
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Cene se enfrentam nesta quarta-feira, 16, às 19h30, no Couto Pereira, pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil 2014. Depois do vexame no Campeonato Paranaense, o Alviverde tenta se reestruturar na temporada e, de técnico novo, espera iniciar uma nova fase. Tudo começa pela classificação para a segunda etapa da Copa do Brasil e uma eliminação precoce está fora de qualquer cogitação. Do outro lado, o campeão sul-matogrossense. Depois da vitória por 2x0 sobre o Águia Negra, o Cene alcançou o sexto título do Estado e vem empolgado para tentar aprontar uma surpresa para o Coritiba
Sem Alex, Verdão tenta carimbar o passaporte para a segunda fase
As memórias do último jogo do Coritiba neste ano não são nada boas. Mostrando um futebol deprimente, o Verdão não passou do empate diante do Maringá e, dentro de casa, viu o sonho do pentacampeonato Estadual ir por água abaixo. O que se viu no Couto Pereira foi um time absolutamente desorganizado, sem qualquer padrão de jogo ou qualidade e o resultado não poderia ser diferente. A consequência disso foi a demissão de Dado Cavalcanti que, em três meses de trabalho, não conseguiu fazer a equipe jogar e colheu sucessivos insucessos. De fato, o Coritiba precisava de uma sacudida.
Poucos dias depois da saída de Dado Cavalcanti, o Alviverde anunciou a contratação de Celso Roth. Sonho antigo desta diretoria, o técnico gaúcho chegou e já demonstrou um pouco de seu estilo já na entrevista coletiva. Pregando firmeza e trabalho, Roth espera dar um choque de realidade em seu grupo e recolocar o Coritiba nos trilhos. Para isso, certamente precisará de mais qualidade. Embora alguns reforços tenham chegado após a eliminação no Paranaense, ainda falta muita coisa para que o Verdão tenha um time competitivo a ponto de fazer um Brasileirão tranquilo. Justamente por isso, é preciso trabalho, dedicação e disciplina.
Em seu primeiro jogo, o novo treinador terá que conviver com um grande problema. Com uma lesão na panturrilha, Alex está vetado da partida e não atua. Seu lugar deverá ser preenchido por Dudu, mas Geraldo corre por fora. Neste último caso, a equipe atuaria com três atacantes. Na zaga, quem reaparece é Leandro Almeida. De fora por muito tempo, o zagueiro volta a formar dupla com Luccas Claro. No meio, outra estreia. Baraka assume a condição de primeiro volante e será acompanhado por Gil e Robinho. Na frente, Roni e Júlio César devem formar a dupla de ataque. Por fim, nas laterais, Roth possui duas dúvidas. Victor Ferraz e Norberto brigam na direita e Carlinhos e Diogo, na esquerda. A tendência é que Victor Ferraz e Carlinhos sejam titulares.
Campeão Estadual, Cene busca surpreender na capital
Pela sexta vez em sua história, o Cene alcançou o título do Mato Grosso do Sul. Após perder a primeira partida por 2x1, a equipe amarela de Campo Grande reverteu o placar no segundo jogo e, com uma vitória por 2x0, colocou as duas mãos na taça. O grande heroi do título foi o zagueiro Maycon que, com dois gols, fez a alegria da torcida do "Furacão Amarelo". Assim, mesmo com apenas 15 anos de existência, o Cene já se coloca entre os times mais vitoriosos do Estado, o que deve impulsionar futuras conquistas.
Agora, a ousada meta da equipe é eliminar o Coritiba da Copa do Brasil. Para isso, o Cene precisará vencer no Alto da Glória ou empatar por 3x3 ou mais gols. Um novo 2x2 leva a decisão para os pênaltis. Os jogadores acreditam nesta missão e, sem pressão, devem atuar no Couto Pereira soltos, visto que a obrigação é total do Coritiba. Sem qualquer problema médico ou disciplinar, o técnico Cláudio Roberto deve repetir a escalação da equipe que venceu o Águia Negra no último final de semana e conquistou o título.
Panoramas da partida
O Coritiba entra em campo nesta quarta-feira com o objetivo único de vencer e se recuperar na temporada. Será o primeiro jogo de Celso Roth no comando da equipe e há que se ter um pouco de paciência com o trabalho que acaba de começar. Por outro lado, não há nem como imaginar uma derrota para o Cene dentro do Couto Pereira. O Coritiba tem a obrigação de alcançar a próxima fase e seguir na competição. Para isso, precisará encarar a partida com seriedade, determinação e raça. Além disso, será preciso atenção durante os 90 minutos, visto que ninguém deseja passar um sufoco desnecessário.
Ofensivamente, é certo que o Coritiba sentirá falta de Alex. Além de perder muita força na bola parada, a equipe fica sem o seu cérebro no meio-campo. Justamente por isso, Robinho e, possivelmente, Dudu, precisam assumir esta responsabilidade e conduzir a equipe ao campo ofensivo. Além deles, a velocidade de Roni, na frente, também será extremamente importante e o atacante deve se valer da movimentação para chegar ao gol adversário. Pelas laterais, Victor Ferraz e Carlinhos, se confirmados, também terão papel fundamental e devem apoiar o ataque. No banco, a expectativa fica pela estreia do meia-atacante Jajá.
Na parte defensiva, o Coritiba deverá prestar atenção nos mesmos jogadores que já se destacaram na partida de ida, em Campo Grande. Eduardo e Andrezinho (o autor de um dos gols do Cene na primeira partida) precisam ser bem vigiados, visto que serão os principais responsáveis por criar as jogadas para o "Furacão Amarelo". Na frente, o perigo é o artilheiro Guilherme. Por fim, a zaga Coxa-Branca deve controlar as jogadas de bola parada, especialmente com Maycon, que mostrou todo seu potencial na final do Estadual, com dois gols.
Apoio nas arquibancadas
Depois de um bom tempo sem poder ir ao Alto da Glória, a torcida Alviverde deve comparecer em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para empurrar o Coritiba na partida decisiva da Copa do Brasil. A vaga é absolutamente necessária e outro resultado não é admitido. Torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao estádio. O Coritiba precisa de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2014 - 1ª fase - jogo de volta
Coritiba x Cene-MS
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira
Data: 16/04/2014, quarta-feira
Horário: 19h30
Coritiba:
Vanderlei; Victor Ferraz (Norberto), Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Gil, Robinho e Dudu (Geraldo); Roni e Júlio César.
Técnico: Celso Roth
Cene:
André Moreto; Cafu, Dubinha, Maycon e Robinho; Naka, Baiano (Márcio José), Eduardo e Andrezinho; Marcelo Tevez e Guilherme.
Técnico: Cláudio Roberto
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto/SP
Assistente 1: Fausto Augusto Viana Moretti/SP
Assistente 2: Vitor Carmona Metestaine/SP
4º Árbitro: Fábio Filipus/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)