
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, 20, às 21h50, no Couto Pereira, pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil 2012. Depois de fazer um bom jogo no Morumbi e contar com os reservas para retomar o caminho das vitórias pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão agora concentra todas as suas energias nesta partida de volta e vai ter um estádio completo e enlouquecido a seu favor, com torcedores dispostos a trocar as suas vozes pela vaga na final. Pela frente, um perigoso São Paulo, que conta com a individualidade de seus atletas e joga por um gol, que, teoricamente, complicaria o Coritiba na busca pelo seu objetivo
Seja do jeito que for, vamos conquistar essa vaga, Coxa!
Pensando exclusivamente na Copa do Brasil, o Coritiba recebeu o Atlético-GO no último domingo, 17, no Couto Pereira, com o objetivo único de vencer a equipe goiana e deixar as últimas colocações do Campeonato Brasileiro. Após um começo devagar, o time composto, em sua maioria, por jogadores que não vinham atuando no time titular, foi se acertando e passou a dominar a partida até Pereira abrir o placar. No segundo tempo, após o rubro-negro goiano ensaiar uma pressão em busca do empate, o Verdão acertou dois rapidíssimos contra-ataques e definiu a partida em um intervalo mínimo de tempo, com direito a gol de Tcheco, que se emocionou bastante na comemoração.
O 3x0 diante do Atlético-GO serviu para, além de impulsionar o Coritiba para o 11º lugar do Brasileirão, dar ainda mais motivação para a decisão de quarta-feira, diante do São Paulo. Desde o início da semana, as filas de torcedores em busca de ingressos se formaram no Alto da Glória, o que, por si só, já demonstra a confiança que a Nação Coxa-Branca deposita em seu time e na tão sonhada vaga para a final. Sabendo da responsabilidade que têm em mãos, Marcelo Oliveira e seus comandados se prepararam da melhor maneira possível para focar nos 90 minutos finais do confronto e conseguir reverter o quadro adverso. Nas arquibancadas, mais de 30 mil Guerreiros jogando junto com os jogadores em cada dividida.
Em relação ao time, o treinador Alviverde novamente faz mistério, mas aparentemente tem menos dúvidas que na semana passada. Entretanto, novidade podem surgir nos três setores do gramado. Na defesa, Ayrton volta à lateral, enquanto que Pereira e Demerson lutam pela vaga na zaga, com vantagem para o capitão Alviverde. Emerson e Lucas Mendes completam o setor. No meio, Júnior Urso, que fez ótimo jogo contra o Atlético-GO pode aparecer na vaga de Willian, muito embora Marcelo Oliveira não dê sinais que irá fazer tal alteração. Sérgio Manoel será o outro atleta da contenção. Éverton Ribeiro e Rafinha, que voltou a atuar e deve ser confirmado na equipe serão os responsáveis pela criação. Na frente, Éverton Costa parece garantido. A outra vaga está entre Roberto e Lincoln. A confirmação da escalação fica para minutos antes da bola rolar.
São Paulo quer controlar os nervos para avançar e seguir com seu objetivo
Depois de enfrentar períodos turbulentos após a eliminação do Campeonato Paulista e quase ficar pelo caminho na Copa do Brasil, o São Paulo atravessa uma fase relativamente tranquila. A única ameaça ao bom ambiente é o destempero emocional de Luís Fabiano, fato que já se tornou rotina desde a volta do centroavante aos gramados brasileiros. No último final de semana, após fazer o gol da vitória sobre o Atlético-MG, o jogador fez uma falta boba no campo de defesa e recebeu amarelo. Discordando da decisão do juiz, continuou reclamando até ser expulso e proferir diversos impropérios ao árbitro. Esse fato gerou tensão nos bastidores são-paulinos e, inclusive o técnico Émerson Leão chegou a dizer que o atleta necessita de acompanhamento psicológico, o que certamente afeta a harmonia do grupo. Além disso, na chegada a Curitiba, ao invés de apoio, o São Paulo foi recebeido por dois torcedores que insultaram o atacante, cobrando postura.
Em relação à equipe, o treinador paulista não poderá contar com o também contestado zagueiro Paulo Miranda, expulso na primeira partida da semifinal. Edson Silva, que já entrou no Morumbi, será o seu substituto e formará a defesa com Rhodolfo. No meio, descontente com as últimas atuações de Casemiro, Leão pensava em lançar Fabrício no setor, mas o volante sentiu outra contusão no final de semana e está fora de combate outra vez. Assim, Casemiro deve permanecer no time e formar com Denílson a dupla de volantes. No restante, a equipe será a mesma que venceu no Morumbi, por 1x0, com Lucas e Luís Fabiano no comando de ataque.
Panoramas da partida
É decisão. E se é decisão, ingredientes básicos como garra, determinação, raça e atenção durante os 90 minutos não poderão faltar. Apoiados por mais de 30 mil Guerreiros Alviverdes, os jogadores Coritibanos precisam se sentir à vontade para atacar o São Paulo em busca dos gols necessários para a classificação, sem descuidar da defesa. A torcida também precisará ter paciência durante todo o jogo. Um gol é o suficiente para levar a partida aos pênaltis. Portanto, torcedor, um apelo: ao invés de pensar em vaiar por algum erro, dobre o volume de seus gritos de incentivo, passando confiança aos jogadores. Vamos jogar junto com o time!
Ofensivamente, a eficiência do Coritiba dentro do gramado passará muito pelas atuações de Rafinha e Éverton Ribeiro. Abusando da velocidade, os meias precisarão se movimentar constantemente na busca por espaços. Além deles, caso realmente atue, Roberto será muito importante, tanto no ataque, ao promover tabelas com os meias, como na defesa, ao fazer uma função parecida com a da primeira partida, quando acompanhou o lateral Douglas na marcação. Ayrton, pela lateral, será uma arma importante tanto no apoio ao ataque, como nas bolas paradas. Por fim, com Emerson e Pereira, o Verdão fica ainda mais forte no jogo aéreo e deve levar perigo constante ao gol de Denis.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa ficar 100% ligado na marcação de Lucas, o mais perigoso jogador são-paulino. Assim como aconteceu no primeiro jogo, caso a defensiva Alviverde dê algum espaço ao jovem jogador, Lucas pode resolver a partida em apenas um lance. Além dele, é preciso controlar os giros de Luís Fabiano na grande área e não descuidar da marcação de Jadson e Cícero na frente. Por fim, é preciso controlar as investidas de Bruno Cortês e neutralizar as jogadas aéreas do zagueiro Rhodolfo.
Apoio nas arquibancadas
Torcedor Alviverde: mais do que nunca, seu apoio é fundamental e determinante para o sucesso do Coritiba nesta semifinal. Vista a sua camisa, vá ao Alto da Glória e jogue junto com o time durante os 90 minutos. Participe da onda de otimismo que toma conta da cidade e ajude o Coritiba em mais este desafio. Vamos mostrar a nossa força novamente e ajudar os jogadores a reverter a situação, colocando o Coritiba em mais uma decisão de título nacional!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - semifinais - jogo de volta
Coritiba x São Paulo/SP
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 20/06/2012, quarta-feira
Horário: 21h50
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira (Demerson), Emerson e Lucas Mendes; Willian (Júnior Urso), Sérgio Manoel, Rafinha e Éverton Ribeiro; Roberto (Lincoln) e Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
São Paulo:
Denis; Douglas, Édson Silva, Rhodolfo e Bruno Cortês; Denílson, Casemiro, Cícero, Jadson e Lucas; Luís Fabiano.
Técnico: Émerson Leão
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO (Asp.FIFA)
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
Assistente 2: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
4º Árbitro: André Luiz de Freitas Castro/GO
5º Árbitro: Roberto Braatz/PR (FIFA)
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)