
PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira, 23, às 21h50, no Couto Pereira, pela partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil 2012. Depois de uma fraca estreia no Campeonato Brasileiro, quando perdeu para o Internacional por 2x0 sem esboçar muita reação, o Verdão volta as suas atenções para a segunda mais importante competição nacional e precisa vencer para não ficar pelo caminho. Pela frente, terá um Vitória de técnico novo (Paulo César Carpegiani) e que vem a Curitiba empolgado pelo triunfo na estreia da Série B. A seu favor, a oportunidade de jogar por qualquer empate com gols
Com a responsabilidade de vencer, Verdão espera se reencontrar com as redes e conseguir a classificação
No último final de semana, o Coritiba foi até Porto Alegre com a esperança de conseguir um bom resultado na estreia do Brasileiro e, de certa forma, acabou tomando um "choque de realidade" no Beira-Rio. A derrota por 2x0 para o Internacional que, no segundo tempo, claramente tirou o pé do acelerador, colocou uma pulga atrás da orelha em alguns torcedores Alviverdes. Ficou claro que, caso a equipe queira lutar por algo maior na competição, será preciso reforços de qualidade em alguns setores do campo, principalmente no ataque. Do contrário, corre-se o risco da torcida Coxa-Branca passar mais um ano tendo preocupações modestas. Ou seja, é preciso algo novo para sonhar.
Mas a hora agora é de desligar a chave do Brasileiro e concentrar-se exclusivamente na Copa do Brasil. Novamente o Coritiba tem uma grande chance de conquistar o título desta competição e está a apenas cinco jogos deste objetivo. Por conta disso, Marcelo Oliveira e seus comandados precisam estar inteiramente focados neste objetivo, pois um deslize pode ser fatal para as pretensões Alviverdes e frustrar a todos no clube que colocam esta competição como prioridade absoluta para este ano de 2012. Para ajudar neste objetivo, o que não irá faltar é apoio da torcida.
Em relação ao time, Marcelo Oliveira terá algumas voltas, outras dúvidas e permanece com alguns desfalques. O esperado retorno de Rafinha não irá acontecer. Embora em tratamento intensivo durante a semana, o meia não se recuperou das dores no tornozelo e está fora da partida. Com isso, Lincoln assume a condição de titular e forma o setor criativo com Éverton Ribeiro. Na lateral, Ayrton retorna na vaga do suspenso Gil enquanto que, no ataque, Roberto reaparece. Éverton Costa e Anderson Aquino disputam a condição de titular ao seu lado. A grande dúvida está no setor de contenção. Júnior Urso parece ser o único confirmado. Willian, Djair e Sérgio Manoel disputam a vaga ao seu lado. A definição deve ficar apenas para minutos antes da bola rolar.
Vitória tenta surpreender e aproveitar a sua condição de franco-atirador no Couto Pereira
Assim como o Coritiba, o Vitória fez a sua estreia no Campeonato Brasileiro neste final de semana. Entretanto, de maneira diferente do Alviverde, o rubro-negro baiano jogou a sua primeira partida na Série B, onde é apontado como um dos favoritos ao acesso. A vitória fora de casa diante do Grêmio Barueri marcou também a estreia do técnico Paulo César Carpegiani que, após uma conturbada negociação há alguns meses atrás, finalmente chegou a Salvador e acertou com o Leão. O treinador é a grande aposta da diretoria para o sonhado retorno à divisão principal do futebol brasileiro.
Sobre a equipe que pisará no gramado do Couto Pereira, as novidades ficam por conta das voltas do volante Uelliton e do meia Pedro Ken, formado no Coritiba. Além deles, outro que pode estar retornando à equipe principal após ficar cerca de 15 dias parado é o lateral-direito Léo. Com isso, Carpegiani ganha ainda mais opções para montar o seu time. Na frente, Marquinhos parece ter ganhado definitivamente a batalha com Dinei pelo posto de titular e novamente formará a dupla de ataque com Neto Baiano, artilheiro do Brasil, que já deixou a sua marca na Série B.
Panoramas da partida
Certamente, o clima de tensão e de decisão estará no Alto da Glória na noite desta quarta-feira. Os dois times, ao natural, terão certos cuidados defensivos, visto que um gol, para qualquer um dos lados, pode definir o confronto. Entretanto, embora tenha que lidar com esta situação, o Verdão tem o obrigação de se soltar mais para o jogo e atacar o Vitória dentro das quatro linhas. Só a vitória interessa e o Coritiba precisará demonstrar ofensividade para quebrar o jejum de três partidas sem gols e conseguir o seu objetivo de se classificar para a semifinais.
Ofensivamente, na ausência de Rafinha, que não conseguiu se recuperar a tempo de participar da partida, as esperanças do setor de criação recaem sobre Éverton Ribeiro e Lincoln, que precisam chamar a responsabilidade e fazer a diferença em favor do Coritiba. Além deles, Roberto e Éverton Costa (ou Anderson Aquino) serão importantes para, finalmente, colocar a bola para dentro e fazer os gols que o Verdão tanto precisa. O apoio de Ayrton, pela lateral-direita, também será importante, assim como o aproveitamento das jogadas de bola aérea.
Na parte defensiva, apesar de não estar em uma boa jornada em Salvador, Neto Baiano precisa ser vigiado de perto, pois carrega o título de "artilheiro do Brasil" até o momento. Tartá e Marquinhos, que se apresentam bastante na frente, também precisam ser bem marcados pela defensiva Coxa-Branca. São eles que conferem velocidade ao time baiano e devem puxar os contra-ataques do Vitória. Por fim, o Coritiba deve controlar as chegadas de Pedro Ken e a jogada aérea do zagueiro Rodrigo, que incomodou a zaga Alviverde em Salvador.
Apoio nas arquibancadas
Certamente, o Couto Pereira receberá um excelente público para empurrar o Coritiba para cima do Vitória, em busca da tão sonhada vaga para as semifinais da Copa do Brasil 2012. Sem dúvida alguma, a torcida Alviverde jogará junto com o time durante os 90 minutos e fará o que for preciso para que o time saia com a vaga do Couto Pereira. Torcedor Coxa-Branca, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória. O Coritiba precisa de sua energia.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Copa do Brasil 2012 - quartas-de-final - jogo de volta
Coritiba x Vitória/BA
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 23/05/2012, quarta-feira
Horário: 21h50
Coritiba:
Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Willian (Djair), Lincoln e Éverton Ribeiro; Roberto e Éverton Costa (Anderson Aquino).
Técnico: Marcelo Oliveira
Vitória:
Gustavo; Gabriel Paulista (Léo), Victor Ramos, Rodrigo e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Tartá; Marquinhos e Neto Baiano.
Técnico: Paulo César Carpegiani
Árbitro: Sandro Meira Ricci/DF (FIFA)
Assistente 1: Rodrigo Pereira Joia/RJ (FIFA)
Assistente 2: Fabio Pereira/TO (Asp.FIFA)
4º Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento/SC
5º Árbitro: José Carlos Dias Passos/PR
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)