas do estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, para empurrar os jogadores para cima do adversário mineiro e, quem sabe, voltar do Sudeste brasileiro com a vaga na próxima fase garantida. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas para que o Verdão desencante na frente e vença a partida.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2014 - 2ª fase - jogo de ida
Caldense-MG x Coritiba
Local: Estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), em Poços de Caldas (MG)
Data: 30/04/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Caldense:
Gilberto; Andrezinho, Marcelo, Plínio e Rafael Estevam; Maxsuel, Marcel, Léo Salino e Éwerton Maradona; Ualisson Pikachu e Tardelli.
Técnico: Felipe Surian
Coritiba:
Vanderlei; Moacir (Reginaldo), Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico, Gil e Robinho; Jajá e Zé Eduardo.
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra/SP
Assistente 1: Daniel Luís Marques/SP
Assistente 2: Alberto Poletto Masseira/SP
4º Árbitro: Renato Cardoso da Conceição/MG
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)