
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, 11, às 21h50, no Couto Pereira, no segundo jogo da final da Copa do Brasil 2012. Depois de sofrer um revés na primeira partida, o Verdão joga tudo para inverter o placar e, embalado por milhares de Guerreiros Alviverdes, vai em busca da vitória, do título e da história para mostrar força e conquistar o Brasil. Pela frente, terá uma Palmeiras que, a seu favor, só tem a vantagem, porque vai ter que suar sangue para sair do Alto da Glória com o título, visto que estará diante de uma nação inteira disposta a tudo para conquistar o objetivo
Com a volta de reforços e uma nação inteira nas arquibancadas, Coxa vai para cima
E aqui estamos novamente, a menos de 24 horas de tentar fazer com que o sonho vire realidade e que o Coritiba possa dominar o Brasil outra vez. Não será fácil, como nada foi na história desse clube, mas, de maneira nenhuma, significa que estamos entregues. Certamente veremos um Couto Pereira abarrotado de Guerreiros Alviverdes, dispostos a qualquer esforço para levar o seu time do coração ao título. Jogadores, comissão técnica e torcida formarão uma só corrente, de modo a fazer com que o Alviverde vá direto na jugular do Palmeiras desde o primeiro instante de partida. Nós podemos virar e acreditamos nisso. Os jogadores que estarão em campo representando as nossas cores, o farão em sintonia com cada torcedor na arquibancadas. E, se, em algum momento houver dúvida, é preciso lembrar que, sim, nós podemos, porque somos simplesmente CORITIBA.
No último final de semana, o Verdão foi até São Paulo para desafiar o Tricolor no Morumbi e, claramente sentindo a falta de ritmo, cometeu falhas individuais e coletivas que decretaram o placar de 3x1 para o time da casa. Com o time inteiramente reserva, à exceção de Emerson, o Verdão não teve forças para buscar a igualdade quando a partida estava 2x1, já no segundo tempo. Embora a derrota tenha significado uma perigosa aproximação da zona do rebaixamento, isso é assunto para outra hora. Agora, o foco é total e irrestrito na Copa do Brasil e no objetivo de reverter o placar. Para isso, além de atenção total, será preciso muita entrega e determinação durante os 90 minutos finais da competição.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira ganha opções para a montagem da escalação. Ayrton e Roberto estão recuperados de lesão e prontos para atuar. Jonas e Júnior Urso que os substituíram no primeiro jogo, voltam para o banco de reservas. Outro que retorna ao time titular, só que após cumprir suspensão automática, é o volante Sérgio Manoel. Com isso, Gil também fica como opção. Por fim, que está indisponível para o jogo é o zagueiro Emerson, que está suspenso após receber um injusto cartão amarelo no primeiro confronto. Demerson será o seu substituto. No restante, a equipe será a mesma do primeiro jogo da final, com a força de diversos Guerreiros nas arquibancadas, que levarão a equipe no grito.
Palmeiras vem a Curitiba para defender a vantagem e tentar encerrar o jejum
O Palmeiras está próximo de quebrar o seu longo jejum de títulos nacionais. Após vencer o primeiro confronto, na Arena Barueri, por 2x0, a confiança da equipe treinada por Luiz Felipe Scolari aumentou bastante e isso é transferido para a torcida que, rapidamente, esgotou os ingressos à venda para a segunda partida. Assim como o Coritiba, todos no Palmeiras acreditam muito na conquista, mas sabem que precisam ter muito cuidado no Couto Pereira para defender a vantagem e conseguir cumprir o objetivo. Para isso, o técnico Luiz Felipe Scolari deve apostar na força defensiva de sua equipe para montar um verdadeiro ferrolho e parar os ataques Alviverdes.
Um dos principais responsáveis por colocar esta estratégia em vigor é o zagueiro Henrique, que retorna de suspensão. O ex-atleta do Coritiba deve atuar à frente dos zagueiros, conferindo maior força na marcação. Com isso, quem deve retornar ao banco de reserva é o volante Márcio Araújo. Quem não poderá atuar é o chileno Jorge Valdivia, expulso de maneira infantil no primeiro jogo. Seu substituto tende a ser Daniel Carvalho, mas Maykon Leite corre por fora, visto que se recuperou de lesão e viajou a Curitiba. Outro que continua de fora é o atacante Hernán Barcos, que se recupera de uma cirurgia de apendicite e segue sendo substituído por Betinho. No restante, a equipe é a mesma que venceu o Alviverde.
Panoramas da partida
Lutar, lutar e lutar. Esse é o lema para o Coritiba no jogo desta quarta-feira. Independente do que aconteça, a equipe deve entrar em campo sabendo que precisará se entregar ao máximo em busca do objetivo. Força e energia não poderão faltar e, caso algum jogador sinta-se cansado em algum momento, basta olhar para as arquibancadas. A energia virá do grito de cada torcedor. No aspecto tático, é preciso ter muita atenção e não cometer erros. O Coritiba precisará marcar muito e abusar da velocidade para chegar à meta de Bruno. Um gol de cada vez. Assim construiremos a nossa vitória e sairemos do Couto como campeões.
Ofensivamente, a volta de Roberto e Ayrton ajudam o Coritiba em seu poder ofensivo. Aberto pelos cantos do gramado, Roberto dará opções de tabelas e jogadas com Rafinha e Éverton Ribeiro. Os três serão os principais responsáveis por conduzir o Alviverde à frente, ameaçando a meta de Bruno. Na referência, Éverton Costa precisa estar ligado e converter as suas chances de gol. O centroavante precisará estar em um dia iluminado para ajudar o time em sua tarefa de fazer gols. Ayrton, no apoio pela direita e nas cobranças de falta, será outra boa alternativa. Além deles, as bolas alçadas na área, especialmente para Pereira, podem ser outro bom diferencial Coxa-Branca.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar muito cuidado com as bolas de Marcos Assunção. Esta jogada deverá ser o carro-chefe do Palmeiras na partida e tende a incomodar muito a defernsiva Coxa-Branca, até porque Henrique, que possui bom cabeceio, está de volta à equipe e deve receber a maioria destas bolas. Além disso, é preciso cuidado com a velocidade de Mazinho, pelos lados do campo. O apoio dos laterais palmeirenses também devem ser controlados, assim como o forte potencial dos zagueiros Thiago Heleno e Maurício Ramos no campo de ataque.
Apoio nas arquibancadas
A festa está montada. O cenário está pronto e os convidados estarão lá para fazer acontecer. Serão mais de 30 mil Guerreiros nas arquibancadas, dispostos a sair sem voz, novamente, para levar o Coritiba ao título. Em conjunto com os jogadores, a torcida será o diferencial da equipe, incomodando todos os ataques do Palmeiras e dando mais força para o Coritiba em seus ataques. Torcedor, independente de qualquer coisa, não desista, grite, lute com os jogadores. Nós podemos, nós somos o Coritiba e vamos em busca dessa taça!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - final - jogo de volta
Coritiba x Palmeiras/SP
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 11/07/2012, quarta-feira
Horário: 21h50
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Sérgio Manoel, Rafinha e Éverton Ribeiro; Roberto e Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Palmeiras:
Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, João Vítor, Marcos Assunção e Daniel Carvalho (Maykon Leite); Mazinho e Betinho.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Sandro Meira Ricci/PE (FIFA)
Assistente 1: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
Assistente 2: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
4º Árbitro: Nielson Nogueira Dias/PE (Especial)
5º Árbitro: Roberto Braatz/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)