
MATERIAL ESPORTIVO
Por Fabiano Utrabo Merli e Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
O Coritiba hoje está no G4 e passa por um excelente momento dentro de campo. Mas no que diz respeito ao relacionamento com a fornecedora de material esportivo, a situação fica cada dia mais complicada.
São problemas que vão desde o fornecimento de material de treino, que o departamento de futebol se obriga a improvisar cobrindo os patrocinadores antigos com serigrafia verde, até o fornecimento de material de inverno. Este problema, afeta tanto o clube como o torcedor, que também não vê opções de produtos para compra, novamente optando pelo mercado paralelo.
Segundo reportagem no Paraná Online, a cargo do jornalista Rafael Nascimento, a remessa de material de inverno, como jaquetas mais pesadas e agasalhos, ainda não chegou ao clube. Nesta quarta-feira, 24, os atletas tiveram que revezar uma só parca para dar entrevista após o treino, para suportar as baixas temperaturas no Centro de Treinamento da Graciosa. No início do ano, quando faziam a pré-temporada em Foz do Iguaçu, os atletas tiveram que improvisar cortando as mangas do material, transformando-o em regatas, a fim de suportarem o calor do verão no oeste do estado.
É de se esperar que a quantidade de problemas que têm surgido levem a um estremecimento da parceria, já que o Coritiba confiou na Nike/Netshoes. Mas o atraso nas entregas e, principalmente, a falta de variedade de produtos nas lojas, como a ausência de uma linha infantil ou infanto-juvenil, desiludiram o torcedor e aqueles que comandam o clube. Segundo relatos da imprensa paulista, o Santos Futebol Clube também enfrenta os mesmos problemas que o Coritiba com o mesmo fornecedor, porém já estuda possibilidade de romper o contrato e assinar com outra marca.
Segundo declaração de Mario Andrada, diretor de comunicação da Nike na América Latina, ao repórter, ao saber do revezamento de roupas na coletiva do clube, disse ser "um absurdo", e que o clube "não deveria ter esse problema de esconder os antigos patrocinadores". Já o responsável pelo marketing do clube, Paulo Verardi, declarou que "ter a empresa lider do segmento esportivo como fornecedora compensa qualquer dificuldade. A Nike agrega à nossa marca e essa questão faz parte de um processo de aprendizado".
Resta saber até quando o Coritiba Foot Ball Club será, de certa forma, humilhado por essa parceria que, apesar de representativa, está sendo danosa somente para um lado.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)