
HOMENAGEM
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
O Coritiba Foot Ball Club perdeu nesta segunda-feira, 09, um de seus maiores ídolos. Aroldo Fedato, ex-zagueiro do Coxa na década de 40-50, faleceu aos 88 anos na manhã desta segunda-feira, vítima de uma forte pneumonia.
Fedato foi o jogador que por mais tempo vestiu a camisa do clube. Foram 13 anos de dedicação ao Cori, reconhecido por muitos como o maior zagueiro da historia do futebol paranaense.
Guilherme Straube, na foto com seu filho Bernardo e o ídolo Fedato, conta algumas passagens da brilhante história de Fedato, o melhor zagueiro que já vestiu a camisa do Alviverde do Alto da Glória:
"Aroldo Fedatto, que ingressou no juvenil do Coxa em 1939, estreou em 1943, substituindo Breyer, o famoso primeiro “Coxa-branca”, que os atleticanos conseguiram impedir de jogar por ser alemão, e se deram mal, pois Fedato entrou no lugar dele e foi sete vezes campeão paranaense (1946, 1947, 1951, 1952, 1954, 1956 e 1957).
Fedato me contou que em 1943 o Coritiba tinha o “Tiro de Guerra 321”, que era uma forma de serviço militar, estilo CPOR. Quando Fedato tinha 18 anos, fez o Tiro de Guerra, e tinha a vantagem de ser dispensado dos exercícios físicos para poder treinar e jogar.
Aliás, para participar do Tiro de Guerra a pessoa precisava ser sócia do Coritiba. Essa idéia do major Couto Pereira acabou alicerçando grandemente a torcida alviverde".
O corpo de Fedato será velado no Espaço Belfort Duarte, no Couto Pereira, a partir das 7h30 desta terça-feira, 10. O presidente do Coritiba, decretou luto oficial de três dias no clube em homenagem ao grande ex-atleta do Verdão.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)