
COPA DO BRASIL
Coritiba e Juventude se enfrentam nesta quarta-feira, 11, às 19h30, no estádio Alfredo Jaconi, na cidade de Caxias, na partida válida pela segunda fase Copa do Brasil. Depois de duas pífias atuações na final do campeonato paranaense, o Coritiba busca sua reabilitação na temporada. Do outro lado, terá a aguerrida equipe do Juventude, que chegou a final do campeonato gaúcho após eliminar o Grêmio nas semi-finais. Assim como o time Coxa-Branca, os gaúchos não tiveram sorte na final contra o Internacional e foram derrotados em ambas as partidas, ficando também com o vice-campeonato estadual.
Após a perda do campeonato estadual para o seu maior rival e a poucos dias da estréia do campeonato brasileiro, o contestado técnico Gilson Kleina resolveu poupar, para evitar maiores desgastes físicos, alguns jogadores titulares para esta partida, além das baixas de Wilson, Ceará, Juan e Dudu que ainda não se encontram em condições físicas para retornar a equipe.
Da equipe que vem atuando como titular, permanecem apenas o goleiro Elisson, o zagueiro Juinho, o volante João Paulo e o atacante Negueba.
A grande novidade Alviverde para esta partida será a estreia do meia venezuelano Cesar Gonzáles, que há mais de quarenta dias treinado no Coritiba, terá a sua primeira oportunidade com a camisa Alviverde.
Após as fracas atuações de Reginaldo, o garoto Dodô ganha mais uma chance na lateral direita. Na zaga, o experiente Rafael Marques fica com a vaga de Luccas Claro. A lateral esquerda será ocupada pelo paraguaio Cesar Benitez. O jovem Ícaro aparece como primeiro volante da equipe.
Thiago Lopes completará a meia-cancha. E no ataque, Leandro ganhará mais uma oportunidade de iniciar a partida como titular.
O Juventude, atualmente na Série C do campeonato brasileiro, vem de um bom início de temporada, chegando a final do campeonato gaúcho, onde foi derrotado pelo Internacional.
Comandado pelo ex-zagueiro Antonio Carlos, com passagens pela seleção brasileira, o time gaúcho terá o desfalque do atacante Brenner, principal revelação do time, recém negociado com o Internacional.
O time gaúcho não terá também o experiente meia Hugo, de 35 anos, com passagens por times como Flamengo, Corinthians, Grêmio e São Paulo, que teve o contrato expirado no final do estadual.
Outro desfalque confirmado é o atacante Roberson, revelado pelo Grêmio, e que será poupado.
Os destaques do time de Caxias, são o jovem goleiro Elias, o zagueiro Klaus, ambos revelados no próprio clube, além do lateral-direito Helder, indicado para a seleção do gauchão.
Além da equipe gaúcha, que costuma ser muito forte quando atua em seus domínios, outro desafio a ser encarado pelo Coritiba será o emocional dos jogadores, abalado após a perda do campeonato estadual.
A oportunidade de titularidade para esta partida que Gilson Kleina está dando a alguns jogadores possa fazer o contraponto necessário para o abatimento causado pelas derrotas no Atletiba.
A estreia do meia venezuelano Cesar Gonzalez está cercada de bastante expectativa, e a torcida Alviverde está depositando as suas esperanças no futebol desta atleta, uma vez que a meia cancha está sofrendo com a carência de criação, desde que Juan saiu do time por contusão.
Outro fator que pode ser positivo ao time, é a titularidade do atacante Leandro, artilheiro do time na Copa do Brasil com dois gols, ambos marcados contra o Guarany de Sobral, um deles em um belíssimo arremate de fora da área. Sofrendo com a perseguição da torcida quando atua no Couto Pereira, o atacante faz bons jogos quando atua longe de casa, e isso pode ajudá-lo a fazer uma boa apresentação contra o Juventude.
Mas a partida não será fácil para o time Alviverde, que deverá sofrer uma forte pressão dos gaúchos no início da partida.
O time de Antonio Carlos tem como característica a forte jogada aérea, explorada pelos zagueiros.
Como o Alfredo Jaconi é um campo de dimensões reduzidas em comparação aos demais, a bola parada também poderá ser explorada pelo time Alviverde, porém os únicos jogadores com características para este tipo de jogada serão o zagueiro Rafael Marques e o volante Ícaro, uma vez que o time atuará sem um atacante de referência, contando apenas com o paraguaio Ortega no banco de reservas.
O time Alviverde precisa tomar muito cuidado com as subidas do lateral Helder, que costuma ser muito ofensivo quando o Juventude atua dentro de casa.
Como tem a necessidade de fazer um bom resultado na primeira partida, o Juventude poderá deixar espaços, principalmente no costado dos laterais, fato que pode ser bem explorada pelos jogadores do Coritiba, principalmente pelo atacante Negueba, que vem devendo uma boa apresentação com a camisa Alviverde após a novela de sua ida para o Grêmio ter se encerrado.
O time Coxa-Branca tem ainda nesta fase a possibilidade de eliminar o jogo da volta caso vença o Juventude por dois ou mais gols de diferença.
O vencedor deste confronto enfrentará Paysandu ou Operário de Ponta Grossa.
Copa do Brasil 2016 - Segunda Fase
Juventude x Coritiba
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias (RS)
Data: 11/05/2016, quarta-feira
Horário: 19h30
Juventude:
Elias; Helder, Klaus, Heverton e Pará; Itaqui, Vacaria, Bruno Ribeiro e Wallacer; Dionas Bruno e Dieguinho.
Técnico: Antonio Carlos Zago
Coritiba:
Elisson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e César Benítez; João Paulo, Ícaro, Cesar Gonzalez e Thiago Lopes; Leandro e Negueba
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (ASP-FIFA), de São Paulo
Assistente 1: Vitor Carmona Metestaine/SP
Assistente 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira/SP
4º Árbitro: Luis Teixeira Rocha/RS
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)