
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cene-MS se enfrentam nesta quinta-feira, 13, às 21h50, no estádio Morenão, pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil 2014. Depois de deixar escapar a liderança da primeira fase do Estadual com mais uma partida pífia, desta vez diante do Londrina, o Coritiba vira a chave e faz a sua estreia na segunda competição nacional mais importante para apagar a má impressão deixada no ano passado. Pela frente, um desconhecido adversário. Atual campeão sul-matogrossense, o Cene tenta surpreender para levar o confronto a Curitiba e, quem sabe, beliscar a vaga na próxima fase
Alex volta e comanda o Coritiba no Mato Grosso do Sul
No último final de semana, o Coritiba foi até Londrina para disputar a última rodada da fase classificatória do Campeonato Paranaense e, de novo, pouco apresentou. Fazendo testes, Dado Cavalcanti deu chances a jogadores que não vêm atuando constantemente nas partidas do Verdão, mas o panorama seguiu o mesmo. Sem criatividade e mostrando um baixíssimo nível técnico, o Coritiba foi dominado pelo Londrina durante praticamente o jogo inteiro, criou poucas chances e, ao natural, perdeu por 2x0 para o time da casa. É verdade que a equipe Alviverde foi prejudicada pela arbitragem, que não viu um escandaloso impedimento de Artur no primeiro gol, mas a má atuação deu a impressão que, mesmo sem esse erro, o panorama não mudaria.
O resultado fez com que o Coritiba perdesse a liderança da primeira fase para o P. Clube. Na segunda colocação, o Alviverde enfrentará o Rio Branco de Paranaguá em busca de uma vaga para as semifinais da competição. Entretanto, este não foi o principal tema da semana. A divulgação da suposta carta que os jogadores entregariam ao presidente Vilson Ribeiro de Andrade, em que reclamam da administração do mandatário Alviverde, caiu como uma bomba nos corredores do clube. Embora jogadores e comissão técnica garantam que o clima não mudou, é visível que o Coritiba vive uma séria crise. A torcida pede explicações e, muito mais que isso, ações.
Em relação à equipe que enfrenta o Cene, em Campo Grande, o técnico Dado Cavalcanti pode comemorar o retorno de alguns importantes jogadores. Alex, que foi poupado da viagem ao interior do Estado, volta e comandará a equipe. Outra importante peça do time Coxa-Branca que estará de volta é o atacante Roni. Recuperado da lesão muscular que o tirou na estreia, ele formará dupla de ataque com Júlio César, visto que Zé Eduardo segue em seu trabalho de fortalecimento muscular. Leandro Almeida e Geraldo seguem de fora. O mesmo acontece com Moacir que, com dores no quadril, será poupado.
Atual campeão do Estado, Cene tenta aprontar para cima do Coritiba
Fundado há 14 anos, o Centro Esportivo Nova Esperança possui uma história curiosa. O time, que anteriormente jogava na cidade de Jardim e pertence à Igreja da Unificação do Reverendo Moon, é conhecido como Furacão Amarelo, apelido conquistado após o constante sucesso da equipe no início dos anos 2000. Pentacampeão não consecutivo do Campeonato Sul-Matogrossense, o Cene faz parte, indiretamente, da história do Verdão, já que foi a equipe de Campo Grande quem revelou o atacante Keirrison. Por fim, o Cene é o time que, ultimamente, mais defende o Estado nas competições nacionais.
De técnico novo (Cláudio Roberto assumiu ainda nesta semana), o Cene, assim como o Coritiba, fez o último jogo da primeira fase do Estadual no último final de semana e, a exemplo do Verdão, deixou escapar a liderança na última rodada. O empate com o Comercial eliminou o rival, mas derrubou o "Furacão Amarelo" para o segundo lugar. Assim, a equipe enfrentará o Ubiratan nas quartas-de-final. Para o jogo diante do Coritiba, embora o técnico seja diferente, a equipe deverá ser a mesma que atuou no último final de semana.
Panoramas da partida
A estreia na Copa do Brasil é a chance que o Coritiba tem de mostrar um futebol diferente e que dê alguma esperança de dias melhores para a torcida Coxa-Branca. Até agora, as atuações de 2014 deixaram muito a desejar, e Dado Cavalcanti precisa provar que ele e seu grupo de jogadores têm qualidade suficiente para vestirem a camisa Alviverde. As dificuldades serão as já conhecidas da Copa do Brasil: estádio pequeno e com gramado ruim, pressão da torcida e um adversário empolgado. Assim, o time deverá atuar com dedicação, raça e seriedade.
Ofensivamente, a equipe certamente ganhará com os retornos de Alex e Roni. No meio-campo, o time terá mais criatividade e, teoricamente, mais facilidade na criação de jogadas. Para isso, é preciso que Robinho também esteja ligado e participativo. Na frente, Roni devolverá a velocidade ao ataque Alviverde e, com Júlio César, precisa ser incisivo para criar jogadas de perigo ao gol adversário. O apoio dos laterais, Victor Ferraz e Carlinhos, será muito importante, assim como os lances de bola parada.
Na parte defensiva, é praticamente impossível fazer uma análise técnico-tática da equipe do Cene, uma vez que seus jogadores são desconhecidos da imprensa e dos torcedores paranaenses. De qualquer forma, a defensiva Coxa-Branca precisa vigiar de perto o centroavante Guilherme, artilheiro do campeonato sul-matogrossense com sete gols. Além dele, o Coritiba também deve prestar muita atenção nas jogadas de bola aérea, visto que o zagueiro Dubinha já marcou quatro gols no Estadual e tem bom potencial ofensivo.
Mesmo distante da capital paranaense, certamente a torcida Coxa-Branca marcará presença nas arquibancadas do Morenão para empurrar o Alviverde para uma estreia positiva na competição nacional. Uma vitória (se possível por dois gols de diferença para que não haja necessidade de segundo jogo), é esperada. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, a nação Alviverde enviará energias e vibrações positivas em busca da vitória e da recuperação moral e técnica.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2014 - 1ª fase - jogo de ida
Cene-MS x Coritiba
Local: Estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Data: 13/03/2014, quinta-feira
Horário: 21h50
Cene:
André Moreto; Cafu, Lenon, Dubinha e Robinho; Naka (Edenílson), Márcio, Eduardo e Andrezinho; Tevez e Guilherme.
Técnico: Cláudio Roberto
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Carlinhos; Germano, Gil, Robinho e Alex; Roni e Júlio César.
Técnico: Dado Cavalcanti
Árbitro: Vinícius Furlan/SP
Assistente 1: Marco Antônio de Andrade Motta Júnior/SP
Assistente 2: Leandro Matos Feitosa/SP
4º Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio/MS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)