
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Nacional se enfrentam nesta quinta-feira, 23, às 19h30, no Couto Pereira, pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil 2013. Depois de passar vergonha em Manaus com um resultado absolutamente ridículo, o Verdão tenta dar a volta por cima e reverter o quadro diante da equipe do Norte do país. Para isso, deverá jogar futebol, coisa que não fez no primeiro jogo. Pela frente, terá o aguerrido Nacional, que certamente vai fazer de tudo para segurar a vantagem e conseguir uma classificação até então improvável
Precisando se redimir, jogadores precisam levar o Coritiba e sua torcida a sério
Humilhante e vergonhoso. Essas duas palavras resumem muito bem o que significou o resultado da partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Imediatamente após conquistar o tetracampeonato Estadual, o Verdão foi até Manaus, mas esqueceu de entrar em campo. Enquanto o time adversário jogava a partida da vida, os jogadores Alviverdes faziam um recreativo. O resultado não poderia ser outro: 4x1 para o time manauara, com direito a "olé" e uma irritante passividade Coxa-Branca, relatada pelos jornalistas que cobriram a partida. Decepção total para a torcida Alviverde, que esperava o mínimo de comprometimento e vontade dos atletas.
Agora o Coritiba se vê com uma missão bem complicada pela frente. Precisará vencer o Nacional por 3x0 ou por quatro gols de diferença para se classificar à próxima fase. Só que, dessa vez, a torcida vai cobrar um time de homens em campo. É preciso sair desta situação para evitar um constrangimento e um vexame histórico, além de salvar o calendário de uma das competições mais importantes do ano. Por isso, não será tolerada uma postura parecida com a do primeiro jogo. Marquinhos Santos e seus comandados precisarão demonstrar muita vibração, raça e determinação para reverter o resultado e conseguir avançar de fase, mantendo a caminhada na Copa do Brasil.
Em relação ao time, novas mudanças. Chico, expulso do jogo em Manaus, cumpre suspensão automática. Como Escudero (que nesta semana foi punido com 360 dias de suspensão por uma suposta publicação no twitter) ainda se recupera de lesão, Marquinhos Santos lança Pereira na equipe. Ele formará dupla com Leandro Almeida. Na esquerda, a novidade é Dênis que, recuperado de lesão, levou a melhor na disputa com Patric e atuará como titular. No meio, a grande ausência é Rafinha, que ficará afastado dos gramados por cerca de três semanas. Geraldo e Júlio César brigam por sua vaga, mas a tendência é que o angolano seja o titular. A grande esperança está no retorno de Alex. O maestro Alviverde não participou do jogo no Norte do país e certamente será o principal responsável por tentar conduzir o Verdão à virada.
Apostando na defesa, Nacional busca feito histórico
Depois de um excelente resultado na partida em Manaus, o Nacional voltou as suas atenções para o Campeonato Amazonense. Entretanto, no mesmo estádio do Sesi, onde goleou o Coritiba, o "Naça" sofreu uma amarga derrota por 3x1 para o Princesa dos Solimões, saindo atrás na luta pelo título. Agora, o time da capital amazonense precisará vencer por dois gols de diferença, fora de casa, para ficar com a taça. Mas, antes disso, a delegação se volta para a disputa do segundo jogo da Copa do Brasil diante do Coritiba, em que defende uma confortável vantagem de poder perder por até dois gols.
Certamente, Aderbal Lana irá reforçar o setor defensivo de sua equipe para tentar segurar a vantagem. Entretanto, o experiente treinador já sabe que não poderá contar com o lateral Amaral, que saiu machucado do primeiro jogo da final do Amazonense. Érik é o favorito para entrar em seu lugar. Além dele, Wesley Bigu e Felipe também saíram reclamando de dores musculares, mas vieram a Curitiba e devem estar à disposição do treinador azulino. Ediglê, que não pode atuar no Estadual, deve ser confirmado no meio e formar a trinca de volantes com Dênis Santos e Dinamite.
Panoramas da partida
Difícil e muito complicado, mas possível. Essa é a síntese da missão do Coritiba na partida desta quinta-feira. Em primeiro lugar, é preciso entrar em campo com o chamado "sangue nos olhos", apostando em cada dividida de bola e lutando incessantemente pelos gols necessários à classificação, algo completamente diferente daquilo que foi demonstrado em Manaus, na semana passada. Entretanto, apenas vontade, raça e determinação não bastarão. É preciso consciência tática para que o time consiga impor a sua maior técnica e buscar a virada no placar.
Ofensivamente, o Verdão precisará de muita movimentação dos homens de frente para conseguir furar o bloqueio defensivo que o Nacional tentará impor. A ausência de Rafinha prejudicará um pouco a equipe nessa luta, por isso, Geraldo precisará entrar e tentar manter as mesmas características. Certamente, Alex será muito bem marcado e precisará de ajuda constante para criar seus espaços. Nesse sentido, crescem as responsabilidades de Robinho e Deivid. Victor Ferraz e Dênis, pelas pontas, também serão fundamentais para que as jogadas de lado do campo sejam criadas, desafogando o meio-campo.
Na parte defensiva, certamente Aderbal Lana fez um trabalho específico para tentar explorar os contra-ataques e, quem sabe, criar uma oportunidade para chegar ao gol de Vanderlei e criar ainda mais dificuldades para a missão do Coritiba. Nesse sentido, Danilo Rios e Felipe (caso este realmente atue) serão dois dos principais jogadores da equipe amazonense na partida. Além deles, o Coritiba também deverá conter o avanço dos laterais da equipe do Nacional, que foram algumas das principais armas utilizadas pelo time adversário no jogo de ida.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em excelente número às arquibancadas do Couto Pereira para atuar como um verdadeiro 12º jogador e empurrar o Coritiba para cima do Nacional em busca dos gols necessários. Sendo assim, torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Mais do que nunca, o Coritiba necessita de seus gritos, sua energia e sua vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2013 - segunda fase - jogo de volta
Coritiba x Nacional
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 23/05/2013, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz, Pereira, Leandro Almeida e Dênis; Júnior Urso, Gil, Robinho e Alex; Geraldo (Júlio César) e Deivid.
Técnico: Marquinhos Santos
Nacional:
Jairo; Érik, Eliézio, Rafael Morisco e Wesley Bigu; Ediglê, Denis Santos, Dinamite, Danilo Rios e Felipe; Leonardo.
Técnico: Aderbal Lana
Árbitro: Bráulio da Silva Machado/SC
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC
Assistente 2: Neuza Inês Back/SC
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)