
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira, 16, às 21h50, no estádio Barradão, pela partida de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil 2012. Depois de conquistar o tricampeonato Paranaense de maneira dramática, fazendo a alegria de mais de 25 mil Guerreiros Alviverdes, o Verdão volta as suas atenções para o segundo mais importante torneio nacional, onde busca mais um título. Pela frente, um Vitória que esteve muito próximo do título estadual também diante do maior rival, Bahia, em pleno estádio de Pituaçu, mas acabou levando o gol de empate no final da partida e amargou o vice-campeonato
Sem tempo para comemorar, Coritiba foca no Vitória para trazer um bom resultado e decidir no Couto
O último final de semana reservou fortíssimas emoções à torcida do Coritiba. Em um jogo truncado, com pouquíssimas chances de gol para ambas as partes, o time Alviverde não conseguiu furar a retranca do rival, e o 0x0 persistiu pelos 90 minutos do jogo final do Campeonato Paranaense. Os pênaltis foram uma pitada a mais de angústia e ansiedade, que se transformaram em confiança após a defesa do goleiro Vanderlei na cobrança de Guerrón e em extrema euforia e felicidade quando a bola de Éverton Ribeiro caprichosamente se chocou contra a trave e morreu mansamente no gol de Rodolfo. Foi a senha para que, nas arquibancadas, a torcida Alviverde explodisse sob os gritos de tricampeão e desse início às comemorações pelo 36º título estadual da história.
Entretanto, diferentemente da torcida, que continua com as comemorações e, sobretudo, com as gozações sobre o rival, vice-campeão pela terceira vez consecutiva, o time Alviverde embarcou para a Bahia ainda na segunda-feira, 14, e já se concentra totalmente no novo desafio pela Copa do Brasil. Todos dentro do clube sabem que não podem vacilar uma partida sequer, sob pena de amargar um resultado complicado de se reverter. Em virtude disso, Marcelo Oliveira e seus comandados certamente já deixaram as comemorações para trás e focam em um único objetivo: trazer um bom resultado de Salvador para carimbar o passaporte para a semifinal aqui no Couto Pereira.
Em relação ao time, o treinador Coxa-Branca terá problemas e ainda não confirmou a equipe que entra em campo. Do time que atuou na final do Paranaense, Lucas Mendes, suspenso, Tcheco e Rafinha, machucados, estão fora. Na esquerda, Eltinho deve ser o substituto natural. Já o meio-campo deve ser formado por Júnior Urso, Sérgio Manoel (ou Djair), Éverton Ribeiro e Gil, que sairia da direita para atuar no meio. Nesse caso, Ayrton faria a sua estreia com a camisa Alviverde. Outra possibilidade é a manutenção de Gil na direita e a entrada de Lincoln no meio. Entretanto, essa hipótese é mais remota. Na frente, Anderson Aquino poderia perder a posição para Éverton Costa, que entrou bem no AtleTiba. Mas o meia-atacante, ainda sem ritmo de jogo, tende a ficar como opção para o segundo tempo.
Vitória tenta esquecer o Estadual e quer manter a invencibilidade na Copa do Brasil
Por muito pouco o Vitória não conquistou o Campeonato Baiano. Após um empate por 0x0 no Barradão, na primeira partida, o rubro-negro precisava da vitória em Pituaçu e vinha conseguindo o seu objetivo até a metade do segundo tempo. Entretanto, o gol de Diones, aos 26 minutos, decretou o empate por 3x3 e o vice-campeonato para o Leão. Agora, a equipe do técnico Ricardo Silva, que assumiu o time após a demissão de Toninho Cerezo, volta as suas atenções para a Copa do Brasil e, principalmente, para as disputas da Série B, que se iniciam no próximo final de semana.
Para a montagem da equipe, Ricardo Silva, assim como Marcelo Oliveira, terá problemas, a começar pela defesa. Machucados, Romário (este com uma grave lesão no joelho) e Léo desfalcam as laterais. Gabriel Paulista tende a assumir a direita enquanto que Wellington Saci permanece pela esquerda. No meio, Uelliton e Pedro Ken (ex-Coritiba), estão suspensos. Na posição de volante, quem reaparece é Neto Coruja, sem jogar desde a Série B do ano passado, enquanto que Geovanni e Mineiro disputam a posição na criação ao lado de Tartá. Na frente, o único garantido é Neto Baiano. Dinei e Marquinhos brigam pela posição ao seu lado.
Panoramas da partida
Certamente, a partida desta quarta-feira não será nada fácil para o Coritiba. Além de precisar se desligar completamente das comemorações do título paranaense, o Verdão ainda terá pela frente um time que tenta justamente o contrário: descontar a frustração pela perda do título fazendo uma grande partida e buscando um resultado que traga a possibilidade de entrar com vantagem para o segundo jogo, no Couto Pereira. Em função disso, os jogadores Alviverde precisam entrar no Barradão bastante focados, com o mesmo espírito de decisão apresentado no último domingo e demonstrar muita raça e determinação em busca de um bom resultado.
Ofensivamente, caso Ayrton realmente faça a sua estreia, o Verdão terá duas boas opções ofensivas pela laterais, visto que Eltinho, do outro lado, também apóia com frequência. No meio, Éverton Ribeiro será o principal articulador e precisará contar com as aproximações de Sérgio Manoel (ou Djair) e principalmente Gil para não ficar preso na marcação e ter a sua atuação comprometida. Na frente, Anderson Aquino e Roberto precisam utilizar a velocidade para confundir a marcação e furar o bloqueio defensivo adversário. Lincoln e Éverton Costa, no banco de reservas, são boas opções.
Na parte defensiva, certamente as atenções estarão voltadas para Neto Baiano, artilheiro do Brasil com incríveis 31 gols até aqui na temporada. Os seus números falam por si só e é preciso muito cuidado com a marcação deste jogador. Além dele, o Vitória possui jogadores interessantes e que vivem boa fase, como Marquinhos e o meia Tartá, que parece ter encontrado o seu espaço no rubro-negro baiano e vem fazendo uma boa temporada. Por fim, o Coritiba deve conter as jogadas de bola parada de Geovanni, caso realmente atue, e o ótimo jogo aéreo do zagueiro Rodrigo, que sempre aparece bem no ataque e deve levar perigo à meta de Vanderlei.
Certamente, a torcida Coxa-Branca estará presente nas arquibancadas do Barradão para dar suporte aos jogadores tricampeões estaduais e empurrá-los para realizarem uma boa partida diante do Vitória. Um resultado positivo no Nordeste pode encaminhar a classificação e é justamente em busca deste objetivo que o Verdão pisará no gramado. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de mais este triunfo.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - quartas-de-final - jogo de ida
Vitória/BA x Coritiba
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA)
Data: 16/05/2012, quarta-feira
Horário: 21h50
Vitória:
Douglas; Gabriel Paulista (Dimas), Victor Ramos, Rodrigo e Wellington Saci; Neto Coruja, Rodrigo Mancha, Geovanni (Mineiro) e Tartá; Marquinhos (Dinei) e Neto Baiano.
Técnico: Ricardo Silva
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Eltinho; Júnior Urso, Sérgio Manoel (Djair), Gil e Éverton Ribeiro; Roberto e Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ (FIFA)
Assistente 1: Altemir Hausmann/RS (FIFA)
Assistente 2: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA)
4º Árbitro: Rogério Lima da Rocha/SE
5º Árbitro: Adson Marcio Lopes Leal/BA
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)