
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paysandu se enfrentam nesta quarta-feira, 13, às 22h, no estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil 2014. Depois de fazer um bom resultado na partida de ida, no Couto Pereira, o Verdão agora tenta garantir a vaga e pode até perder por um gol de diferença para atingir a próxima fase. Entretanto, a ideia é manter a invencibilidade para chegar com mais moral ao decisivo duelo contra o Flamengo, no final de semana. Pela frente, terá um Paysandu em frangalhos, que não ganha há um bom tempo e será dirigido por um treinador interino
Roth novamente adota o mistério, mas deverá preservar alguns jogadores
No último final de semana, o Coritiba foi até o Rio de Janeiro para desafiar o então vice-líder Fluminense e outra vez se comportou bem. Apesar de novamente ter levado um gol de escanteio, em nova desatenção da zaga, o time de Celso Roth foi valente e, sem se desorganizar, partiu para cima do rival carioca em busca do empate. Embora não tenha feito um jogo soberbo, a atuação foi suficiente para encurralar o Tricolor carioca em seu campo de defesa até que, em um chute de rara felicidade, Germano encontrou o ângulo de Diego Cavalieri para empatar e dar números finais à partida, que mostrou, outra vez, uma tímida porém esperançosa evolução na maneira em que o Coritiba vem encarando seus compromissos.
Apesar do bom resultado conquistado no Maracanã, os outros placares da rodada não ajudaram e derrubaram o Coritiba novamente para a lanterna da competição. Entretanto, as seis próximas rodadas serão extremamente decisivas, visto que o Alviverde enfrentará cinco confrontos diretos para sair de vez desta situação incômoda. Entretanto, antes de iniciar esta maratona diante do Flamengo, o foco volta à Copa do Brasil, competição em que o Verdão defende boa vantagem diante de um debilitado Paysandu.
O técnico Celso Roth não quis confirmar a equipe, mas a tendência é que, a exemplo do primeiro jogo, o comandante Alviverde promova uma série de alterações para poupar a equipe para o duelo do próximo final de semana. Certo mesmo é que o meia Alex, que sentiu uma lesão no jogo diante do Fluminense, voltou para Curitiba para iniciar tratamento e não fica à disposição. Por outro lado, Luccas Claro e Zé Eduardo se juntaram à delegação. A tendência é que os jogadores que estão em uma longa sequência de jogos sejam poupados. Mas a decisão fica apenas para minutos antes da bola rolar.
Em crise, Paysandu tenta juntar os cacos e reverter a desvantagem
O Paysandu atravessa um momento complicado na temporada. Sem vencer há seis jogos e na sétima colocação do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, o time bicolor de Belém demitiu o técnico Vica após o empate por 1x1 com o Águia de Marabá no último final de semana. A diretoria foi rápida e confirmou o retorno de Mazola Júnior (que comandou a equipe no primeiro semestre), entretanto, o treinador não fará a sua reestreia diante do Coritiba e acompanhará a partida das tribunas. Rogerinho Gameleira comandará, interinamente, a equipe na beira do gramado.
Continuando a listar os problemas, o Paysandu não poderá jogar em Belém. Em reformas, o Mangueirão está fechado por tempo indeterminado. Assim, a equipe teve que viajar por mais de 500km a Marabá. Para finalizar o cenário, Gameleira não poderá contar com seis jogadores para a partida diante do Coritiba. Fernando Lombardi, Raul e Jefferson Maranhense já atuaram por outras equipes na competição. Yago Pikachu e o volante Zé Antônio receberam o terceiro amarelo na partida de ida e estão fora. Por fim, Héverton fraturou o nariz no último domingo e não deve reunir condições de jogo, o que torna a missão do Papão ainda mais difícil.
Panoramas da partida
Embora o adversário esteja fragilizado e recheado de problemas, o Coritiba deverá encarar a partida desta quarta-feira com muita seriedade e determinação. A vantagem é boa, mas não dá direito a erros, até porque, sem absolutamente nada a perder, o Paysandu deverá partir para cima do Coritiba em busca de um resultado que certamente mudaria o ânimo dos jogadores paraenses na temporada. Em virtude disso, o Verdão deve demonstrar raça, força e atenção durante os 90 minutos para garantir um dos resultados que darão a classificação.
Sem ter a escalação definida, fica difícil realizar uma análise mais profunda das opções ofensivas do Verdão. Entretanto, sem Alex, o time perde grande parte do poder de criação. Com isso, o apoio dos laterais e as jogadas de bola parada serão importantes armas do Verdão. Uma coisa é certa: o time não poderá apenas se defender, sob risco da classificação se complicar.
Na parte defensiva, certamente o Paysandu adotará uma postura bastante diferente daquela demonstrada no Couto Pereira. Rogerinho Gameleira deve lançar a equipe com dois atacantes (Dennis ou Bruno Veiga e Rômulo) e tentará fazer um gol cedo para assustar o Coritiba e motivar seus jogadores a conquistarem o resultado pretendido. Sem Yago Pikachu, a tendência é que Rafael Tavares assuma essa tarefa de criação e alimente o ataque. Por fim, o Verdão deve ter muito cuidado com as jogadas de bola parada.
Apesar de estar a mais de 2000km longe de casa, a torcida Coxa-Branca deverá marcar presença nas arquibancadas do estádio Zinho de Oliveira para empurrar os jogadores a mais uma vitória, que manteria a boa sequência Alviverde na temporada. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca da classificação.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2014 - 3ª fase - jogo de volta
Paysandu x Coritiba
Local: Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá (PA)
Data: 13/08/2014, quarta-feira
Horário: 22h
Paysandu:
Douglas; Éverton Silva, Reniê, Charles e Fábio Alves (Aírton); Augusto Recife, Ricardo Capanema, Marcos Paraná e Rafael Tavares; Dennis (Bruno Veiga) e Rômulo.
Técnico: Rogerinho Gameleira
Coritiba:
Vanderlei; Reginaldo, Rafael Bonfim, Leandro Almeida e Dener (Carlinhos); Baraka, Hélder, Robinho e Dudu; Keirrison (Norberto) e Zé Eduardo (Júlio César).
Técnico: Celso Roth
Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação/BA (Especial)
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Adson Márcio Lopes Leal/BA
4º Árbitro: Andrey da Silva e Silva/PA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)