
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautasAtualizado às 13h11
Coritiba e Palmeiras se enfrentam nesta quinta-feira, 5, às 21h50, na Arena Barueri, no jogo de ida da final da Copa do Brasil 2012. Apoiado por 4000 torcedores Alviverdes que não medirão esforços para empurrar o time na cidade paulista, o Verdão tenta pular na frente na decisão e trazer um bom resultado para Curitiba, o que daria vantagem na disputa do título. Pela frente, terá um Palmeiras que busca encerrar o seu jejum de títulos e colocar, definitivamente, um ponto final na crise que teima em circundar o ambiente palmeirense há meses
Sabendo o que fazer, Coxa vai ao território adversário para mostrar força e sair na frente
Enfim, está chegando a hora. A semana do primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil finalmente começou e os torcedores Alviverdes não vêem a hora do árbitro apitar para rolar a bola em Barueri. A partir deste momento, tudo o que não está relacionado com esta final ficará para segundo plano, e o foco será total e irrestrito na decisão. Isso ficou bem claro pela postura adotada pela torcida Coxa-Branca que, de maneira extremamente rápida, esgotou os 4000 ingressos disponíveis em Barueri e apoiará os jogadores em território adverso. Tudo para que a equipe possa escrever uma nova história, com um final diferente e feliz.
Pensando exclusivamente na Copa do Brasil, Marcelo Oliveira poupou os seus titulares no jogo diante do Sport, pelo Campeonato Brasileiro, no último final de semana. Embora estivesse jogando bem e aberto a vantagem de 2x0 ainda no primeiro tempo, o Verdão acabou não conseguindo segurar a vantagem e, sofrendo com as falhas individuais, acabou tomando a virada da equipe pernambucana. Apesar do resultado ter ficado longe daquele que foi idealizado por jogadores e comissão técnica e significado uma queda momentânea na tabela do Brasileirão, isso certamente não vai influenciar o desempenho do time nesta quinta-feira, visto que todos no clube sabem do tamanho de suas responsabilidades e, mais do que isso, da chance que têm em mãos de entrar para a gloriosa história do Coritiba.
Em relação ao time, o mistério predomina, e até as redes sociais entraram na jogada. Certo mesmo é que Sérgio Manoel está fora por cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. Seu lugar será ocupado por Gil. Na terça-feira, o lateral Ayrton surpreendeu a todos e postou em seu twitter que não iria para o jogo. A informação foi confirmada mais tarde e, desta maneira, Jonas aparecerá como titular. Por fim, Roberto será outro desfalque confirmado. Embora tenha aparecido na relação dos jogadores relacionados, as informações da imprensa que acompanha o Coritiba em Barueri dão conta que o atacante sequer viajou. Assim, Marcelo Oliveira tende a lançar Júnior Urso e deve formar a equipe com três volantes. No banco, Lincoln e Tcheco estão preparados para conferir experiência ao time a qualquer momento. No restante, a equipe será a mesma que bateu o São Paulo e se classificou para a final.
Palmeiras tenta encerrar jejum e voltar ao caminho das conquistas
Há quatro anos sem conquistar qualquer título, o Palmeiras, mesmo atravessando um momento de turbulência, chegou à final da Copa do Brasil ao eliminar o Grêmio, conquistando um brilhante resultado fora de casa, no estádio Olímpico. A classificação da finalissima do torneio aliviou um pouco da pressão na comissão técnica e nos jogadores. Entretanto, o técnico Luiz Felipe Scolari já afirmou que passa a sua última temporada no clube, em virtude deste desgaste em solucionar problemas. Entretanto, assim como no Coritiba, os jogadores palmeirenses prometem deixar tudo para trás e chegar à conquista do torneio nacional.
Sobre a escalação, Felipão usa da mesma tática de Marcelo Oliveira e faz mistério. Certa mesmo é a ausência de Henrique, que cumpre suspensão por ter sido expulso na partida contra o Grêmio. Já o zagueiro Maurício Ramos, também ex-atleta do Coritiba, sentiu dores durante a semana, mas deve atuar normalmente. Caso não possa atuar, quem entra na equipe é o paraguaio Adalberto Román. O outro zagueiro do Palmeiras será Thiago Heleno. No meio, Marcos Assunção está recuperado de sua lesão na coxa e certamente reaparecerá na equipe. Assim, Márcio Araújo será recuado para a função de primeiro volante e dividirá as funções de marcação com João Vítor. Por fim, quem retorna à titularidade é Jorge Valdivia, que teve um problema com um sequestro relâmpago nos últimos dias, mas recuperou-se e deve formar o onze titular. Mazinho e Maykon Leite ou Betinho completam a equipe, visto que, ainda nesta quinta-feira, Barcos acusou sintomas de apendicite e está fora do jogo.
Panoramas da partida
É decisão, e isso dispensa maiores apresentações. Vários são os aspectos que envolvem esta partida e, na teoria, todo mundo sabe o que o time precisa fazer para sair de Barueri com a vantagem. Entretanto, antes de tudo, é preciso calma e ter a consciência de que a primeira partida é apenas uma oportunidade de pular na frente e garantir a vantagem para a volta. Por conta disso, o Coritiba deve entrar na Arena Barueri com inteligência, reduzindo os espaços da equipe do Palmeiras e, sobretudo, ter velocidade para sair no contra-ataque e ameaçar o gol de Bruno. Raça, determinação e vontade serão ingredientes básicos para que o Coritiba volte de São Paulo com um bom resultado.
Ofensivamente, uma boa atuação do Coritiba estará diretamente relacionada com os desempenhos de Rafinha e Éverton Ribeiro. Ao lado de Gil, estes atletas serão os responsáveis por puxar os contra-ataques e levar o Verdão à frente, encostando em Éverton Costa, na referência. As jogadas de bola parada serão importantíssimas nesta partida, e a escalação do time parece apropriada para aproveitar estes tipos de lances. Com Emerson, Pereira, Jonas e Éverton Costa, o Alviverde fica muito forte pelo alto. No banco, Lincoln e Tcheco são ótimas opções para conceder experiência ao time. Já Rafael Silva é uma boa opção de velocidade e dinamismo.
Na parte defensiva, o Coritiba precisará tomar cuidados na marcação de dois jogadores, especialmente. Valdivia e Mazinho serão os responsáveis por dar velocidade às trocas de passes no meio-campo do Palmeiras e, ao caírem pelas pontas, podem tentar confundir a marcação e abrir espaços para Maykon Leite ou Betinho, no comando de ataque. Além disso, uma jogada manjada, porém perigosíssima, é a bola parada de Marcos Assunção, um dos maiores especialistas do país nesta função. Por isso, a zaga Alviverde precisará evitar faltas próximas à área e ter muita atenção nos levantamentos.
O Coritiba não estará sozinho em Barueri. Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, diversos ônibus e aviões abarrotados de torcedores Alviverdes sairão de Curitiba rumo à cidade paulista para, literalmente, jogar junto com o time. Cantando sem parar em busca da vitória, a torcida levará o Verdão a conquistar um bom resultado e voltar para a capital paranaense com um excelente resultado. Daqui de Curitiba e em diversas partes do mundo, a Nação Coxa-Branca enviará energias positivas rumo ao triunfo. Estamos contigo, Coritiba!
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - final - jogo de ida
Palmeiras/SP x Coritiba
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 05/07/2012, quinta-feira
Horário: 21h50
Palmeiras:
Bruno; Artur, Maurício Ramos (Adalberto Román), Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, João Vítor, Marcos Assunção e Jorge Valdivia; Mazinho e Maykon Leite (Betinho).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Coritiba:
Vanderlei; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil, Rafinha e Éverton Ribeiro; Éverton Costa.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO (Asp.FIFA)
Assistente 1: Alessandro A. Rocha de Matos/BA (FIFA)
Assistente 2: Fabricio Vilarinho da Silva/GO (FIFA)
4º Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha/GO (Especial)
5º Árbitro: João B. Nobre Chaves/SP
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)