
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Nacional se enfrentam nesta quinta-feira, 22, às 19h30, no Couto Pereira, pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil 2012. Depois de apenas empatar no Norte do país, o Verdão recebe o adversário amazonense precisando vencer para espantar a zebra e não passar vexame na segunda mais importante competição nacional. Para isso, terá o apoio da torcida, que promete incentivar os 90 minutos de jogo. Pela frente terá um Nacional com absolutamente nada a perder, que vem da conquista do primeiro turno do amazonense e que busca fazer história em Curitiba
Espírito guerreiro para superar as adversidades e passar de fase
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Paranavaí e, embora não tenha feito uma partida de encher os olhos, esteve melhor do que nos outros jogos. O esquema com menos volantes permitiu mais fluidez no ataque e, apesar de sair atrás no marcador, os jogadores Alviverdes mostraram poder de recuperação ao virar para 3x1 a partida contra o vice-lanterna Paranavaí, mantendo-se na cola do Londrina, que lidera o segundo turno do campeonato paranaense no critério de saldo de gols. Dessa maneira, o objetivo de marcar um lugar na final do Estadual segue em pé.
Mas agora é hora de esquecer o Paranaense e se concentrar exclusivamente na Copa do Brasil. O resultado trazido de Manaus não permite qualquer tipo de erro, e o Coritiba será obrigado a entrar no gramado do Couto Pereira com 100% de atenção em todos os minutos do jogo para não ser surpreendido e pagar um vexame histórico. Justamente por conta disso, o técnico Marcelo Oliveira e os atletas Coritibanos precisam ter a exata medida da responsabilidade que carregam para chutar para bem longe qualquer risco de zebra e manter o Verdão firme em sua caminhada para repetir o sucesso da vitoriosa campanha do ano passado.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca volta a conviver com desfalques. Expulso em Manaus, Pereira desfalca a equipe e será substituído por Demerson. Por sua vez, Jonas permanece na direita. No meio, Willian segue em recuperação no DM e Júnior Urso deve reaparecer no lugar de Gil, com Tcheco fechando a dupla de volantes. Também se recuperando de lesão, Rafinha está fora de mais uma partida e seu substituto está entre Renan Oliveira e Geraldo, com mais chances para o segundo, que foi um dos responsáveis diretos pela virada sobre o ACP. Na frente, Anderson Aquino e Roberto seguem como titulares e terão a responsabilidade de marcar os gols que o Verdão tanto precisa.
Franco atirador, Nacional vem a Curitiba com quase nada a perder
Após conseguir um empate com o Coritiba na estreia da Copa do Brasil e vir para a capital paranaense com a vantagem de conquistar a vaga com qualquer novo empate que tenha gols, o Nacional fez a final do primeiro turno do amazonense no final de semana e, de maneira dramática, conquistou o título. Após perder por 1x0 para o Princesa do Solimões no tempo normal, o "Naça" venceu o jogo nos pênaltis, com uma boa intervenção do goleiro Jairo. A conquista serviu para entusiasmar ainda mais os jogadores e comissão técnica em busca de um "milagre" no Sul do país.
Em relação ao time, o técnico Léo Goiano terá alguns problemas. O atacante Leonardo, destaque ofensivo do time na temporada, segue de fora e nem veio a Curitiba. Além dele, o treinador do Nacional perdeu o meia Hugo na partida que definiu o título do primeiro turno do amazonense. Nesse caso, quem deve aparecer no time é Éverson. O goleiro Jairo reclamou de dores musculares durante a semana, mas vai para o jogo normalmente. Aliás, deve ser a sua última partida com a camisa do Nacional, visto que informações de Manaus dão conta de que o goleiro está acertado com um time do Maranhão.
Panoramas da partida
O Coritiba não pode nem pensar em deixar a zebra passear na capital. Para quem fala em grandes objetivos na competição, a obrigação é vencer o time amazonense (por qualquer placar que seja) e avançar na Copa do Brasil. Para isso, além do apoio da torcida, que estará presente, é preciso encarar a partida com muita seriedade, dedicação, consciência e humildade, para que seja possível controlar a partida e evitar um gol da equipe do Nacional, o que poderia deixar as coisas bastante dramáticas no Couto Pereira.
Ofensivamente, com uma escalação que privilegia mais o ataque, o Verdão tende a pressionar a equipe amazonense, que deve se fechar em seu campo de defesa desde o início. Lincoln, Roberto, Anderson Aquino e Geraldo ou Renan Oliveira prometem se movimentar bastante no campo de ataque para confundir a defensiva adversária e criar oportunidades de gol. Além deles, as chegadas ao ataque e os passes precisos de Tcheco serão fundamentais. Por fim, as jogadas de bola aérea serão boas alternativas.
Na parte defensiva, a proposta do Nacional deve ser bastante simples: apostar nos contra-ataques e aproveitar os erros do Verdão na partida. O time amazonense tentará jogar com o relógio ao seu favor e aposta em uma possível impaciência da torcida Coxa-Branca que, logicamente, quer que o Alviverde saia logo na frente para ficar um pouco mais tranquilo. O atacante Charles e o lateral-direito Amaral, que foram apontados pela crônica esportiva que cobriu a partida em Manaus como destaques, devem ser vigiados.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em ótimo número nas arquibancadas do Couto Pereira para, se necessário, no grito, ajudar o time Alviverde a alcançar a segunda fase da Copa do Brasil, mantendo vivo o sonho de construir outra bela campanha na segunda mais importante competição nacional. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá até o Alto da Glória, os atletas do Coritiba necessitam de sua energia e apoio para conquistar a vitória e alcançar a classificação.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - primeira fase - jogo de volta
Coritiba x Nacional/AM
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 22/03/2012, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Tcheco, Lincoln e Geraldo (Renan Oliveira); Roberto e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Nacional:
Jairo; Martony, Cristóvam e Santiago; Amaral, Álvaro, Edvan, Éverson, Altair e Alexandre (Garanha); Charles.
Técnico: Léo Goiano
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira/SP (Asp. FIFA)
Assistente 1: Carlos A. Nogueira Júnior/SP
Assistente 2: Rafael Ferreira da Silva/SP
4º Árbitro: Adriano Milczvski/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)