
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Atualizado às 23h30, com informações referentes à escalação de Ruy e Thiago Galhardo
Coritiba e Fortaleza se enfrentam nesta quarta-feira, 13, pela partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil 2015. Após sofrer uma derrota na estreia do Brasileirão, o Coritiba tenta se recuperar de uma sequência de resultados negativos e precisa, de qualquer maneira, da vitória diante de um Fortaleza que, empolgado, vem a Curitiba para defender a sua vantagem e somar mais um bom resultado após a conquista do título Estadual
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até Chapecó para fazer a sua estreia no Campeonato Brasileiro 2015 e, apesar de Rafhael Lucas ter colocado a equipe em vantagem logo nos primeiros minutos de jogo, não conseguiu interromper a sequência de derrotas. Ainda no primeiro tempo, Elicarlos empatou a partida em um chute de longe (que contou com a colaboração do goleiro Bruno). Na segunda etapa, embora o Verdão tenha ameaçado a meta de Danilo por algumas vezes, como em um chute de Hélder de fora da área, o Coritiba sofreu a virada após Negueba perder a bola e armar o contra-ataque do time catarinense. O lance culminou com a conclusão de Roger, na pequena área. Nova derrota e estreia com o pé esquerdo na principal competição nacional, muito embora a equipe tenha criado algumas jogadas de perigo.
Entretanto, o foco agora é na Copa do Brasil. O Coritiba precisa reverter uma desvantagem de 2x1 para seguir na competição e alcançar a terceira fase, quando enfrentará Ponte Preta ou Moto Club. Marquinhos Santos sabe que qualquer erro pode ser fatal e, por isso, pede atenção total de seus comandados durante os 90 minutos. Em relação ao time, Luccas Claro, que se machucou na partida do final de semana, é desfalque certo. Assim, a tendência é que o time volte a atuar no 4-4-2, com Ruy e Thiago Galhardo (que, após uma grande confusão, apresentam condições de jogo) aparecendo entre os titulares pela primeira vez. Além deles, Negueba, que sentiu uma lesão na partida diante da Chapecoense, joga normalmente. Wellington Paulista, que sofreu uma entorse no tornozelo na primeira partida no Ceará, também não joga. Por fim, Norberto, que foi expulso na Arena Castelão, cumpre suspensão e cede lugar para Ivan.
O adversário
O Fortaleza ainda desfruta da conquista do título Estadual depois de um longo tempo. Mas, nem por isso, a equipe entrou de maneira desconcentrada no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil e conseguiu uma importante vitória por 2x1 diante do Coritiba. O resultado surpreendeu até mesmo o técnico Marcelo Chamusca que, humilde, disse que a meta da equipe era não ser eliminada em casa. Agora, o Fortaleza vem a Curitiba para defender a sua vantagem e conseguir a classificação para a próxima etapa. O time que enfrenta o Verdão terá algumas mudanças significativas. O zagueiro Lima e o atacante Lúcio Maranhão não vêm agradando o treinador e serão substituídos por Genílson e Cassiano, respectivamente. Wanderson, que atuou improvisado no meio, segue na função, enquanto que Radar permanece na esquerda. De qualquer forma, a tendência é que Marcelo Chamusca forme uma equipe bastante forte na marcação e tente aproveitar os contra-ataques.
O jogo
A partida desta quarta-feira deverá ser um teste de paciência e atenção para a equipe do Coritiba. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que um gol do Fortaleza pode jogar pelo ralo as pretensões do Coritiba em avançar de fase na competição, o que seria uma tragédia considerando o atual momento vivido pelo clube. Portanto, é preciso calma para controlar os nervos e chegar ao gol de Deola com qualidade. A torcida apoiará durante os 90 minutos, mas pede raça, determinação e vontade para que o time consiga reverter a desvantagem e superar este desafio. É preciso colocar um basta nesta sequência de maus resultados, começando pela partida desta quarta.
Ofensivamente, as presenças de Ruy e Thiago Galhardo ajudarão a peça criativa do Coritiba. Já ficou muito nítido que a presença de um jogador com estas características é fundamental, e o Verdão pode encontrar um jeito de criar as jogadas. Além disso, é preciso aproveitar a fase de Rafhael Lucas que, mesmo com as dificuldades enfrentadas pela equipe, não deixou de fazer os seus gols. O apoio pelas laterais também será fundamental, assim como as jogadas de bola parada, visto que, após um longo período, João Paulo voltou a acertar este tipo de lance, que originou o gol do Coritiba na Arena Condá.
Na parte defensiva, o time Coxa-Branca deverá prestar muita atenção nos contra-ataques da equipe cearense, que deverá jogar bastante fechada, na expectativa de um erro dos jogadores do Verdão. Como é costume dizer entre os treinadores, o Fortaleza deve jogar "por uma bola", visto que um gol faria com que a equipe ficasse muito próxima de uma inesperada vaga para a terceira fase. Individualmente, o Coritiba deve se precaver com as descidas de Wanderson, pelo meio. Além disso, precisa prestar atenção na dupla de ataque, formada por Cassiano e Daniel Sobralense que, apesar de ter sido protagonista de um lance inacreditável na partida de ida, é perigoso e merece atenção.
A torcida
Certamente, a torcida Alviverde estará presente nas arquibancadas do Couto Pereira para apoiar os jogadores em mais esta importante batalha. É preciso interromper este mau momento que a equipe atravessa e uma classificação como esta, que viria após os jogadores reverterem um resultado adverso, pode trazer bons fluidos novamente ao Alto da Glória. Torcedor Alviverde, você será parte disso. Vista a sua camisa e vá ao Couto Pereira. Novamente o Coritiba precisa de sua força e energia para conquistar um importante resultado.
Vamos em busca da vitória, Coritiba!
Copa do Brasil 2015 - 2ª Fase - jogo de volta
Coritiba x Fortaleza
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 13/05/2015, quarta-feira
Horário: 22h
Coritiba:
Bruno; Ivan; Leandro Almeida, Leandro Silva e Welinton (Carlinhos); Hélder (Rosinei), João Paulo, Ruy e Thiago Galhardo; Negueba e Rafhael Lucas.
Técnico: Marquinhos Santos
Fortaleza:
Deola; Tinga, Genílson, Adalberto e Radar; Auremir, Vinicius Hess, Pio, Wanderson e Daniel Sobralense; Cassiano.
Técnico: Marcelo Chamusca
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia/RJ
Assistente 1: Gilberto Stina Pereira/RJ
Assistente 2: Francisco Pereira de Sousa/RJ
4º Árbitro: Rodolpho Toski Marques/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)