
ELEIÇÕES
Por Luiz Fernando B. Budant Jr - COXAnautas
As eleições no Coritiba continuam quentes. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Chapa Coritiba, nòs Construímos, na manhã desta segunda-feira, 24, o torcedor Gerson Gusso, protocolou na secretaria do clube , um pedido de impugnação da Chapa Coxa Maior, liderada por Rogério Portugal Bacellar, representando a oposição.
Confira na íntegra:
O associado Gerson Gusso protocolou na manhã de hoje (24) pedido de impugnação da chapa de oposição ao pleito de 13 de dezembro no Coritiba. O pedido tem como base vícios de origem na inscrição da chapa. Segundo o protocolo em poder do Conselho Deliberativo, a chapa de oposição inscreveu doze candidatos ao Conselho Administrativo do Clube quando poderia somente inscrever cinco.
Na divulgação da chapa de oposição os inscritos do G5 são Rogério Portugal Bacellar, André Luiz Macias, Gilberto Griebler, Ernesto Pedroso e Ricardo Guerra. Entretanto a oposição protocolou no dia 13 fichas com os nomes de André Macias, Bruno Massinham, Cristiano Nardi, Dimas de Melo, Eduardo Guerra, Eduardo Nascimento, Felipe Messali, Luiz Fernando Saldanha, Paulo Thomaz de Aquino, Pierre Boulos, Ricardo Gomyde, Ricardo de Aquino como candidatos ao G5 e oficialmente solicitou o registro de Macias, Rogério, Gilberto e Ernesto.
Assim, além do erroex utilizado nos momentos que antecederam à inscrição da chapa (foi riscado da lista o nome de Pierre Boulos para a inclusão de Ricardo Guerra na função de 4º vice-presidente) e a anotação à caneta de três nomes na lista, a chapa da oposição, por este erro de gestão, inscreveu apenas 149 candidatos ao Conselho Administrativo, não atingindo o número regimental de 160.
O pedido também aponta que dezoito candidatos da oposição ao Conselho Deliberativo foram protocolados sem o documento original obrigatório para a inscrição do candidato: a Autorização e Declaração de Fé Coritibana, o que inviabiliza a inscrição regular destes candidatos. Isto quer dizer que a chapa de oposição teria somente 131 candidatos aptos dos 160 necessários para disputar o Conselho Deliberativo do Coritiba.
Segundo o calendário eleitoral do clube, até o próximo dia 28 o Conselho Deliberativo deverá se manifestar sobre a deliberação dos pedidos de inscrição das chapas que disputam a eleição no Coritiba.
De acordo com o apurado pelo Portal COXAnautas, o Regulamento das Eleições confirma que o prazo final para registro de pedidos de impugnação, encerraram-se no dia 19, quinta-feira, conforme artigo 55 do Estatuto do Coritiba. Ainda assim, se aceito, o Coritiba deverá se pronunciar até o dia , 24 de novembro, data de encerramento do prazo para deliberação sobre as impugnações de acordo com o artigo. 56, § 1º do Estatuto.
O Estatuto ainda prevê em seu artigo 56, § 2º, que as chapas tem até o dia 27 de novembro para saneamento de irregularidades. No dia 08 de dezembro, o Coritiba deverá republicar a relação atualizada de associados aptos ao exercício do voto de acordo com o item 1.3 do Regulamento I.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)