Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O time do Ceilândia representa a cidade do mesmo nome, cidade satélite de Brasília no Distrito Federal, uma das grandes cidades daquelas localizadas no entorno da capital federal, e possui atualmente aproximadamente 500 mil habitantes.
O jogo entre Ceilândia e Coritiba será disputado no Estádio Regional Maria de Lourdes Abadia, conhecido como Abadião, que tem capacidade para 5.000 lugares aproximadamente e que teve sua iluminação totalmente reformada para poder receber jogos noturnos de competições nacionais. A inauguração da nova iluminação foi no jogo da sétima rodada do Candangão quando o Ceilândia venceu o Gama por 2 x 0.
A equipe do Distrito Federal tem um calendário recheado em 2025, pois além do campeonato local, disputa a Copa Verde, onde já foi eliminado pelo Capital, seu rival local, a Copa do Brasil e a série D do Campeonato Brasileiro.
Este será o primeiro confronto entre Ceilândia e Coritiba e está cercado de expectativas pelos dois lados, o Coritiba querendo evitar uma eliminação precoce como aconteceu contra o Água de Marabá (PA) em 2024, e o Ceilândia com esperança de passar de fase, como aconteceu em 2022 quando chegou até a terceira fase, eliminando o Londrina na primeira fase (2 x 0) e o Avaí na segunda fase (2 x 1) jogando em Florianópolis, depois foi eliminado na terceira fase pelo Botafogo (RJ), com 3 x 0 em Ceilândia e outro 3 x 0 no Rio de Janeiro. Esta será a nona participação do “Gato Preto” na Copa do Brasil e sem dúvida a melhor delas foi em 2022, nas demais participações o time foi eliminado já nesta primeira fase.
O Ceilândia é o atual campeão do Distrito Federal (2024) e vice-líder do Candangão 2025, com seis vitórias e duas derrotas, sendo a última derrota na última rodada onde perdeu por 4 x 1 para o Capital, quando foram poupados vários titulares, já pensando nesta partida com o Coritiba.
O técnico do time é Adelson de Almeida, 54 anos, que está comandando a equipe desde 2021 e que monta seu time num sistema 4-3-3 quando tem a bola e sem a bola se defende num 4-4-2. Existe uma identificação muito grande entre o técnico e a torcida do Gato Preto e vice-versa.
Entre os destaques do time podemos citar o experiente volante Pedro Bambu de 37 anos, que já passou por Goiás, Vila Nova (GO e Atlético (GO) e o centroavante e artilheiro da equipe, Felipe Clemente de 25 anos.
A provável formação que o técnico Adelson de Almeida deve mandar a campo para enfrentar o Coritiba deve ser: Edmar Sucuri, Paulinho, Wallace, Badhuga e Danilo; Pedro Bambu, Júlio Cesar e Nolasco; Kennedy, Felipe Clemente e Pablo Félix.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)