
RESULTADO
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
Terminou há pouco no Estádio Couto Pereira, a partida em que o Coritiba venceu o ASA pelo placar de 3x0 na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil 2012.
Na primeira partida diante do ASA pela Copa do Brasil, derrota fora de casa pelo placar de 1x0. Para a partida desta noite, o Cori precisa de uma vitória por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal. Em caso de vitória Coxa pelo placar de 1x0, a vaga será decidida nos pênaltis. Derrota, empate sem gols ou vitória Coxa com menos de dois gols, dá a classificação à equipe alagoana.
Primeiro Tempo
É o Coritiba quem precisa do resultado, mas a primeira boa chance é do ASA aos 2 minutos de jogo. O Cori respondeu um minuto depois e conseguiu um escanteio cobrado por Tcheco, mas a zaga afastou. Rafinha é novamente caçado em campo. Se algum torcedor esperava o ASA recuado para garantir o resultado, enganou-se. A equipe alagoana vem para cima do Cori. Aos 10 minutos, nova jogada de perigo do ASA. Vanderlei defendeu o chute no meio do gol. Aos 12 minutos, a jogada mortal do Coritiba quase funcionou. Tcheco mandou a cobrança de falta na área e Roberto subiu para desviar de cabeça para fora. No lance, o goleiro acabou acertando o rosto do centroavante Coxa. Aos 15 minutos, Roberto faz um belo lançamento na área, Rafinha mandou na marca de pênalti para Eltinho que não conseguiu dominar e perdeu a bola. Aos 17 minutos, Willian recebe no meio e mandou para o gol de fora da área. A bola desviou e saiu, mas o árbitro deu tiro de meta. O Coritiba toca bem a bola no ataque e está marcando na saída de bola com há tempos não se via. Aos 22 minutos, uma pintura de jogada de Rafinha. Ele driblou duas vezes o zagueiro e ameaçou o chute. Driblou outro zagueiro e chutou. A bola passou muito perto do gol. Aos 23 minutos, Willian pisa em falso no gramado e sente a contusão na coxa esquerda. Willian que já era dúvida para esta partida, é substituído por Gil aos 26 minutos. Roberto também está sendo caçado em campo nesta noite. Aos 29 minutos, o ASA volta a preocupar em cobrança de falta, mas Vanderlei defende. O tempo vai passando e o gol não sai. O nervosismo começa a aparecer entre os jogadores e torcedores do Verdão. Aos 33 minutos, Eltinho cobra falta pelo lado da barreira. A bola toca na trave e sai. Aos 34 minutos, Rafinha pede falta no meio de campo e o árbitro não marca. A equipe do ASA vem com a bola dominada e manda para o gol. Vanderlei não consegue segurar e é escanteio para os alagoanos. Aos 36 minutos, Roberto, em noite muito inspirada, faz boa jogada de linha de fundo e entra na área onde é derrubado: pênalti para o Cori. A equipe alagoana reclama muito do lance, alegando que a falta foi fora da área. Na cobrança de Tcheco, aniversariante da noite, aos 38 minutos, gol do Coritiba. Muita vibração do jogador que completa hoje, 36 anos. Com este resultado, a vaga será decidida nos pênaltis. A equipe do ASA continua muito faltosa na partida. Aos 42 minutos, Roberto colocou uma bola com precisão para Jonas entre os zagueiros, que sozinho, dentro da área, chutou para fora. O árbitro Rogério Batista do Prado indica 2 minutos de acréscimo. Aos 46 minutos, no contra-ataque Coxa, Rafinha carregou até a entrada da área e abriu para Roberto, que devolveu para Rafinha, que escorregou e sobrou para Anderson Aquino fazer o segundo do Coxa. Aos 47 minutos, final da primeira etapa: Coritiba 2x0 ASA.
Segundo Tempo
Para a segunda etapa, Marcelo Oliveira não faz nenhuma alteração no Coxa. O Coritiba voltou afoito para a segunda etapa e Marcelo Oliveira, insistentemente pede calma ao time. Aos 8 minutos, Rafinha passou pela marcação dupla e foi para a linha de fundo, entrando na área e cruzando. Por muito pouco não sai um gol contra do ASA. Aos 10 minutos, Gil recebe, faz a jogada e manda para Roberto na entrada da área, que não domina. Emerson já começa a subir ao ataque novamente. Aos 15 minutos, tabelou com Lincoln perto da área e aos 17 minutos, tentou um chute a gol de longe, sem perigo para o goleiro alagoano. Neste momento, Marcelo Oliveira pede para que Jonas atue como volante, deixando Gil com maior liberdade pela lateral. Muitos passes errados as duas equipes. Chegando aos 20 minutos de jogo, vencendo a partida e conquistando a vaga, o Coritiba parece desligado neste momento da partida. A equipe está bem diferente da primeira etapa. Aos 25 minutos Marcelo Oliveira coloca Everton Ribeiro em lugar de Lincoln e Junior Urso em lugar de Roberto. Aos 26 minutos, Everton Ribeiro, em sua primeira descida ao ataque, tabela com Anderson Aquino, entra na área e fuzila. Coritiba 3x0. A torcida Coxa faz a festa nas arquibancadas. Aos 30 minutos, Anderson Aquino arriscou de longe e o goleiro alagoano defendeu. Aos 35 minutos, Eltinho faz boa jogada individual e quase em cima do goleiro rolou para o meio da área. Junior Urso não chegou na bola e na sequencia, foi anotado impedimento de Anderson Aquino. Aos 39 minutos, Tiago Gaúcho dá uma cotovelada em Everton Ribeiro e é expulso de jogo. Aos 42 minutos, saída de bola errada do ASA e sem goleiro, Anderson Aquino cabeceia errado para fora. Aos 45 minutos, Eltinho cruzou com perfeição e Anderson Aquino, de cabeça, joga muito perto do gol. O árbitro indica 3 minutos de acréscimo e aos 48 minutos, apita o fim de jogo: Coritiba 3x0 ASA.
Com este resultado, o Coritiba está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil 2012 e enfrenta o vencedor do confronto entre Sport x Paysandu.
O próximo compromisso Alviverde será pelo Campeonato Paranaense, domingo, 15, 16h00, diante do Operário em Ponta Grossa com transmissão pela TV.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)