
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, 27, às 22h, no Couto Pereira, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2014. Depois de perder mais uma partida no Brasileirão, Celso Roth acabou demitido do comando do Alviverde e não parece deixar saudades nos corredores do Alto da Glória. Para seu lugar, o contratado foi Marquinhos Santos, que chega com a missão de salvar o Coritiba do buraco da Série B pela segunda vez em sua curta carreira. Antes disso, porém, o desafio é na Copa do Brasil. Do outro lado, um surpreendente Flamengo, que vem conseguindo uma arrancada até então improvável no Brasileirão e espera transferir este bom momento para o mata-mata nacional
Marquinhos retorna e tenta dar um sopro de esperança aos torcedores Alviverdes
No último final de semana, o Coritiba foi até São Paulo para encarar o Palmeiras e, quando tinha em suas mãos a real possibilidade de deixar a zona do rebaixamento, fracassou novamente. Apático, o time levou um gol logo no início da partida e, ainda no primeiro tempo, perdeu Leandro Almeida, que deu uma entrada desleal e sem propósito algum no jogador adversário. Com um a menos, o jogo acabou ficando ainda mais complicado e, mesmo com a enorme fragilidade do Palmeiras, que ainda conseguiu tomar certa pressão, o Coritiba não conseguiu sair do Pacaembu com, pelo menos, o empate. O resultado derrubou o técnico Celso Roth, que já dava sinais claros de que seu tempo no Alto da Glória já havia se esgotado.
De maneira até surpreendente, a diretoria Alviverde agiu rápido e, ainda no último domingo, acertou o retorno de Marquinhos Santos. O jovem treinador volta em situação bastante semelhante àquela de 2012, quando substituiu Marcelo Oliveira no comando da equipe. Mais uma vez, sua missão é tirar o clube do inferno da Série B. Para isso, ele precisará, em primeiro lugar, mudar um pouco o carregado ambiente Coxa-Branca deixado por Celso Roth. A partir disso, terá que conseguir extrair o máximo de seus jogadores para que consigam dar uma resposta dentro das quatro linhas. Esta parece ser a última cartada do Coritiba na temporada de 2014 e a torcida espera que, finalmente, seja possível voltar a sonhar. Para isso é preciso vencer, não há outra alternativa.
Em relação à montagem da equipe, o novo treinador teve pouquíssimo tempo para avaliar o grupo e testar formações diferentes. Mesmo assim, serão muitas alterações em relação ao time que enfrentou o Palmeiras. Recuperado de lesão, Norberto retorna à lateral-direita. A zaga será formada por Luccas Claro e Leandro Almeida, visto que Welinton não pode atuar por pertencer ao Flamengo. Na esquerda, finalmente Carlinhos reaparece e manda Dener para o banco. No meio, Germano, machucado, cede lugar para Hélder. Ele terá a companhia de Gil, na contenção, além de Robinho e Dudu, na criação. Na frente, a grande novidade fica por conta da primeira partida como titular de Alejandro Martinuccio. Ele formará dupla com Zé Eduardo. Este é o novo Coritiba, que tenta dar uma resposta imediata à sua torcida.
Em ótima fase, Flamengo tenta aproveitar bom momento também na Copa do Brasil
O Flamengo atravessa uma fase que, há pouco tempo atrás, parecia improvável. Na lanterna do Brasileirão até a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o time rubro-negro parece ter mudado da água para o vinho com o experiente treinador. A equipe engatou uma sequência de cinco vitórias em seis partidas pelo Brasileirão e saltou para a 11ª colocação, afastando-se consideravelmente da zona do rebaixamento. Mais do que isso, os torcedores flamenguistas já consideram ser possível sonhar com coisas maiores nesta temporada, tanto no Brasileirão como na Copa do Brasil. Para isso, a equipe precisará manter o ritmo e seguir somando triunfos.
Apesar de vir a Curitiba com a mesma delegação que bateu o Criciúma, no último final de semana, Vanderlei Luxemburgo poupará alguns titulares para dar prioridade ao Brasileiro. Em virtude disso, ele altera o esquema tático de seu time e lança uma trinca de zagueiros, formada por Samir, Marcelo e Chicão. Nas laterais, duas improvisações. Luiz Antônio pela direita e Éverton pela esquerda. O meio será formado por Victor Cáceres, Márcio Araújo e Lucas Mugni, que vem subindo de produção nos últimos jogos. Por fim, o ataque contará com Gabriel e Eduardo da Silva, outro que atravessa boa fase.
Panoramas da partida
Por ser uma competição totalmente diferente do Brasileirão, a Copa do Brasil possui aspectos ímpares, que permitem que o Verdão possa esquecer o seu rendimento na competição por pontos corridos e se concentre exclusivamente em obter um bom resultado na noite desta quarta-feira. Pensando em classificação, o Coritiba não pode se dar ao luxo de levar um gol da equipe adversária neste jogo. Portanto, será preciso muita atenção e concentração durante os 90 minutos.
Ofensivamente, ainda sem Alex e com Robinho vivendo uma fase terrível, será preciso encontrar alternativas para a criação das jogadas. Marquinhos Santos parece querer utilizar a velocidade como arma e, para isso, deverá investir em jogadas com Dudu e Martinuccio. Na frente, a movimentação de Zé Eduardo será fundamental para criar espaços e oportunidades para a conclusão ao gol de Paulo Victor. Além disso, o apoio dos laterais será importantíssimo, visto que Luxemburgo deve congestionar o seu meio-campo para tentar levar a decisão da vaga em boas condições ao Maracanã. Por fim, é preciso investir nas jogadas de bola parada.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá tomar cuidado com alguns jogadores do Flamengo que receberão uma chance e atravessam grande fase, como Lucas Mugni e Eduardo da Silva. Além deles, o meio-campo Éverton também deverá ser muito perigoso, visto que, com sua velocidade, costuma furar as defesas e criar espaços a serem preenchidos por meias e atacantes. Por fim, o Coritiba precisa evitar faltas próximas à área, visto que Chicão possui ótimo aproveitamento neste tipo de lance e pode levar muito perigo à meta de Vanderlei.
Apoio nas arquibancadas
Apesar do péssimo horário, a torcida Coxa-Branca deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para prestigiar a reestreia de Marquinhos Santos nesta importantíssima primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Um bom resultado será fundamental para encaminhar a classificação e, por isso, todo apoio será necessário. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. Mais uma vez, o Coritiba precisa de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2014 - Oitavas de Final - jogo de ida
Coritiba x Flamengo
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 27/08/2014, quarta-feira
Horário: 22h
Coritiba:
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Gil, Robinho e Dudu; Alejandro Martinuccio e Zé Eduardo.
Técnico: Marquinhos Santos
Flamengo:
Paulo Victor; Marcelo, Chicão e Samir; Luiz Antônio, Victor Cáceres, Márcio Araújo, Lucas Mugni e Éverton; Gabriel e Eduardo da Silva.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza/SP
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho/SP (FIFA)
Assistente 2: Danilo Ricardo Simon Manis/SP (Asp. FIFA)
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)