
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Paysandu se enfrentam nesta quinta-feira, 26, às 19h30, no Couto Pereira, na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil 2012. Depois de garantir o título do returno do Paranaense com uma goleada incontestável sobre o maior rival, o Verdão volta o seu foco para a segunda mais importante competição nacional com a responsabilidade de fazer um bom resultado em casa. pela frente, terá um franco-atirador e surpreendente Paysandu que, embora tenha sido eliminado do Paraense, tenta aprontar novamente e conseguir alguma vantagem em Curitiba
Coxa quer manter boa fase e sair na frente já no primeiro confronto
No último final de semana, o Coritiba recebeu o A. Paranaense no Couto pereira e, com aproximadamente 20 mil torcedores nas arquibancadas, partiu para cima do rival desde os primeiros minutos de jogo e construiu a vantagem no placar no início da partida. Embora beneficiado ainda pela expulsão de Guerrón, o Alviverde acabou sofrendo o empate por duas vezes, mas voltou a impor o seu ritmo no final de jogo e chegou à goleada por 4x2, garantindo o título do returno por antecipação e marcando um lugar na final do Campeonato Paranaense, diante do próprio rival da última rodada.
Mas agora é momento de voltar a se concentrar na Copa do Brasil e desafiar o Paysandu por um lugar nas quartas-de-final. O ponto positivo é que, como já cumpriu o objetivo a nível estadual, o Verdão poderá voltar-se 100% ao confronto contra o time paraense, visto que a partida de volta está marcada para a próxima semana, antes do início da disputa do título. Dessa maneira, Marcelo Oliveira e seus comandados precisam estar focados nas duas partidas e encarar o Paysandu como um grande desafio, visto que qualquer desatenção pode ser fatal.
Em relação ao time, a grande dúvida é sobre o aproveitamento ou não de Rafinha na partida. O meia sofreu uma torção no tornozelo durante o AtleTiba, reclamou de dores e dificilmente estará 100% para o jogo. Caso o habilidoso meia realmente não tenha condições de atuar, Lincoln e Renan Oliveira lutam por sua vaga, com mais chances para o primeiro. Bem no clássico, Lucas Mendes parece ter recuperado a vaga e deve estar entre os titulares. O mesmo deve acontecer com Anderson Aquino, que, embora tenha sido peça nula no AtleTiba, deve receber mais uma chance do técnico Coxa-Branca.
Paysandu vem ao Sul tentando fazer história e surpreender novamente
Depois de algum tempo afastado dos holofotes do futebol nacional, o Paysandu chamou a atenção do país ao eliminar o Sport com um categórico placar de 4x1 em plena Ilha do Retiro. O resultado empolgou os torcedores do Papão da Curuzu mas não foi suficiente para que os jogadores transferissem a boa fase para o nível estadual. No último final de semana, o Paysandu não passou de um empate com o Águia de Marabá em pleno Mangueirão e deu adeus à disputa do Paraense, restando agora apenas a Copa do Brasil e a Série C do Brasileirão.
Para a montagem da equipe, o técnico Lecheva tende a fazer algumas alterações na equipe que empatou no último final de semana. A principal mudança deverá ser a volta do volante Vanderson, que estava afastado dos gramados há algum tempo, em virtude de uma lesão. Além dele, outras caras novas na equipe devem ser o lateral-esquerdo Pablo e o atacante Rafael Oliveira, que pode roubar a vaga do veterano centroavante Adriano Magrão e formar a dupla de ataque com o rápido e habilidoso Heliton.
Panoramas da partida
Antes de qualquer coisa, o Coritiba deve ter muito respeito pela equipe do Paysandu e encarar os dois confrontos das oitavas-de-final com muita seriedade e atenção. O fato de fazer a primeira partida no Couto Pereira obriga o Alviverde a sair para o jogo e tentar construir uma boa vantagem para levar a Belém. Por todos estes fatores, os comandados de Marcelo Oliveira devem pisar no gramado do Alto da Glória com muita raça, determinação e vontade para evitar surpresas e furar uma possível retranca do Paysandu, que tende a demonstrar mais cuidados defensivos neste primeiro confronto.
Ofensivamente, a provável ausência de Rafinha modifica um pouco a maneira do time jogar, visto que a velocidade do meia tende a ser substituída pela cadência de Lincoln, seu provável substituto. De qualquer forma, o Verdão precisará se concentrar na troca de passes para não proporcionar contra-ataques ao adversário. Além disso, o Coritiba precisa explorar a boa fase de Éverton Ribeiro, que vem conseguindo manter a regularidade e um alto padrão de jogo. As jogadas de bola parada, principalmente com Emerson e Jonas, podem ser boas alternativas.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar cuidado com a dupla de ataque do Paysandu, formada por Heliton e Rafael Oliveira. Heliton foi um dos destaques dos confrontos diante do Sport e deve ser vigiado de perto. Outro atleta do Papão da Curuzu que vem se destacando rodada após rodada é o lateral-direito Yago Picachu, cuja característica é chegar constantemente ao ataque, criando jogadas de linha de fundo para a conclusão dos atacantes. Como sempre, as jogadas de bola parada devem ser neutralizadas para evitar gols que podem complicar a vida do Coritiba neste confronto.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do horário, que se repete nas partidas do Verdão na Copa do Brasil desde o início da competição, a torcida Coxa-Branca promete comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o time para cima do Paysandu e alcançar uma boa vantagem no confronto de ida das oitavas-de-final. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Verdão precisa de sua energia para superar mais este desafio.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - oitavas-de-final - jogo de ida
Coritiba x Paysandu/PA
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 26/04/2012, quinta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Tcheco, Lincoln (Rafinha) e Éverton Ribeiro; Roberto e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Paysandu:
Paulo Rafael; Yago Picachu, Tiago Costa, Douglas e Pablo; Vanderson, Billy, Leandrinho (Harison) e Tiago Potiguar; Heliton e Rafael Oliveira (Adriano Magrão).
Técnico: Lecheva
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima/SP (Asp. FIFA)
Assistente 1: Vicente Romano Neto/SP (Asp. FIFA)
Assistente 2: Marcio Luiz Augusto/SP
4º Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)