
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Guarany se enfrentam nesta quarta-feira, 13, às 19h30, no estádio Plácido Aderaldo Castelo (Junco), na partida de estreia das duas equipes na Copa do Brasil. Depois de garantir facilmente a sua passagem para as semifinais do Campeonato Paranaense, o Coritiba busca iniciar com o pé direito a sua caminhada na competição nacional e espera utilizar a força do seu elenco para conseguir atingir o seu objetivo. Do outro lado, terá um também empolgado Guarany que, assim como o Verdão, está nas semifinais de seu campeonato Estadual, e busca um bom resultado para trazer a decisão da vaga para Curitiba
O time
No último final de semana, o Coritiba recebeu o Toledo para garantir a sua passagem à outra fase do Paranaense e goleou o time do interior do Estado pelo placar de 4x0 em um jogo que poderia ter um resultado bem mais elástico, tamanha a superioridade Alviverde na partida. Kléber abriu os trabalhos logo no início do jogo. Após o goleiro do Porco fazer alguns milagres antes do intervalo, na volta para o segundo tempo, Alan Santos dobrou a vantagem. Pouco tempo depois, o Gladiador fez o seu décimo segundo gol no campeonato ao cobrar um pênalti com bastante categoria e calma. Já no final do jogo, Juan fechou a conta e sacramentou a passagem.
Antes de iniciar as disputas por uma vaga na decisão do campeonato, o Verdão agora concentra as suas atenções na estreia da Copa do Brasil e, para isso, o técnico Gilson Kleina optou por levar um time alternativo até a cidade de Sobral. Da equipe titular que atuou diante do Toledo, no último final de semana, apenas o goleiro Elisson seguiu viagem. Na direita, Reginaldo volta a aparecer, enquanto que, na esquerda, César Benítez recebe nova chance. A zaga será formada por Rafael Marques e o estreante Nery Bareiro. No meio, Amaral e Ícaro são os responsáveis pela contenção, enquanto que Thiago Lopes terá a responsabilidade de levar o Coritiba à frente. Por fim, o ataque será formado por Vinícius (que outra vez entrou bem no jogo do último final de semana), Leandro e Jorge Ortega, que segue atrás de seu primeiro gol com a camisa Alviverde.
O adversário
Bastante tradicional, o Guarany de Sobral vem fazendo, até aqui, uma temporada bastante interessante. Recheada de jovens jogadores, o Bugre conseguiu, no último final de semana, a sua passagem para as semifinais do Campeonato Cearense. A classificação veio de maneira dramática, com uma vitória por 1x0 sobre o Maranguape. O resultado foi o suficiente para eliminar o poderoso Ceará, que ficou fora da fase final. Por conta do compromisso diante do Fortaleza, no próximo final de semana, pode ser que o técnico Júnior Cearense poupe alguns de seus titulares pensando no Estadual. Entretanto, a confirmação ficará para minutos antes da bola rolar no interior cearense.
O jogo
Além da desgastante viagem para o interior do Ceará, o Coritiba enfrentará outra dificuldade na partida desta quarta-feira: a falta de entrosamento. Com uma equipe inteiramente formada por reservas, o time Coxa-Branca terá que superar mais este obstáculo para tentar fazer o seu resultado e, pelo menos, trazer a decisão da vaga para o Couto Pereira com uma vantagem no placar. Para isso, o time do técnico Gilson Kleina terá que superar uma provável e aguardada pressão inicial da equipe local e aproveitar os contra-ataques para, aos poucos, impor a sua superioridade técnica diante da equipe adversária.
Ofensivamente, o Coritiba deverá aproveitar a excelente fase que atravessa o meia-atacante Vinícius e forçar as jogadas com este atleta para conseguir uma importante arma. Além dele, a atuação de Jorge Ortega, na referência, será outro fator a ser considerado, pois a sua presença de área deverá incomodar muito os zagueiros do time adversário. No meio, como será talvez o único responsável pela armação de jogadas no setor, Thiago Lopes precisa estar esperto e apresentar um bom futebol. Por fim, o apoio pelas laterais e as jogadas de bola parada também devem ser exploradas.
Na parte defensiva, é bastante complicado realizar uma análise tática da equipe do Guarany por conta da falta de informações do time do interior cearense. Entretanto, sabe-se que o meia Vágner é o principal articulador da equipe, alimentando os rápidos Valtinho (autor do gol da classificação do Guarany para as semifinais do Estadual) e Tininho. Aliás, a velocidade deverá ser uma das armas mais usadas do Cacique do Vale para chegar à meta do goleiro Elisson. Além disso, o Verdão também deverá prestar muita atenção nos lances de bola parada.
A torcida
Embora a partida seja no Nordeste, certamente a torcida Coxa-Branca estará representada nas arquibancadas do estádio do Junco para apoiar o time nessa importante estreia na Copa do Brasil. Daqui de Curitiba e em diversas outras partes do mundo, energias e vibrações positivas serão enviadas em busca de um resultado positivo, capaz de fazer com que o Coritiba tenha vantagem para avançar para a próxima fase.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2016 - Primeira Fase
Guarany x Coritiba
Local: Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Junco), em Sobral (CE)
Data: 13/04/2016, quarta-feira
Horário: 19h30
Guarany:
André Zuba; Eduardo, Breno, Carlos Alberto e Anderson Sobral; China, Arthur, Vágner e Alan; Valtinho e Tininho (Bacharel).
Técnico: Júnior Cearense
Coritiba:
Elisson; Reginaldo, Rafael Marques, Nery Bareiro e César Benítez; Amaral, Ícaro e Thiago Lopes; Leandro, Jorge Ortega e Vinícius.
Técnico: Gilson Kleina
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior/RN
Assistente 1: Leandro Lincoln Santos Neves/RN
Assistente 2: Luis Carlos de França Costa/RN
4º Árbitro: Leo Simão Holanda/CE
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)