
PRÉ-JOGO
Por Fabiano Utrabo Merlin* - COXAnautas
O jogo de hoje no Maracanã pode dar ao Coritiba a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil.
Depois de vencer a partida de ida por 3 a 0, o Alviverde pode perder por até dois gols que mesmo assim avança na competição. Se marcar um gol, obriga o adversário a ganhar por quatro de diferença.
O que não quer dizer necessariamente que será fácil. O Flamengo vem de bons resultados no Brasileirão, onde já esteve na zona de rebaixamento. Depois da contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, o time evoluiu e agora respira um pouco mais aliviado na competição. Não deixa de ser um adversário perigoso, principalmente jogando em casa.
O Coritiba também trocou de técnico e viu seu time evoluir dentro de campo taticamente. A estréia de Marquinhos Santos não poderia ser melhor: 3 a 0 na partida de ida. Apesar do empate no domingo diante do Atlético Mineiro, é visível a melhora da equipe, principalmente no que diz respeito à vontade dos atletas. Todos parecem ter entendido que o momento é ruim e é preciso muito mais vontade e raça do que técnica para superar os problemas.
Na partida de hoje, Marquinhos Santos tem a seu dispor o melhor do elenco, com a exceção de Welinton, que por força contratual não pode jogar. Em seu lugar joga Leandro Almeida, que atua novamente ao lado de Luccas Claro na retaguarda coritibana. O volante Rosinei foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estréia. A tendência é de se manter a mesma base que vem atuando, com Vanderlei, Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro e Carlinhos; Helder, Gil, Robinho, Dudu e Alex; Zé Love.
Panoramas da partida
Por conta do resultado, o Flamengo deve vir buscando o gol logo de cara, até porque tem a torcida a seu lado, num estádio que provavelmente estará lotado. O Coritiba pode esperar um volume de jogo bastante forte no início da partida, já que um gol nos primeiros minutos pode trazer ao adversário uma força ainda maior. É nessa hora que o Alviverde pode usar o contra-ataque para surpreender o Flamengo e matar o jogo. A velocidade de Zé Love e a inteligência e experiência do craque Alex certamente farão a diferença. Com esses ingredientes, é quase certo que o Coritiba sai do Maracanã com a classificação assegurada.
Copa do Brasil 2014 - Oitavas de Final - jogo de volta
Flamengo x Coritiba
Local: Estádio Mario Filho - Maracanã
Data: 03/09/2014, quarta-feira
Horário: 22h
Flamengo:
Paulo Victor, Luiz Antonio, Marcelo, Samir e João Paulo; Recife, Márcio Araújo, Lucas Mugni e Éverton; Élton e Eduardo da Silva.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Gil (Rosinei), Robinho, Dudu e Alex (Martinuccio); Zé Love.
Técnico: Marquinhos Santos
Árbitro: Wagner Reway/MT (ASP. FIFA)
Assistente 1: Marcia Bezerra Lopes Caetano/RO (ESP-1)
Assistente 2: Paulo Cesar Silva Faria/MT (ASP-FIFA)
4º árbitro: Ranilton Oliveira de Sousa/MA
Assessor: Carlos Elias Barroso Pimentel/RJ
*O titular do espaço, Thiago Miguel Silva, está de férias e reassume seu posto no jogo de domingo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)